American Idol x The Voice x The Xfactor

Reality Shows musicais estão em alta. São vários formatos brigando por audiência e tentando descobrir o melhor artista. Eu acho isto ótimo porque além de gostar desse tipo de programa ainda loto meu ipod de música boa! Mas... Tem como inovar no formato? Quais as diferenças entre eles? Que artista famoso veio de um reality musical? Qual é o melhor? Bem, foi pra tentar responder a essas perguntas que eu tive a ideia de fazer esse post.

Vou mostrar como é o formato de cada um, quem são os jurados, artistas que vieram desses programas e dizer a minha opinião sobre eles (e eleger o meu preferido!). So... Vamos lá!

Obs: vou focar nas versões para os Estados Unidos, pois é onde há maior competição entre os três formatos.

American Idol

Pouca gente sabe, mas a franquia Idol foi inicada no Reino Unido com o “Pop Idol”. Criado por Simon Fuller, o programa não obteve muito sucesso em seu país de origem, durando apenas duas temporadas. Em 2002 Simon levou o formato para a TV norte-americana, surgindo então o American Idol. O programa foi um sucesso absoluto, batendo recordes de audiência e espalhando o formato pelo mundo (inclusive no Brasil. “Ídolos” começou sendo exibido no SBT,mas migrou para a Record). 

Formato: O Idol busca um novo talento da música em audições pelo país. Nesta fase, o candidato canta apenas para os jurados. Se aprovado, vai para a “Hollywood Week”, onde passa por 3 etapas: cantando sozinho a cappella, com instrumentos e depois em grupos. Na 10º temporada foi adicionado o “Las Vegas Round”, onde os candidatos restantes se apresentam em grupos baseados em um tema pré-definido.



 Os 24 candidatos aprovados vão para a semifinal, se apresentando ao vivo. O público então, escolhe os 12 finalistas que cantam toda semana até restar um, que é coroado o novo ídolo da “América”.

Temporadas: A 12º temporada começará em janeiro de 2013.

Apresentador: Ryan Seacrest

Jurados: Simon Cowell (1-9), Paula Abdul (1-8), Randy Jackson (1-), Steven Tyler (10-11), Jennifer Lopez (10-11), Kara DioGuardi (8-9),Ellen Degeneres (9) e Mariah Carey (12-), Nicki Minaj (12-) e Keith Urban (12-).

Já passaram por ele: Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Daughtry, David Cook,Kellie Picker,Jennifer Hudson,  Adam Lambert, Jordin Sparks (fotos destes abaixo), Katherine McPhee, Clay Aiken, David Archuletta, Scotty McCreery, Lauren Alaina, Phillip Phillips e etc.

Minha opinião: O formato do idol foi revolucionário na época em que foi lançado, mas já se tornou cansativo, além de ser claramente limitado em comparação com os outros dois. Mesmo assim, tem aquele “jeitinho idol de ser” que ainda agrada muita gente (inclusive eu).

Vídeo com 10 apresentações de finalistas



The Voice

O “The Voice” foi criado na Holanda em 2010, mas ficou famoso mesmo em 2011 ao ser adaptado para a televisão norte-americana. O formato do programa já foi vendido para vários países, inclusive para o Brasil. Na versão brasileira, que começa em setembro pela Globo, os mentores serão Claudia Leite, Daniel, Lulu Santos e Carlinhos Brown. No Reino Unido os mentores são Will.I.Am, Jessie J, Tom Jones e Danny O'Donoghue (da banda The Script).



Formato: A primeira etapa são as “Blind Auditions”. Os candidatos pré-selecionados pela produção se apresentam para os “coaches” que ficam virados de costas para eles. A idéia é que o candidato seja julgado apenas por sua voz. São formados quatro times, um para cada treinador. Na segunda etapa, o “Battle Round”, dois candidatos de um mesmo time competem por uma vaga nos “Lives Shows”. Assim, o público elimina um candidato de cada time por semana e na final escolhe o vencedor.

Temporadas: A 3ª temporada começará em setembro de 2012.

Apresentador: Carson Daly

Treinadores (coaches): Christina Aguilera, Adam Levine (do Marron 5), Cee Lo Green e Blake Shelton

Já passaram por ele: Os finalistas da primeira temporada foram: Javier Colon, Dia Frampton, Beverly McClellan e Vicci Martinez. Da segunda: Jermaine Paul, Juliet Simms,Tony Lucca e Chris Mann.

Minha opinião: A idéia de ter o candidato julgado apenas por sua voz é muito interessante. O fato de terem treinadores e não jurados é outro ponto positivo. Além disso, o programa tem uma interatividade com a internet bacana, principalmente com o twitter e itunes. Porém, sinto falta dos candidatos ruins, que garante boas risadas nas fases das audições dos outros dois.  Também não gosto do fato de toda semana serem eliminados de cara 4 candidatos e...algo me incomoda no "The Voice" que não sei dizer exatamente o que é!

Veja como funciona as "Blind Auditions"



The X Factor

O X factor foi criado no Reino Unido em 2004 por Simon Cowell e foi logo acusado de ser cópia do Idol (o engraçado é que Cowell acusou o The Voice da mesma coisa ano passado). Mesmo assim, acabou obtendo muito sucesso e se tornou o programa número 1 em audiência. Há versões dele em todo o globo.

Obs: Falarei da versão UK também  porque gosto mais que o da terra do tio Sam.

Formato: As audições são feitas em estádios e há acompanhamento musical. A segunda etapa é o "bootcamp", onde são escolhidos alguns candidatos para a próxima fase: a “judge’s house”. Nesta fase, os candidatos são divididos em quatro categorias (girls, boys, over 25 e groups). Cada mentor fica responsável por uma categoria e leva seus pupilos para algum lugar do mundo, onde escolherá seus finalistas.



Temporadas: US: a segunda temporada começa em setembro de 2012.
                        Uk: a nona temporada começou em agosto de 2012

Apresentador: US: Steve Jones apresentou a primeira temporada, mas ele não voltará na 2ª. Os apresentadores da segunda temporada serão Mario Lopez e Khloe Kardashian.
                          UK: Dermot O'Leary e Kate Thornton (1-4)

Mentores: US: Simon Cowel (1-2), L. A. Reid (1-2), Paula Abdul (1), Nicole Scherzinger (1), Demi Lovato (2-) e Britney Spears (2-)
                   UK: Simon Cowel (1-7), Louis Walsh (1-9), Sharon Osbourne (1-4), Danii Minogue (4-7), Cheryl Cole (5-7), Gary Barlow (8-9), Tulissa Contostvalos (8-9), Kelly Rowland (8) e Nicole Scherzinger (9)

Já passaram por ele: US: A ganhadora da primeira temporada foi Melanie Amaro, o segundo lugar ficou com Josh Krajcik e o terceiro com Chris Rene. Outra candidata que chamou bastante atenção foi Rachel Crow, de apenas 13 anos.
                                    UK: Leona Lewis, One Direction, Cher Lloyd, Rebecca Ferguson e etc

Minha opinião: O X-factor é meu formato preferido, justamente porque o acho ideal. As apresentações ao vivo são mais bem elaboradas e com mais recursos (com direito até a cenários e dançarinos), é permitido grupos, as audições são feitas na frente de uma platéia e não tem limite de idade. Além disso, não é o público que escolhe quem sai, mas escolhe apenas os dois piores da semana e os jurados votam (o que evita eliminações injustas como acontece muito no idol). Porém o público escolhe os dois finalistas, e o vencedor

As melhores apresentações nos lives do X Factor Uk de 2011

-------------------
ps: não fui eu quem fiz os videos do idol e xfactor, logo não expressa minha opinião

Então é isso! Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre os esses programas VICIANTES! Ou vocês já os conheciam? Tem opiniões diferentes? Diz aí!

See ya :]

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)