Festival de Cannes

Desde o 12 desse mês está acontecendo o maior festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes. Durante esses 11 dias (vai até dia 23) estão sendo apresentados os concorrentes a Palma de Ouro (principal categoria) e muitos outros filmes são exibidos fora da competição.

Ano passado Inglorious Basterdsfoi apresentado no festival, praticamente todo o elenco do filme (incluindo Daniel Brühl, que não foi em quase nenhuma das premieres pelo mundo) esteve presente. Depois dêem uma olhadinha aqui, as fotos estão uma graça, pelo jeito eles se divertiram muito.
O longa foi bem recebido e concorreu a 2 prêmios, a Palma de Ouro que é a principal categoria, e Ator com Christoph Waltz, que sai vencedor #ThatsaBingo!
Meus bastardos no Festival de Cannes de 2009♥

Então como a viciada por cinema que sou, fui dar uma olhada no site e descobrir os filmes que estão sendo apresentados esse ano. Quem sabe ali no meio tem uma nova paixão minha pra esse ano hahaha. Entre a Seleção Oficial de 2010 (competindo por prêmios ou não) esses são os que mais me chamaram a atenção:

(As sinopses são do site oficial do festival, não reparem na escrita esquisita, é que é português de portugal. Meus comentários vem logo depois.)

LA PRINCESSE DE MONTPENSIER (THE PRINCESS OF MONTPENSIER)
Direção: Bertrand Tavernier
País: França, Alemanha
Ano:2010
"Ano de 1562, a França sob o reinado de Charles IX, enfrenta o furor das guerras religiosas...Marie de Mézières, uma das herdeiras mais ricas do reino, ama o jovem Duque de Guise, que a história denominará mais tarde "O Acutilado". Ela crê ser amada reciprocamente por ele. O seu pai, o Marquês de Mézières, preocupado em elevar a sua família, constrange-a a desposar o Príncipe de Montpensier que ela nunca viu. Este último é convocado por Charles IX a juntar-se aos príncipes na guerra contra os protestantes. "
Podem me xingar, mas o que eu mais gosto nesses filmes históricos (quando não é a própria história que me interessa) são as roupas lindas e a fotografia maravilhosa que eles costumam ter.

RIZHAO CHONGQING (CHONGQING BLUES)
Direção: Wang Xiaoshuai
País: China
Ano:2010
"Lin, capitão de um barco, volta a casa após 6 meses no mar e é informado da morte do filho de 25 anos, Lin Bo, morto pela polícia. Volta a Chongqing, cidade onde vivia antigamente, para descobrir o que se passou e apercebe-se de que quase não conhecia o filho. Compreende então a que ponto a sua ausência pesou na vida do filho."
Eu nunca vi um filme chinês, você já? Fiquei curiosa.

ESTAÇÃO (STATION)
Direção: Marcia Faria
País: Brasil
Ano:2010

BRASIL!!!!!

COUCOU-LES-NUAGES (Anywhere out of the world)
Direção: Vicent Cardona
País: França
Ano:2010
Frida está apaixonada por Hans mas Hans só tem um sonho: partir para o espaço...e talvez tenha encontrado o meio de o fazer.
Adoooro um filme de gente doida rs.

ABEL
Direção: Diego Luna
País: México, Estados Unidos
Ano:2009
Abel, um menino de 9 anos deixou de falar desde que o seu pai abandonou o lar. Um belo dia retoma a palavra e decide que é o chefe da família. Perante um tal milagre, ninguém protesta. Até ao dia em que um homem toca à porta - o seu pai.
Crianças decididas são uma graça, lembrei de "Sob a mesma Lua".

CHANTRAPAS
Direção: Otar Iosseliani
País: França, Geórgia
Ano:2010

Olha que coisa mais linda Hermione, Harry e Ron indo pra Hogwarts! hahahahahahaha (Não vou nem colocar a sinopse pra não tirar a atenção da imagem.)

TAMARA DREWE
Direção: Stephen Frears
País: Reuno Unido
Ano:2009
Com o seu novo nariz, as suas pernas intermináveis, o seu emprego na emprensa de gente famosa, as suas aspirações de vir a ser uma celebridade e a sua facilidade em quebrar corações, Tamara Drewe é a Amazona londrina do século 21. O seu regresso à cidade onde vivera a sua mãe é um choque para a pequena comunidade que aí prospera em paz. Homens e mulheres, bobos e rurais, autor de best-sellers, universitário frustrado, vedeta de rock ao refugo filho do país, ficam todos apanhadinhos pela beleza de Tamara cuja piromania e divagações amorosas despertam obscuras paixões e vão provocar um encadeamento de circunstâncias tão absurdas quão dolorosas
Tenho pelo menos 3 motivos pra querer ver esse filme, o elenco: tem a Lizzie de Lost in Austen e o moço bonito de A Duquesa, é britânico e é história parece legal.


CHATROOM
Direção: Hideo Nakata
País: Reino Unido
Ano:2009
William, 17 anos, solitário, passa o tempo na Internet e abre um fórum de discussão para os adolescentes da cidade. Juntam-se a ele Eva, Emily, Mo e Jim, e todos falam sobre os pais, os supostos amigos, o que os perturba, os traumas que têm. William, muito atento, aconselha-os e incita-os a libertarem-se dos seus problemas através da acção… Ninguém sabe que, na vida real, William é um adolescente perturbado e que está determinado a influenciar o grupo no seu Chatroom “para a vida – para a morte”…

Duas palavras: jovens britânicos!


SIMON WERNER A DISPARU... (LIGHTS OUT)
Direção: Fabrice Gobert
País: França
Ano:2010
Março de 1992, numa pequena cidade da Região Parisiense. Durante uma festa bem bebida, adolescentes descobrem na floresta um corpo aparentemente sem vida, escondido nas silvas. Quinze dias mais cedo. No liceu Léon Blum, um aluno do 12º ano, Simon Werner, não responde à chamada. Rastros de sangue são encontrados numa sala de classe. Fuga, rapto, suicídio, homicídio? Todas as hipóteses são encaradas pelos seus camaradas. Alguns dias mais tarde, uma aluna da mesma classe é dada por ausente sem que seus pais saibam onde se encontra. Uma rapariguinha aparentemente sem problemas nem relação directa com Simon. No dia a seguir, um terceiro aluno, sempre da mesma classe, desaparece...

Tenso. Pirralhos franceses + suspense é uma combinação diferente, gostei.




Legal. O problema vai ser quando vou poder assistir esses filmes, a maioria por não ter um público grande (ODEIO AVATAR %$E&%&@!!) nem chega perto de Brasília, os poucos que chegavam, passavam no Cine Academia, que pegou fogo dia 3 de Maio (deve ter sido a Shoshanna!) tcs tcs... Eu nunca fui lá, mas tinha esperanças de ir logo, porque agora sou gente grande e dirijo (mal, mas dirijo). Agora vou ter esperar...


x E você, quer assistir algum desses? Outro? Diz aí.
x Próximo post vou usar uma idéia que deram, não vou dizer o que é, mas é relacionado a séries. ;)

xoxo

Escrito por Fernanda Xavier

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

25 comments:

Fê Caetano. disse...

Adorei o post, mas você não disse que ia postar sobre The Lovely Bones? *_______*
Cara, quando eu vi a foto do Chantrapas, eu lembrei na hora de Harry Potter, e aí você escreveu! haha
Fiquei curiosa para saber a história dele e do brasileiro!
E vou querer assistir La Princesse De Montpensier! =)
Estou louca para saber o que será o próximo post!
Ahh, Nanda, você já mandou o marcador de páginas?
Beiiiijos.

Fernanda Xavier disse...

Vou tentar ler o roteiro de An Education e o livro The lovely Bones primeiro, e o festival de Cannes acaba dia 23! Eu tinha que falar :P

Valéria A. disse...

Esse "Le Princesse de Montpensier" foi muito ruim... ou pelo menos foi o que disseram os críticos que afirmaram dormir depois que alguém mata uma grávida ou qualquer coisa assim. =O

Olha, esses filmes britânicos não me chamaram muito a atenção. E olha que esse são os terceiros que procuro (depois dos brasileiros e dos franceses). =/

Tem um que você não citou, mas que parece ser muito bom e está sendo o mais badalado de todos: "Des Hommes et des Dieux" (Dos homens e deuses). E outro também que estou namorando desde que anunciaram por conta do Javier Barden é o "Biutiful". :)

Beijão =*

Fernanda Xavier disse...

btw, Amy. Já mandei todos os marcadores ontem ;) quando chegar me avisa

Fernanda Xavier disse...

Valério, as vezes a grávida era vilã :P Imagina a Belatrix grávida... ela merecia morrer de qualquer jeito kkkk *boei*
Eu li sobre esses dois, mas sei lá, não me empolgou rs aí não coloquei na listinha do "quero ver"

:*

Valéria A. disse...

Eu não sei quem é a pessoa grávida que morre, mas sei que quem mata é um dos amados dele. XDDD

E a Belatrix grávida não merece morrer. =O Ela é uma das melhores personagens de HP.

:*

Liv disse...

É, essas sinopses estão interessantes. Vou anotar pra ALGUM dia assistir aos filmes. :)

:*

Karlinha disse...

Nanda Já disse que você arrebenta nos post né?
Mas é verdade mesmo, sue blog é lindo.
Você escreve bem! amei você ter falado sobre cannes ( adoro).
Ai todos os filmes que você citou me chamou atenção . mega perfeito!

Cibele disse...

Nossa eu adorei o post. Maravilhoso e super explicativo. E como vc disse é uma pena que esses filmes demorem a chegar no Brasil (valeu Avatar).

Beijos ;*

Carol disse...

Sou péssima com filme cult/estrangeiro ... é tão dificil eu me interessar por algum.

Julianna Steffens disse...

TAMARA DREWE já estava na minha lista de quero ver, agora vou ficar de olho nos outros. Post perfeito Nanda =o*

Luciana B. Santos disse...

fico feliz que tenha gostado do meu post sobre o skoob, nanda! :D
beeijo!

Julia Barreto disse...

AHHH gostei muito muito muito da sinopse de Simon Werner Disparu... *suspense freak*
E adorei Chanpatras, parece muito o Harry, Ron e Hermione *-*

Adorei o post!
xoxo

Fernanda Xavier disse...

Cibele, eu ODEIO tanto avatar! tem tantos motivos, que eu não sei nem o principal,
1- é o blockbuster mais inútil já lançado
2- desperdício de milhões de dólares :O (Não importa se recuperou nas bilheterias)
3- imitação de pocahontas
4- concorreu a mais oscars do que bastardos
5- idiota


:)

Fernanda Xavier disse...

Julia, além disso imagina, um filme de suspense com pirralhos franceses hahaha eu nunca vi um do tipo ;)

d disse...

1º, adorei as fotos dos bastardos no festival de Cannes, super descontraidos, demais!

2º, uma lista interessante, fiquei com vontade de assistir todos, e esses três amigos ali, são idênticos mesmo ao nosso trio preferido (não tinha lido sua legenda).

3º Suas listas são ótimas e esse TAMARA DREWE ficou no topo dessa lista pra eu assistir.

Bjss :*

Tatiana Leite disse...

Fiquei morrendo de vontade de assistir Tamara Drewe! E essa imagem de Chantrapas é REALMENTE idêntica a Harry Potter e a Pedra Filosofal! E confesso que fiquei com vontade de assistir ao filme chinês, já que nunca vi algum... ^^ Beeijo! ;3

Olive disse...

NOSSA! aqui em Recife é a mesma coisa,os cinemas raramente colocam filmes que não sejam de grandes bilheterias =z o que é uma pena
porque alguns filmes dessa lista eu me interessei pra ver ;D

Bárbara Kruczyński disse...

Filmes!

Festivais!

Festival de Cannes = O MELHOR!

Adoro o SUNDANCE tbém!
Mas o Cannes tem mais valor e dá aquele empurrãozinho básico nos filmes que merecem MESMO ser visto.

Me interrei por vários que vi lá na lista de exibição, mas um que eu realmente quero ver é ABEL. Pq o DIEGO LUNA tá dirigindo. PRECISO ver! Tem um filme tbém que o GAEL tá dirigindo, mas num sei se foi pra lá.

As fotos dos bastardos só não estão melhor pq só pegam o os principais, neh? rs #HOYT ahahha
e cadê o HUGO STIGLITZ não o vi. URSO JUDEU sou sua fã.

Os vestidos das peruas que vão lá só mostrar a cara e o corpo tbém são legais. Teve uma atriz esse ano que arrebentou com um pretinho lindo... num lembro o nome.

O ano passado ou o ano retrasado o filme do Walter Salles ( ou waltinho para os íntimos) ganhou a palma de ouro merecidamente tem té aquele menino do primeiro filme dele que teve destaque internacioal '' Central do Brasil''.

Um dia nós estaremos em todos os festivais, Nanda! #SONHOPOSSÍVEL!

Au Revouir Shoshanna

Fernanda Xavier disse...

Claro que vamos!! Esse ano já estaremos no de Londres!
Então Cannes está quase lá :D

AnaPaula disse...

Bom, para encabulação da autora, tenho que agradecer esses posts maravilhosos de filmes, que possivelmente, eu não teria ouvido falar em outro lugar!
Lindos, Lindos! Chantrapas, qndo eu olhei a foto soltei "Harry Potter!" kkkkkkkk, aí eu vi o q vc tinha escrito!
Eu consegui me interssar por todos! O Tamara Drew (é isso?), os filmes franceses (lógico) e o filme chinês! Eu tenho q me aprimorar na arte de distinguir os diferentes orientais, coreanos, japoneses e etc, pq eu achei os chineses bonitos dessa foto (e normalmente eles não são!) XD
Tem razão Nanda, "jovens britânicos", quer motivo maior pra assistir um filme??
\o/
Sem comentários para a foto dos Bastardos OMG! *-*

Fernanda Xavier disse...

Ana, certeza que todo mundo que viu essa foto lembrou de harry potter auhsuahs tá MUITO igual :D
eu tb não sei diferenciar os orientais (my bad!) só sei que esse filme é chinês pq estava escrito rs
:*

Polie disse...

Aaah eu to afim de ver esses filmes! *-* Mais o do Reino Unido.. UHSAUUHASU E o francês também parece ser legal! *-* Atoron filmes de época. =D
Sempre quis ir no Festival de Cannes! Deve ser mágico! *-*
Amei o post. =D

:*

ps: esse Português de Portugal UHUSAHUH raparigaa -q

Fernanda Xavier disse...

Polie, uahushaushau eu até poderia passar pro nosos português, mas como é a sinopse deles mesmo fiquei com medo de mudar mais que deveria :P Quando eu puder assistir os filmes faço meus comentários aí dá pra entender direito kkkk

:*

Anônimo disse...

Sou muito desligada de cinema, por causa disso paguei um mico na aula lá da facul. A professora levou a gente pro estúdio de TV e me mandou entrevistar o cara lá sobre o festival de cannes. Não sabia NADA! Sou muito FAIL. Agora vou anotar os filmes que vc falou, pesquisar mais coisas sobre cinema, pq é a única coisa que eu fico boiando. Não quero pagar mico de novo UHAHUHUA

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)