Filmes clássicos de terror

Por alguns anos eu me dividia entre meus três hobbies principais: cinema, livros e séries de tv. Hoje acho que está bem claro que minha preferência vai para as séries. Quando a gente vai crescendo o tempo "livre" vai diminuindo e você tem que definir suas preferências. Mas isso não significa que eu deixei os outros de lado, os filmes ainda são  meus queridinhos. E entre os meus estilos favoritos estão os filmes clássicos de terror.
Só comecei a assistir depois de "grandinha". Para vocês terem uma ideia, quando eu era mais nova filmes como A Família Adams me deixavam morrendo de medo! (vergonha)

Os remakes estão aí para quem quiser (ou não) ver. Mas de onde vieram as idéias para as produções modernas? Sem mimi, a lista é pessoal. Eu não tenho a moral de fazer "A" lista, mas esses são meus preferidos:

O iluminado (1980)

O livro de Stephen King foi adaptado para o cinema em 1980 por Stanley Kubrick. E trás Jack Nicholson como o escritor que é contratado para ser vigia de um hotel que fica fechado durante o inverno (eu não fazia idéia que essas coisas existiam).
Ele então se muda com a mulher e o filho para o hotel. Aparentemente esse seria o trabalho perfeito, já que ele tem o tempo e a concentração que precisa para trabalhar no seu livro. Mas o isolamento acaba deixando o cara meio perturbado e... não vou contar.
Quem (ainda) não assistiu PRECISA conhecer! É um daqueles filmes que faz parte de listas "filmes para ver antes de morrer".
A cena do sangue jorrando pelo elevador é de arrepiar os cabelos da nuca. E eu garanto, você nunca mais vai ver um corredor da mesma forma.

Psicose (1960)

Você pode não ter assistido o filme todo, mas certamente já viu a cena do chuveiro onde a protagonista é atacada durante o banho. Os gritos e a trilha sonora deixam a gente de boca e olhos bem abertos. Uma das coisas que mais gosto nos filmes antigos, a trilha sonora tem esse poder incrível.
Psicose é um dos filmes mais famosos do mestre do cinema de terror, Alfred Hitchcock. Eu tenho uma confissão a fazer, só fui começar a ver os filmes dele depois do meu professor de Audiovisual falar dele, em 2010. Que feiura a minha né?

Sinopse: Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada administrado por Norman Bates (Anthony Perkins), mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.

Ah, uma adaptação será feita para a tv pela A&E. Bates Motel vai contra a história pelo ponto de vista de Norman Bates, e imagina quem vai interpretá-lo? Freddie Highmore! O Charlie da Fábrica de Chocolate gente! How cool is that? Eu estou empolgada!

O bebê de Rosemary (1968)
CREDO! Filmes com assassinos, fantasmas e psicopatas geralmente não me deixam com medo. Mas quando as películas envolvem o diabo, o buraco é bem mais embaixo HAHAHAHAHAHA (que péssimo!).
O bebê de Rosemary deixa qualquer um nervoso, sem falar da curiosidade para saber wtf aconteceu naquela primeira noite no apartamento novo.

Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.


A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Esqueça The Walking Dead e os "zumbis modernos". A Noite dos Mortos Vivos é O filme de zumbi que precisa ser visto. Antes dos zumbis correrem e gritarem feito loucos (Extermínio) ou serem "espertinhos" (Zumbilândia), existiam os zumbis que andavam parecendo bêbados e com os braços esticados. Bem daquele jeitinho que o pessoal imita até hoje quando vão encarnar um morto vivo. Apesar de meio parado, é essencial para todo mundo que se diz 'bff' dos filmes/séries de zumbi da atualidade. Quando forem assistir deem preferência pra versão preto e branco (tem uma colorida por aí), deixa bem mais emocionante.

Sinopse: A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

Várias sequencias e adaptações foram produzidas, não vou listar porque eu fico meio confusa e iria acabar perdendo alguma. Só não tem como esquecer O Despertar dos Mortos (1981) onde os sobreviventes vão se esconder em um shopping (!)

Pânico (1996)
Filme de 1996 pode ser considerado "clássico"? Espero que sim, porque esse definitivamente não poderia ficar de fora. Eu já tinha ouvido falar do filme, mas só fui assistir ano passado quando saiu Pânico 4 (INCRÍVEL!!!!!!!!!!!) e depois de muita insistência da B. (thanks!).
De cara parece ser um filme bem bobo: "mascarado sai matando todo mundo na cidade". Mas é um dos filmes de terror mais legais que eu já vi, a gente fica com aquela expectativa louca para saber quem é o assassino e sempre (SEMPRE!) é uma surpresa de deixar o queixo caído.
Sem falar que a direção dos 4 filmes da série é do maravilhoso Wes Craven, que também dirigiu o primeiro filme do Freddy Krueger ♥
Não é qualquer filme que consegue manter o nível nas sequencias, e Pânico faz esse papel muitíssimo bem. Sem falar, lógico, no "bullying" básico que eles fazem com os filmes de terror. Além de dar aquele ar de realidade (tem filme dentro do filme!) é muito bom ver um filme que zoa os filmes do mesmo estilo não ser um besteirol qualquer, mas sim um trabalho genial.



A Hora do Pesadelo  (1983)
Não dá mais pra falar sobre esse filme aqui sem parecer repetitiva então, por favor, leiam minha opinião sobre essa maravilha terror/trash aqui e aqui.

Bônus:
Carrie (1976)
Eu não sou muito chegada na versão de 1976. Acho a imagem horrorosa e os efeitos tão vergonhosos que passei alguns dias pra conseguir ver o filme todo. Mas não tem como negar: A HISTÓRIA É ÓTIMA. E RENDE!
Por isso, estou tão empolgada para versão que vai sair ano que vem com a Chloë Moretz. Expectativa louca, espero não me decepcionar.

Um tease trailer e um poster oficial foram divulgado essa semana:


Não ficou ainda mais incrível que o fan made? E olha que eu tinha achado aquele super legal.

O que acharam da lista? Gosta de algum desses filmes? Conta para gente aí nos comentários, quais filmes entrariam na sua lista de clássicos do terror?


xoxo


Nanda

Escrito por grubstick

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

5 comments:

Hellen disse...

Eu sou uma cagona de primeira classe para filmes de terror. Quando eu era pequena não tinha medo de "A família Adams" (na verdade adorava), e também assistia de boa Gremilyns,Convenção das Bruxas e afins mas eu tinha medo do E.T (???). Nem eu entendo mas eu morria de medo dele sei lá porque. Mas meu maior terror e trauma infantil sempre foi Chuck, esse até hoje eu não assisti. O meu mais próximo de terror na verdade são suspenses como "O sexto sentido" (que é um dos meus filmes favoritos por sinal) mas não passa disso (vergonha né). Eu ainda pretendo reunir coragem para assistir Psicose, porque eu gosto muito destes filmes clássicos bem antigos.

grubstick disse...

Hellen, eu costumava ser hahahah Acho que fui ver a maioria depois de 2008/2009, DEPOIS DOS 18 hehehehe *Fernanda seguindo a lei*
Acho que foi minha curiosidade mesmo, tanto filme que eu sempre via cenas por aí e eu nunca tinha visto dava MUITO desespero. Psicose e O Iluminado me sentia muuuuuuuuuuuuuito mal de nunca ter visto.
E.T. dá medinho mesmo kkkk Mas assim, acho que é uma coisa mais psicológica, tipo A.I. que SEMPRE me deixa com pesadelos rs
Amo o Sexto Sentido também, mas é daquele tipo de filme que depois que você vê uma vez nunca mais tem graça :/

Unknown disse...

Eu gosto de ver o cenário, os bonecos e efeitos "especiais" desses filmes :)

Juliana disse...

Sou viciada em filmes de terror, mas gosto daqueles bem trash mesmo! Adorei o post, já vi todos os filmes da lista, muito bons! Quero muito ver o remake de Carrie!

Bruna disse...

E essa música do trailer de Carrie me assustando? HAHA. Morrendo para ver essa nova versão de Carrie, porque a original me dava muito medo.
Vc sabia Nanda, que até hoje o filme que mais me assusta é "Chucky"? HAHA acho que é porque quando eu era pequena, meu pai me assustava falando que compraria um boneco daquele de presente pra mim..Enfim, eu adoro filmes de terror, e super bato no peito e digo que não tenho medo e não sei o que mais, mas é só assistir o filme sozinha, de noite, que eu já acendo todas as luzes da casa para ir dormir UAHUAHAUSHUSHAHSU (tenho medo de assistir Supernatural de madrugada no SBT pra vc ter noção).
Enfim, adorei seu post, e preciso assistir uns 3 filmes que estão na lista que eu nunca assisti.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)