Filmes: Segunda Guerra Mundial

Mais uma lista (novidade!), dessa vez sobre um dos meus gêneros favoritos do cinema, filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.
Não reclame se um dia seu professor de História (ou até mesmo de Sociologia) te passar um desses. Eu ficava extremamente satisfeita quando isso acontecia na minha época de escola. Gente, é uma aventura/lição de vida com muita música boa e figurino retrô (que eu amo!).
E esses são os melhores (na minha humilde opinião):

The Pianist
Sinopse:
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas.


Foi um dos primeiros sobre o assunto que eu assisti, e tenho admitir que achei bem pesado. Na época, já tinha assistido a Lista, e a diferença que me fez achar O Pianista mais triste, foi o fato de na Lista, que tem muitos personagens importantes que sobrevivem. Já no Pianista não é bem assim... :(
E o Szpilman passa por poucas e boas viu, fica parecendo que nunca vai ter fim! Coitado.
Venceu o Oscar de melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.

Schindler's List
Sinopse: História real e emocionante do empresário alemão Oskar Shindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto.

Meu preferido por muitos anos. Já vi tantas vezes que os 2 dvds aparentam ter pra mim o mesmo tamanho de uma série de 20 minutos, passa super rápido. Um filme americano que não é feito para aclamar os americanos (o diretor até pensou em filmar em polonês, mas acabou não dando certo).
O filme não é tão antigo, mas é todo em preto e branco, nunca entendi direito porque fizeram isso. A unica parte colorida é a red coat girl. Se alguém um dia ler o livro, vai poder saber da história dela.
No elenco tem o Ralph Fiennes meu amor♥, mas o personagem dele é tão terrível que faz o Voldemort parecer só um rebelde.
E alguém entende agora de onde veio minha idéia maluca de estudar polonês??

Zwartboek
Sinopse: Quando o esconderijo da bela cantora judia Rachel Steinn é destruído por um bombardeio, ela decide se juntar a um grupo de outros judeus e se arriscar numa viagem até o sul da Holanda, onde os nazistas ainda não dominaram. Mas no caminho eles são surpreendidos por um batalhão de alemães. Todos são mortos, mas Rachel sobrevive. Ela passa a usar o nome de Ellis de Vries e se aproxima do oficial da SS Müntze. O plano da jovem é liderar um grupo de resistência para libertar refugiados.

Esse não é muito conhecido mas é um dos que eu mais gosto. Tem a resistência holandesa envolvida, não teve como não pensar na minha amiga Anne e na Miep (que tanto ajudou eles) enquanto eu assistia... Adoro os holandeses, e se você quiser ver algum filme decente e que não tome partido por nenhum país em específico, essa é a chance.


Der Untergang
Sinopse:Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

Eu não indico esso pra alguém de marte pessoas que não conhecem nada sobre guerra, mas eu falo NADA mesmo. Porque pra quem vê aquele velho coitado, trancado e esperando o fim de seus dias nem consegue imaginar o que ele fez com tanta gente.
Apesar de criticado por alguns por humanizar Hitler, A Queda é um dos melhores filmes sobre o assunto que conheço. Ele mostra os bastidores daquela guerra que nós vemos em todos os outros filmes.
Mostra a Eva Braun, que é ignorada pela maioria das pessoas (ela se casou com o Hitler dias antes dos dois se matarem). Tenho tanta pena da coitada, ela foi a maior deslumbrada e sem noção que eu já ouvi falar.

Defiance
Sinopse:Três irmãos judeus fogem da Polônia ocupada por nazistas e se escondem numa floresta na Bielorrússia. Ali juntam-se a combatentes da resistência russa e planejam a construção de um vilarejo secreto com o obejtivo de proteger a todos.

Fiquei tão ansiosa esperando por esse que quando saiu fui correndo pro cinema. Ele sai um pouco do usual: campos de concentração ou campo de batalha. Já ganha pontos pelo diferencial.

Europa Europa
Sinopse:Na Alemanha da Segunda Guerra, garoto judeu vê sua família sendo levada para os campos de concentração. Para escapar da morte, se faz passar por ariano, entra para a escola de Hitler e ironicamente é visto como exemplo da raça superior.

Apesar de amar a Lista de Schindler, pra mim esse é o melhor filme sobre a segunda guerra que já vi. Por ser alemão, ele não tenta colocar nenhum país como "herói" ou "coitado". E mostra um pouquinho do que está acontecendo em vários países durante o conflito, o protagonista sai da Polônia, passa pela Rússia e depois vai parar na Alemanha.
As imagens são meio toscas, porque obviamente o filme não é lá uma grande produção que teve um orçamento milionário. Mas isso não tira nem um pouquinho o mérito dele, sério.


Tem muitos outros ótimos, mas se eu fosse falar de tudo o post ia ficar maior que já está. Mas se a resposta for boa, eu faço uma segunda parte :)

Não gosto, e não recomendo:
Valkyrie: Me fez dormir no cinema, daqueles sonos de roncar rs Hitler falando inglês não dá pra aguenta.

La Vita è Bella: Muita gente gosta, mas eu acho terrível. A vida naquela época, obviamente não era nem um pouco bela, então por mais que o Guido tentasse deixar seu filho feliz, não tinha jeito. A morte do final (ops, spoiler!) é tão idiota que não dá nem pra acreditar. A criatura fica viva até os 45 do segundo tempo pra sucumbir nos acréssimos, deprimente. (Relevem as comparaçãoes de futebol, rs). E sem falar que italiano é muito feio e dói meus ouvidos.

Saving Private Ryan: Como eu já comentei, os filmes "os americanos salvaram o mundo mais um vez" não são dos meu favoritos. Esse filme, junto com Pearl Harbor (que eu já amei), são exemplos clássicos disso. Eles (os americanos) tentam se mostrar como os bonzinhos (ok, se a gente olhar eles eram dos Aliados, mas não é esse o ponto) e os heróis que chegaram e morreram pelo bem do universo... oh! Paz mundial, coroa de miss. affe
Comentário de moça boba: (Vale só pra ver muito moços bonitos de uniforme).


x Bônus: Bastardos Inglórios, a história não é real (MAS BEM QUE PODERIA), mas vale porque é um filme genial, engraçado e emocionante.

xoxo

Ps. Não sei se alguém reparou, mas eu postei bem menos esses dias. Nada demais, só preguiça mesmo :P

Escrito por Fernanda Xavier

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

26 comments:

Liv disse...

Ok, eu já vi alguns filmes que tratavam da 2ª Guerra, mas não exatamente como sendo o tema principal. Assistir esse tipo de filme me dá uma sensação ruim, não sei explicar.
Prefiro ler livros sobre a Guerra. Inclusive tô lendo o da sua amiga Anne. :P

:*

Lilly disse...

Oooh, não é meu estilo favorito, mas não é chato! Eu gosto, gostaria de assistir mais.
VOLTA À POSTAR! sdaiuhdi' beeijos

AnaPaula disse...

*grito mudo
taí um assunto q nos fez ficar amigaas láááá na época do cursinho; até hj eu (e vc tmbm, claro) sou a única pessoa tão aficionada por filmes da Segunda Guerra, q eu conheço... meus amigos meninos gostam, mas é aquela coisa, só se importam com as cenas de batalha e tal.
Eu choro toda vez q vejo O Pianista; toda vez, e na mesma cena (quando o Spilzman é encontrado pelo oficial nazista).
Schindler's List ainda, para mim, é o melhor (até pq eu ñ vi Europa Europa), e repito:

"No elenco tem o Ralph Fiennes meu amor♥, mas o personagem dele é tão terrível que faz o Voldemort parecer só um nervosinho." [X2]

concordo plenamente!
A Queda me deixa tensa, e eu também gostei muito de Defiance (assisti 3X, todas no telecine ^-^).
Eu tmbm gosto das minisséries, o filme do Schindler foi dirigido por Spielberg (=O) e foi ele quem produziu Band Of Brothers e The Pacific; as duas minisséries não pintam exatamente os americanos como heróis, mas como vc não gosta de Private Ryan (q eu adoro tmbm), eu recomendo só o The Pacific - pq é um tema diferente, a Segunda Guerra longe da Europa, e pq, DEFINITIVAMENTE, os americanos não são pintados como heróis (tem uma ou outra cena q dà nojo deles). Sobre o mesmo tema, eu gosto tmbm do filme Letters of Iwo Jima, o filme é todo em japones, apesar d feito e produzido pelos EUA \o/;

mas mesmo assim, eu prefiro o cenário europeu, esse cenário do Pacifico é tão horroroso...
Anyway, Baterds RULEESS!
E para mim um filme de guerra já ganha pontos qndo faz questão d manter a lingua original do personagem.
Tem um filme tmbm... q é sobre campo d concentração, mas do ponto d vista dos judeus... esuqeci o nome, q o protagonista começa a trabalhar, no campo, para os nazistas... eu gostei tmbm.
aaaaaa A Vida É Bela é bom! Do jeito dele, mas é bom (tá, a morte foi... ridicula).

Credo, comentário gigante, mas eu realmente me empolgo qndo o assunto é Second World War!!!
Acho q não vou m cansar disso nunca!

Mônica Bento disse...

Fui lendo e pensando "Será q ela vai falar de Europa Europa?" Também acho um dos melhores filmes sobre o assunto (mas eu ñ sou entendedora como vc rsrs), é criativo, diferente da maioria, dá pra chorar E rir sem ser bobo. Gosto muito muito (e anos depois descobri q a menina-q-me-deu-raiva era a Julie Delpy novinha hehe Amo o imdb hehehe)

Um dos piores q já vi é "A Nação do Medo", vc já viu?. Não fala exatamente da 2ª guerra, fala de 'depois', como se a Alemanha tivesse vencido. A idéia é ótima, mas o desenvolvimento eu achei horrível. Vi numa mostra sobre 2ª guerra e foi o mais fraco.

d disse...

Ótima lista, e vou seguir sua recomendação. Preciso assistir mais filmes sobre a 2ª Guerra. Já vi alguns, mas não taantos como vc.

No colégio sempre gostava quando passavam documentários, etc...

Hey, sei que tô sendo um tanto cara de pau, mas sabe aquele livro que vc falou q ia me dar? Então, tô esperando ^^

Eu consegui comprar O menino que amava Anne Frank, estou louca pra ler!

Bjs

P.S.: Preguiça de postar no blog? Essa nunca sai de mim.

Unknown disse...

Dessa lista eu só assisti :Schindler's List e Zwartboek! Ah e La Vita è Bella[mas eu era muito nova na época, não conta, rs!]. E eu gostei muito dos que eu assisti, e realmente a primeira vez que eu assisti Schindler's List foi na escola mesmo, com meu prof. de história *.*
Ah tenho que falar que adoro teu blog, acho que é a primeira vez que comento [eu sei eu sou do mato] ou na verdade acho que eu comentei antes só que não deu certo...enfim!O que eu quero dizer é que eu sempre dou uma passadinha aqui e amo as dicas que tu dá!
xero!

Karlinha disse...

Nanda, amiga você pode ter ficado com preguiça mais voltou com tudo. Eu mega amei o post. Amiga, tú já viu a série de Anne Frank? Eu gravei para ti?
vc tem que ver é perfeitaaaaaaaaaa.
amei o post
até sábado.

vitor souza disse...

Muito, muito bom o post!! Tenho que correr p ver!

N sei se vc ja viu, mas tem um q eu nao lembro o nome que é a historia real de um garoto judeu q é separado da familia e para n ser enviado p um campo de concentraçao finge ser alemao e ate é enviado p uma escola nazista. mto bom!

Marcello Lopes disse...

Olá.

Assisti todos os filmes de sua lista, inclusive os que você não recomenda.

Não concordo com sua opinião(espero que não se ofenda com isso),sou neto de italiano,acho que a língua ao lado do francês uma das mais bonitas do mundo.

O filme A Vida é Bela tem uma visão diferente da guerra que faz com que o pai se esforce ao máximo para mostrar ao filho que aquilo não era real,concordo que o modo como ele morreu foi bobo, mas o sacrifício dele salvou a sanidade do filho.

Schindler's List é sensacional, trilha de John Williams, fotografia (a menina colorida correndo), atores e O diretor.

O filme Zwartboek saiu aqui no Brasil como A espiã e além de contar um pouco sobre a resistência holandesa, foi o filme que salvou a carreira do diretor Paul Verhoeven, depois do Show Girls...

Aconselho você assistir :

- Miracle at St. Anna do diretor Spike Lee sobre um batalhão de soldados negros lutando na...Itália

- O documentário Senta a Puá sobre os nossos aviadores detonando os aviões alemães e italianos.

- The One That Got Away Baseado em fatos reais, um grande piloto alemão que foi feito prisioneiro dos ingleses tenta a todo custo fugir e retornar à frente de batalha.

- Um Brasileiro no Dia D pequeno documentário sobre um franco-brasileiro, considerado um ás da aviação francesa na 2° Guerra Mundial.

E claro o menino do pijama listrado, que nos mostra através do garoto como parte da população alemã não sabia (durante a guerra) dos campos de extermínio.

Grande beijo e ótima semana.

Fernanda Xavier disse...

Marcelo, claro que não me ofendo, cada um tem sua opinião não é verdade?
Como sempre as traduções uma maravilha, quando eu vi o nome de colocaram, fiquei assustada (como sempre).
E foi falha minha não colocar O Menino do Pijama Listrado, esqueci COMPLETAMENTE. É ótimo!

Fernanda Xavier disse...

Vitor, não sei se é o mesmo. Mas essa descrição aí que vc fez é basicamente a mesma coisa de "Europa Europa" ;)

Fernanda Xavier disse...

Ana, não me culpe por não gostar de O Resgate, mas é tão forçada aquela coisa de "americanos salvadores da pátria" que me deixa até nervosa rs

Fernanda Xavier disse...

Karlinha, já vi sim! E gostei, mas com certeza não é a melhor versão. Pra mim, a melhor é o filme de 2001, incrível.

Danny disse...

um dos melhores posts até agora! bem escrito, bem explicadinho, com comentários engraçados, ameeei! de verdade! não vi todos os filmes que você disse, mas quero ver!
deu vontade de reler anne frank agora!

O pianista é o filme mais triste que eu já vi... o filme até me deixou deprimida depois que eu assisti.

lembrei da lu voltando com o copo de refrigerante e o filme acabando quando a gente foi ver - um bom homem, era esse o nome do filme, né?

Carol disse...

Adoro filmes de Segunda Guerra, mas todos mesmo, os americanos também :D

Bárbara Kruczyński disse...

Nanda,


Nunca vi muito os filmes da segunda guerra... tinha pavor. Parei com isso depois de ver "A Vida é bela" que vc disse que não gostou. Eu não amo, mas também não disgosto. Todo mundo no Brasil tem uma rixa com ele porque perdemos o OSCAR pra ele. kkkkkk

Fiz a lista e verei todos assim que possível...rs

Mas sem sombra de dúvidas, Quentin Tarantino reinventou a história e Bastardos Inglórios é o meu filme predileto de guerra.

Os filmes americanos, como vc mesma disse, só querem dar uma de bozinhos e não contam a história como realmente deveriam... então só servem pra gente ver os moços bonitos.

Inté!
=)

Fernanda Xavier disse...

"só querem dar uma de bozinhos e não contam a história como realmente deveriam... então só servem pra gente ver os moços bonitos."

é tipo isso hahahaha

Natália Puga disse...

POST DO ANO!!!!
amoooo a maioria desses filmes, A queda tá no topo. Não vi esse da cantora judia, mas vou procurar pra ver!
Ah, esses dias eu assisti LOL seguindo sua recomendação e amei :D

Maria Bárbara disse...

Oi amiga Fernanda!!!
Muuuito bom o post!
Sabe aquelas coisas que vc adoora, mas não sabe nada sobre?Segunda Guerra é uma delas!Mas um dia eu ainda estudo sobre...

O pianista eu acho que já ví vários pedaços mas nunca inteiro.A Queda e A lista de Shindler eu só ví uma vez e há muito tempo não me lembro direito, mas lembro que gostei.
O menino do pijama listrado eu ainda não ví o filme mas o livro é muito bom. Podiam fazer tbm um filme dA menina que roubava livros (muuuuuito bom)!!

Eu tenho um filme que se chama Os Anjos da Guerra, não é beeem da guerra mas se passa nela, eh bem legal. Adoro o Tolo, o ator que faz é aquele prostituto de beijo(há) de Gatos, Fios dentais e amassos sabe?só que pirralho, ele é ótimo!!

=***

P.S.: Tem um cara na minha sala que é looouco por Segunda Guerra, vc ia adorar ele!!!

Nath disse...

dessa lista já vi 'O pianista', 'A queda', 'O resgate do soldado Ryan', 'A vida é bela' e 'Operação valkíria'.

pra não dizer que não gostei de nenhum, o que eu mais me simpatizei foi com 'A queda'.

mas nenhum desses, envolvendo tantos campos de concentração quanto fosse necessário conseguiu me emocionar como em 'O Menino do Pijama Listrado' (sim, do livro)

se você ainda não viu (mesmo que já tenha lido), recomendo!!!

Fernanda disse...

Eu ainda não estudei Segunda Guerra (estou me formando na escola em dezembro e ainda não vi nem a Primeira Guerra! Vai sair um bando de alienados daquela turma se nem a escola contar a história do mundo), mas acho que todo mundo conhece um pouco, né?
A Lista de Schindler é um que eu quero muito ver, mas não vi ainda. Operação Valquíria comecei e não terminei :S Mas amo A Vida é Bela (tudo bem que a vida não era mesmo bela, mas o filme é). Ah, Nanda, italiano não é feio :( Eu adoro! Sou louca por aprender.
Bastardos meus pais me disseram para assistir que era bom, mas daí passaram as 24 horas que o filme estava disponível e eu não vi :B Sei que você ama o filme.
Ah, sim. Americanos sempre gostam de ser os grandes heróis, eles adoram se exaltar em suas produções cinematográficas. Isso é que é patriotismo! hahaha

Fernanda Xavier disse...

Gente claro que já vi O Menino do Pijama Listrado e mts outros filmes sobre.
Mas eu esqueci msm de colocar o filme na lista. Desculpa aí

Jana disse...

com certeza não é meu gênero favorito. eu quase morro assistindo o pianista e foi pra nunca mais! mas não nego que tem bastante história e que sem dúvida, todo mundo precisa ver nem que seja uma vez.

BigBangCinema disse...

Pianista é muito bom, obra prima, tem um ótimo filme chamado Come and See(Venha e veja) que é russo, muito bom mostra a segunda guerra da visão do russos.

KD EU disse...

Oi, descobri o seu blog hoje.
Faço tecnologo em teatro e vou montar esse semestre "O Diário de Anne Frank".
Estou fazendo uma pesquisa de filmes para assistir.
Já assisti:
O Diario de Anne Frank (o mais antigo)
O Pianista
O menino do pijama listrado
A Lista de Schindler's

Vou assitir os que você recomendou pois parecem ser ótimos.
Bom na verdade estou escrevendo pois tenho uma dúvida.
Fora o filme em preto e branco e a série tem algum outro filme sobre Anne Frank.
O seu blog é muito lega.
Grata
Thalyta

Anônimo disse...

CARAMBOLA! cade "O Barco - Inferno no Mar" nao existe filme mais tenso....
Henrique

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)