Motivos para assistir DOWNTON ABBEY ! ! !


Já tem um tempo que eu queria fazer um post sobre a série britânica ''DOWNTON ABBEY'', mas NUNCA sabia como, pois ela é uma série de época e, por isso, talvez tivesse receio que não despertasse com facilidade o interesse das pessoas. Porém, contudo, todavia, este ano a produção foi indicada a 16 categorias ( ISSO MESMO, 16) no Emmy Awards! (vejam o post da Nanda sobre o que rolou no Emmy) e se ela já tinha um número de views grande, agora terá mais. Além disso, muita gente legal assiste. Quer um exemplo? a escritora Meg Cabot twitta f-r-e-n-e-t-i-c-a-m-e-n-t-e, quando o show está passando na PBS (canal aberto americano que exibe a série). Enfim, espero que depois dos motivos que vou listar, muita gente que ainda não assiste, corra atrás do tempo perdido.
; )

Conheça Downton Abbey ! ! ! 


Downton Abbey, é uma mega e requintada propriedade e faz parte das posses da família Crawley. A série britânica (o que já é considera-se um ponto muito importante para se começar a assistir lol), foi criada em 2010  por Jullian Fellowes (ganhador do OSCAR de melhor roteiro original por Assassinato em Gosford Park, de 2002 ) e já conta com três temporadas* (a primeira com seis episódios, a segunda com sete e um especial de natal e a terceira teve inicio semana passada). A trama da série se passa após o naufrágio do famoso transatlântico ''TITANIC", onde se encontravam os dois herdeiros mais próximos do Conde de Grantham e senhor de Downton, Robert Crawley (Hugh Bonneville). Tal acontecimento impacta drasticamente a vida dos Crawley, pois como de praste, naquela época as mulheres não podiam herdar a herança do pai e Robert, sendo pai de três filhas mulheres e nenhum ''varão em cristo'', é obrigado a se acostumar com a ideia de que toda a riqueza da família irá para um parente desconhecido e longínquo ~ eu surtaria no lugar dele huahua ~. 

É ai que entra Matthew CrawleyDan principe Stevens), primo em terceiro grau de Robert e herdeiro (até que o conde consiga trazer ao mundo um filho homem). Matthew vem acompanhado de sua mãe topetuda Isobel Crawley (Penelope Wilton), mas calma lá que antes de Matthew e sua mami aparecerem em Downton o clã nobre da família deve ser melhor apresentado. 



Constituem a família, além de Robert,  a matriarca da família e Condessa de Grantham, Violet Crawley, brilhantemente interpretada por Maggie Smith, a esposa de Robert e Condessa, Cora Crawley(Elizabeth McGovern), suas filhas Lady Mary (Michelle Diva Dockery), Lady Edith (Laura Carmichael) e Lady Sybil (Jessica Brown Findlay ). 

Ganham destaque também os empregados da casa, pois como em ''Gosford Park'', Jullian consegue encontrar uma linha tênue entre os acontecimentos que se sucedem no andar dos patrões e no andar dos serviçais.  Até arrisco dizer que a produção seria uma espécie de ''Grey's Anatomy à moda clássica'' ou ainda um livro da escritora JANE AUSTEN onde o tema é tanto os arcos dos nobres como dos plebeus. Já na ala dos empregados temos: o eficiente Mordómo, Charles Carson (Jim Carter), seu braço direito, a Governanta, Elsie Hughes (Phyllis Logan),  o valete do  Conde, John Bates (Brendan Coyle), a dama de companhia de Cora, Sarah evil O'Brien (Siobhan Finneran), o ambicioso lacaio Thomas Barrow (Rob James-Collier),  a ajudante de cozinha bobona, Daisy Robinson (Sophie McShera), a cozinheira dramalhão, Beryl Patmore (Lesley Nicol), a dama de companhia das filhas de Robert, Ana Smith (Joanne Froggatt), e o lacaio fofura, William Mason (Thomas Howes). Ufa!!! Que grupo lindo

Será que sinto vocês empolgarem???
Calma que ai vem os verdadeiros motivos!
  • Ensinamentos
A primeira temporada da série tratou do naufrágio do Titanic, abordou tópicos do marxismo, falou sobre o então nascimento do ''movimento das mulheres por mais direitos'', graças a filha mais nova do Conde, Lady Sybil, e também sobre o inicio da Grande Guerra, como os britânicos chamam. Ou seja, aprendendo HISTÓRIA com os ingleses. Tem coisa melhor????

Em seguida, todo o momento da primeira guerra mundial é retratado na segunda temporada, além de muitos outros acontecimentos complexos que ditam o viver da sociedade restritiva da época, tudo isso, claro, com pausa para as intrigas e os ROMANCES (<3) em ambas as temporadas. 
  • All you need is S2


Desde a primeira temporada você começa a ver ''casais se formando'' e não é nada água com açúcar, não, Olha só! Primeiro de tudo você tem a relação que se inicia, e termina a todo momento, entre Lady Mary e seu primo Matthew - claramente, o conde e a condessa querem que eles se casem para Downton continuar nas posses da família, mas tanto Mary quanto Matthew resistem a ideia, todavia acabam não resistindo aos charmes um do outro (ele lindo de morrer e ela  digna de um trono de tanta beleza real). 

O romance fica no vai-e-vem, mas não de uma maneira chata. Assistam e vejam a lindeza que é!


A irmã mais nova de Lady Mary também se apaixona, mas rola uma ''treta'' das brabas, pois ela acaba se envolvendo com um empregado da casa. O novo choffer e também revolucionário, Tom Branson (Allen Leech). Já a irmã do meio. Lady Edith. Bem, essa atira para tudo que é lado, inclusive, para tentar acabar com as tramas da irmã mais velha para se casar. Contudo,  sendo brega até não querer mais, toda panela tem sua tampa, assim, é esperar para ver, pois Lady Edith também encontrará um amor. 

                                                                    
 Nasce algo também entre Anna, a dama de companhia das moças Crawley, e Bates, o valete do Conde, que tem uma deficiência na perna, devido aos esforços no exército. Ambos sabem do amor um para com o outro, mas ficam só no olhar e na amizade, em um primeiro momento. Tudo muito sútil, belo e ao mesmo tempo, BEM TRÁGICO. 


  • O Estilo das Crawley

É impossível não falar como os trajes dos anos 20 são deslumbrantes! E as Crawley tem muuuuuito estilo! Até a vovó Violet, não deixa a peteca cair! De fazer Anna Wintour ficar de QUEIXO CAÍDO. Saca só! ~ e Downton já levou prêmio técnico no Emmy de 2011 de ''Melhor Traje de Mini-série, filme ou especial''! ~

Lady Mary lendo a VOGUE de 1920  


  •  Ponto ALTO DA TRAMA
O Drama é algo que está ali entranhado na série! Não é atoa que ela foi indicada ao Emmy de melhor série Dramática,neh!!?! Bem, grande parte dos episódios são cheios de ação e reviravoltas. Todo mundo tem um segredo e, quase sempre, eles se revelam no pior momento POSSÍVEL. Não tem tempo para deixar nada para trás.Os episódios se desenvolvem bem e se resolvem bem, do inicio ao fim. Há sim tempo para rir, mas não de situações engraçadas e sim das falas maravilhosas e inteligentes.

Heróis e Vilões



Os salvadores da pátria, na certa, são: o Conde de Grantham, o Mordomo Carson, Matthew e  Lady Sybil. O Conde por ser um homem de temperamento forte, mas sempre saber usar sua sabedoria e perdoar quando é preciso. O mordomo Carson, por sempre ser eficiente e defender a família para qual trabalha, como se fosse sua própria honra. Matthew é um herói confuso, mas é. Ele chega na situação para salvar a família e no fim é bem isso que acontece mesmo. A última, mas não menos importante, Lady Sybil. Desde o inicio dá a entender que é uma mulher de fibra que luta pelo que pensa e por quem ama. 

Já os ''anti-heróis'' são, primordialmente,  Sarah O'Brien e o lacaio Thomas. Ambos amigos, manipuladores, maquiavélicos e estrategistas que só pensam neles mesmos, claro. Thomas, aliás, se revela muito esperto e traiçoeiro. Também esconde um segredo sobre sua orientação sexual que ganha alguns conflitos e reflexões.

No começo da primeira temporada, o autor dá a entender que Lady Edith, a filha do meio, também é um dos vilões por sempre estar implicando com a irmã mais velha, todavia com o decorrer das temporadas essa ideia é esquecida. Além deles, há várias participações, principalmente na segunda temporada, de personagens cheios de veneno ! MEDA!

  • Maggie Smith, SAMBANDO NA CARA DOS RECALCADOS !!!! 
Mais conhecida pelos jovens, por interpretar a professora Minerva Mcgonagall na série de filmes Harry Potter S2,  Maggie Smith é LENDA no cinema MUNDIAL ! A renomada atriz britânica, que já ganhou Oscar e Globo de Ouro, interpreta a ''máquina de insultos e sinceridades na sua cara'', a  condessa viúva, Violet Crawley, mãe do Conde. Sinceramente, ela é um motivo a parte para você assistir a série! 

E, com certeza, você já se deparou com algum gif ou meme com as ilustres falas e citações de Violet! Se não, curta ai, uma das minhas prediletas!
   
Lady Violet way of life!



  ''Estou ansiosa para encontrar sua mãe novamente. Quando estou com ela, me recordo dos principios e virtudes inglesas./ Mas ela não é americana?/ Exatamente.'' 
  • Meu último motivo é que: A série é viciante! ! !
'Você não era o primeiro bêbado naquela sala de jantar, posso lhe assegurar''

Não sei explicar direito o que é Downton. Um fenômeno? um furacão? um bom livro de contos? tudo isso junto e com chocolate? Bom, só sei que é tão viciante que quando você maratonar a todos os episódios, não vai pular a abertura uma vez sequer. Até porque a música é tão fofa. Lembro que comecei a assistir por causa de comentários aleatórios da galera de Londres que eu sigo no twitter. Todo mundo falava ''OMG! WTF?! Vocês precisam ver D.A. blablablá." Então, eu assisti e e pensei: "Q ISSO, MEU?! Q SÉRIE É ESSA?!". 

Bem, ainda não sei a resposta para a minha própria pergunta, mas posso afirmar COM VIGOR que é uma combinação de tudo que eu já mencionei acima: os personagens, o drama, os trajes, o diálogo, o ritmo dinâmico da narrativa - fico besta como os britânicos sempre conseguem a química perfeita das experiências que eles fazem, seja em séries ou filmes. E Downton é isso! Uma mistura de ótimos elementos que gerou um resultado perfeito e se você experimentar uma vez, você não vai querer mais parar!!! Isso aqui foi um AVISO!
 
  • Curiosidades*

''Perdoar? talvez. Esquecer? NUNCA.''
  • A série já ganhou um globo de ouro (melhor mini-série ou filme feito para tevê), noveprêmios emmy entre 2011 e 2012 (melhor atriz coadjuvante para Maggie Smith, duas vezes, melhor roteiro para mini-série, filme ou especial dramático, melhor trilha sonora e todos os outros são prêmios técnicos) e ainda dois Bafta's também de prêmios Técnicos, entre outros; 
  • É a série de época com o maior índice de audiência no mundo todo atualmente;
  • Entrou  para o Livro Guinness dos Recordes, em 2011, como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica;
  • No Reino Unido, a série é transmitida pelo ITV. No Brasil, a primeira e segunda temporada foram exibidas pleo canal pago ''Globosat HD'' e a terceira temporada será exibida, a partir do dia 15 de outubro, na Fox Life, às 21h25.
Espero que vocês, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, se empolguem e assistam!!!




See Ya! 

B.



Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

12 comments:

ana Paula disse...

DOOOOOOWNNNTON ABBEY!

Ah gente, que coisa linda, linda, LINDA ver um post sobre essa série maravilhosa aqui no WBN!!!
Como eu sei que a Nanda e a Barbara são english-stalker eu até estranhava não ter comentários sobre ela aqui no blog.
Downton é uma série que eu recomendo pra todo mundo que eu conheço. O negócio é tão fenomenal que até meu pai e minha mãe assistem - e olha, botar os dois pra assistir o MESMO canal de televisão... só milagre mesmo.

O post tá lindo e não tenho nada a acrescentar. Downton é amor.

Vitor Souza disse...

Vi matade do primeiro episódo pq estavam falando muito sobre. Como vi de má vontade fiquei meio confuso... Não entendi direito quem era quem e desisti.

Mas lendo o seu texto me deu MUITA VONTADE de ver! AI meu Deus... o problema é que minha watchlist está tão cheia já... Acho que irei vê-la nas minhas férias (que começam semana que vem! yaya) junto com Game Of Thrones (que já comecei). :)))

ps: Meggie Smith = diva da terceira idade. Adoro *-*

Bárbara Kruczyński disse...

Ai, Ana Paula! QUE LIIIIINDO seu comentário! QUASE CHOREI ahuahuahu! Eu indico pra todo mundo que ocnheço também! Lá no meu trabalho uma galera gigante também viciou! E me disse a mesma coisa ''a família toda senta junto pra assistir Downton'' ! Isso é fenomenal mesmo! Mt amor!!!

Bárbara Kruczyński disse...

Vitor, lembro bem que o primeiro episódio é beeeeeeeem longo. Aliás, acontece isso em todas as temporadas. E, realmente, é muuuuuuuita informação pra digerir, mas depois se vc tiver tempo, veja com calma que vc vai se amarrar de montão!

Olive disse...

Eu quero muito ver esse show, mas tenho que terminar Merlin primeiro.
Adorei o seu post. ;D

Olive disse...

Obrigada pelo link, vou procurar mais filmes dele sim. ;D

Claudio Rossini disse...

Sou fã-nático das séries britânicas, e, claro, não poderia deixar de assistir Downton Abbey. Também recomendo-a àqueles que apreciam um bom drama. O footman Thomas é um vilão que te dá vontade de torcer o pescoço dele e matá-lo só um pouquinho... Fantástica série!

Thais Okubaro disse...

Essa é a minha série PREFERIDAAAAAAAAA <3
Amo que apesar de ser de época, nunca é parada, sempre tem um escândalo atrás do outro HAHAHA A história é bem formada, nada fica para trás, super coerente! O triste é a demora entre uma temporada e outra :( mas sempre vale a pena esperar.

Ah, eu também noto os trajes das moças HAHAHA lindas mesmo, não é? Eu lembro que teve uma cena da primeira temporada, que eu vi a Lady Mary usando um conjuntinho saia + casaquinho azul super bonitinho e eu me imaginei dentro dele, só que sem o chapéu HAUHAUSHAHUUH

Eu não sei se você já viu, mas essa entrevista é AMÁVEL!! Eu adoro o ator que faz o Thomas, porque ele tem essa cara de mau na série, mas ele é super alegre e engraçado in real life:

http://www.youtube.com/watch?v=DW9WZQi4Vpw&feature=related

Adorei o post! Sempre amo ver pessoas falando de Downton HAUSHAUHSUAHUHU

Ana Figueiredo disse...

Sou absolutamente fã de DA! A condessa viúva é a melhor personagem de séries atualmente. Fico esperando para ouvir a pérola de cada episódio. Por falar nisso, quase morri com esse último especial de Natal... Soltei uns mil WTF! Fiquei sem conseguir dormir depois de assistir.

Isabella disse...

Pense numa pessoa apaixonada pela série? Sou eu! Quando via na tv achava muito monótona... mas aí um dia resolvi assistir um capitulo inteiro.... pena que era o último da 3 temporada e não ia passar mais.... acabei baixando todas as temporadas e assisti tudo em 1 semana!!!! Agora estou no 4 episódio da 4 temporada aguardando com ansiedade o 5....adoro a Condessa-viúva.... um sarro.... estou ansiosa pra saber o que irá acontecer agora

Bárbara Kruczyński disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

The lease also should state whether a tenant receives a real estate Section 8 tenant
is solely landlord/owner's responsibility. Never make a purchase until you've carefully determined exactly
how you will get a good professional picture and take the time to buy.
Step #1: Add the sales price of all three by the total square footage of
all three sold comps. There is always some sort of interpersonal skills such as handling severe
negotiations and amid tenants.

Here is my web site ... incentivando

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)