Hoje é dia de country, bebê!

A música country é bastante forte nos EUA, principalmente no sul, sendo que a cidade de Nashville é tida como a capital do country. Porém, quando alguém fala sobre música country aqui no Brasil as pessoas sempre supõem que seja a mesma coisa que música sertaneja, mas nos EUA. Só que não é! Embora ambas sejam consideradas (ou pelo menos eram no passado) “música caipira”, os dois estilos são muito diferentes...  Mas o post não é sobre a diferença entre elas. O que eu queria mesmo é mostrar alguns cantores country que eu gosto bastante e tentar provar de vez que música country não é sinônimo de música boring (como alguns pensam)!

Obs: vou fazer uma lisa com nomes mais atuais... Embora existam nomes clássicos do country - como Elvis Presley, Reba McEntire, Dolly Parton, Johnny Cash… - que são muito bons!

Blake Shelton

Conheci o Blake através do programa “The Voice”, onde ele representa o country no júri.
Blake nasceu em Ada, no Oklahoma. Aprendeu a tocar violão com doze anos e começou a compor com 15. Aos 17 anos de idade decidiu deixar sua cidade e ir para Nashville tentar uma carreira musical. Ele alcançou seu objetivo em 1998 quando assinou contrato com uma gravadora, porém foi só em 2001 que seu primeiro álbum foi lançado. O primeiro single, Austin, ficou cinco semanas no topo da Billboard Hot Country. Hoje, Shelton tem cinco álbuns de estúdio lançados e conseguiu colocar 12 singles no topo dos charts country.

Ábuns: Blake Shelton (2001),The Dreamer (2003),Blake Shelton's Barn & Grill (2004),Pure BS (2007),Startin' Fires (2008) e Red River Blue (2011)

Minhas músicas preferidas: "Hillbilly Bone", "Who Are You When I'm Not Looking" e "Goodbye Time".

Curiosidade! Shelton se casou com a também cantora Miranda Lambert (na lista!) em 2011. Acho que os dois podem ser considerados o principal casal da música country atualmente. No último CMA os dois levaram, além de outros, os três principais prêmios da noite!

Curiosidade 2! Em 1990 o irmão mais velho de Blake, Richie, morreu em um acidente de carro. A canção “Over You” que foi escrita por Blake, mas lançada por sua esposa é sobre ele. Perguntado sobre a tragédia em uma entrevista recente Blake respondeu: “You don’t ever get over something like that. You just get used to it.

Carrie Underwood

Minha cantora preferida EVER. Por quê? Porque ela tem uma voz espetacular, músicas emocionantes e envolventes, estilo que além de country flerta com o pop e o rock, um coração de ouro, pernas lindas... Enfim, a amo! Para falar a verdade minha ideia inicial era fazer um post só sobre ela, mas acabei decidindo indicar outros também.

O mundo ganhou a ilustre presença de Carrie Underwood em 10 de março de 1983 (haha). Nascida na pequena cidade de Muskogee (Oklahoma) Carrie já cantava na igreja e em pequenos festivais desde pequena. Com 13 anos ela conseguiu um contrato com uma gravadora, porém o álbum acabou nunca sendo gravado.    

Mas ela estava destinada ao sucesso. Sua vida mudou quando em 2004 decidiu fazer uma audição para o American Idol. Carrie demonstrou ter tanto talento que um dos jurados, Simon Cowell, chegou a prever que ela não só ganharia o programa como também seria a idol que mais venderia CDs nos EUA. Dito e feito. Em 25 de maio de 2005 Carrie foi eleita a 4º vencedora do American Idol. Seu primeiro CD, "Some Hearts", vendeu mais de 8 milhões de discos nos EUA e se tornou o mais vendido do ano.Hoje, tendo lançado 4 álbuns, ganhado 9 Grammys e colocado 11 singles no topo da Billboard Country, Carrie pode ser considera um dos maiores nomes da música country contemporânea.

Minhas músicas preferidas:
Do Some Hearts (2005):  "Before He Cheats", "Wasted" e "Don't Forget to Remember Me".
Do Carnival Ride (2007): "So Small", "Crazy Dreams", "Just a Dream" e "Wheel of the World".
Do Play On (2009): "Temporary Home", "Quitter" e "Someday When I Stop Loving You".
Do Blown Away (2012): "Two Black Cadillacs", "Good in Goodbye" e "Good Girl".

Curiosidade 1!  Carrie é, como Simon Cowell preveu, a idol que mais vendeu discos nos EUA.  Em segundo lugar na lista está Kelly Clarkson (vencedora da 1ª temporada).

Curiosidade 2! Carrie se casou em 2011 com o jogador de hockey Mike Fisher. Ela lançou o single “Mama’s song” alguns dias após seu casamento. Na música ela diz para sua mãe não se preocupar porque ela encontrou o homem certo. So cute *-*

Keith Urban

Muita gente só conhece o Keith por ele ser o atual marido da Nicole Kidman, mas ele merece muito mais ser conhecido por sua música. Nascido em Whangarei (Nova Zelândia) ele começou sua carreira participando de festivais de música na Austrália, para onde se mudou ainda criança. Chegou a lançar um álbum de sucesso na Austrália, mas decidiu mudar-se para os Estados Unidos em 1992. Lá, formou um grupo chamado The Ranch. Só que o sucesso nos EUA só veio mesmo em 1999, quando ele se lançou em carreiro solo. 

Álbuns: Keith Urban (1991), The Ranch (1997), Keith Urban (1999), Golden Road (2002), Be Here (2004) Love, Pain & the Whole Crazy Thing (2006), Defying Gravity (2009) e Get Closer (2010)

Minhas músicas preferidas:Only You Can Love Me This Way”, “Somebody Like You” e “Long Hot Summer

Curiosidade! Keith foi por muitos anos viciado em drogas e passou por três reabilitações. Hoje, ele admite que só conseguiu se livrar do vicio graças ao apoio da esposa, Nicole Kidman.

Curiosidade 2! Urban foi jurado da primeira temporada do The Voice Australia e agora irá integrar a nova bancada do American Idol ao lado de Randy Jackson, Nicki Minaj e Mariah Carey.

Lady Antebellum

Lady Antebellum é formado por Hillary Scott, Charles Kelley e Dave Haywood. Eles ficaram conhecidos aqui no Brasil com a música “Need You Now”, que fez parte da trilha Sonora da novela “Ti Ti Ti”. O grupo teve uma ajudinha para alcançar o sucesso, já que Hilary é filha da cantora Linda Davis e Charles é irmão do cantor Josh Kelley. Mas não significa que eles não tenham talento! Ao contrário, as músicas deles são ótimas (e bem... o talento corre nas veias de algumas pessoas, neh? Não nas minhas, infelizmente).

Quem teve a ideia de começar a banda foi Charles que convenceu o seu amigo de longa data, Dave, a se mudar para Nashville e tentar carreira na música. Charles e Hilary se conheceram no myspace e depois de muita conversa ele a convidou para se juntar à banda. O trio então  começou a cantar em  eventos até assinarem contrato em 2007 com a gravadora Capitol Records.

Àlbuns: Lady Antebellum (2008), Need You Now (2010) e Own The Night (2011)

Minhas músicas preferidas: "If I Knew Then", "Need You Now" e "Just A Kiss". 

Curiosidade! Hilary tentou o American Idol duas vezes, mas não conseguiu ser aprovada pelos produtores para as audições.

Curiosidade 2! O nome da banda surgiu quando eles estavam fotografando casas do período “antebellum” (ou seja, antes da guerra civil norte-americana). Eles gostaram da sonoridade da palavra e então decidiram usá-la no nome do trio.

Miranda Lambert

Miranda nasceu no Longview, Texas. Seu interesse por música começou aos nove anos quando os pais a levaram para assistir um show do cantor Garth Brooks. Ela começou a tocar em restaurantes e aos 16 anos começou a aparecer em um programa local do Texas, despertando o interesse de uma gravadora. Porém, ela foi dispensada já que a gravadora achava que suas músicas soavam pop demais. Em 2003, Miranda participou do reality Nashville Star. Mesmo ficando em terceiro lugar ela conseguiu um contrato com a Capitol Records e foi aí que ela despontou para o sucesso.     

Álbuns: Kerosene (2005), Crazy Ex-Girfriend (2007),Revolution (2009) e Four The Record (2011)

Minhas músicas preferidas: "The House That Built Me", "Me And Charlie Talking", "White Liar" e "Over You".

Curiosidade! Quando Miranda tinha 14 anos de idade seus pais abrigaram em sua casa uma mulher e a filha que tinham sido vitimas de abuso e violência doméstica. Tal fato marcou a vida e algumas das letras das músicas de Miranda. A mais famosa com o tema é “Gunpowder and Lead”.

Rascall Flats


O Rascall Flats tem algumas das músicas mais lindas que eu já ouvi! Três delas em especial me emocionam tanto que eu não consigo evitar que as lágrimas caiam quando as ouço.

A banda foi formada em 2000 e é composta por Gary LeVox, Jay DeMarcusand e Joe Don Rooney.  O grupo começou a tocar em um bar em Nashville chamado “Fiddle and Steel Guitar Bar”, porém eles não tinham nome. Em uma noite um homem os abordou e disse que tinha uma banda de garagem quando adolescente que se chamava Rascall Flats. Eles gostaram do nome e batizaram a banda com ele.  Conseguiram um contrato com a gravadora Lyric Street depois que a cantora Mila Mason os ouvir tocar no bar e decidiu apresenta-los a alguns produtores da gravadora.

Álbuns: Rascal Flatts (2000), Melt (2002), Feels Like Today (2004),Me and My Gang (2006), Still Feels Good (2007), Unstoppable (2009),Nothing Like This (2010) e Changed (2012).

Minhas músicas preferidas: "I’m Moving On", "What Hurts The Most", "Here Comes Goodbye", "My Wish" e "Bless The Broken Road".

Curiosidade! Dois integrantes da banda, LeVox e DeMarcus, são primos de segundo grau

Curiosidade 2! Eles cantaram com a Carrie no final do American Idol. Olha que lindo!

The Band Perry


Sabe quando você termina de ver um vídeo no youtube e aí aparece sugestão de outros vídeos? Foi assim que conheci o The Band Perry. Cliquei no clipe da música “If I Die Young” e me apaixonei pela música!

O trio é formado pelos irmãos Kimberly Perry, Reid Perry e Neil Perry. Eles nasceram no Mississipi, mas mudaram pro Alabama ainda crianças. Kimberlly, que é a mais velha, decidiu formar uma banda quando adolescente, mas não deu muito certo. Ela então decidiu se juntar aos irmãos e formar o “The Band Perry”. Eles foram descobertos em 2008 pelo agente Bob Doyle e em 2009 lançaram um EP com algumas músicas. O primeiro single foi um sucesso, chegando a atingir o topo das paradas country, além de entrar para o top 20 da Billboard Hot 100.

Álbuns: The Band Perry (2010). Um novo álbum será lançado ano que vem.

Minhas músicas preferidas: "If I Die Young", "Postcard From Paris" e "Hip To My Heart".

Curiosidade! Eles ganharam o ACM Awards e o CMA Awards de “Best New Artist” em 2011. Receberam também uma indicação ao Grammy 2012 na mesma categoria, mas perderam para Bon Iver.

The Civil Wars


Conheci a dupla em Grey’s Anatomy. Estava vendo um episódio quando começou a tocar uma música LINDA. Fui pesquisar e descobri que era deles. O mais legal é que o estilo deles não é somente country, mas também tem um pé no folk. Gosto de dizer que é uma música mais intimista... Acho também que não é para todos os públicos.

A dupla é composta por Joy Williams e John Paul White. Os dois se conheceram em um estúdio de gravação em Nashville e decidiram cantar e compor juntos. O nome do grupo foi ideia de Joy que disse que enquanto estava dirigindo pela cidade começou a prestar atenção nos monumentos da guerra civil norte-americana e pensar em todas as batalhas que cada um enfrentou em suas vidas pessoais. A dupla chamou atenção após gravar um EP amador, disponibilizar na internet e ter mais de 500 mil downloads. Em 2011, depois de assinar contrato com uma gravadora, eles lançaram o álbum “Barton Hollow”.

Ábuns: Poison & Wine (EP) (2009), Barton Hollow (2011)

Minhas músicas preferidas: "Poison & Wine", "Barton Hollow", "Falling" e "My Father's Father".

Curiosidade! Infelizmente a dupla anunciou neste mês que entrarão em hiatos devido a “discórdias internas e irreconciliáveis diferenças de ambições”. Mesmo assim eu não podia deixar de indicá-los, pois gosto muito deles... Espero que eles voltem em breve.

Curiosidade 2!  Eles gravaram a canção tema do filme “Jogos Vorazes” com a Taylor Swift. O nome da música é “Safe And Sound” e é maravilhosa!

ps: Vale mencionar que hoje a música country sofre influencias de outros estios também, como o pop e o rock. No entanto ainda existe aquele country mais tradicional.
------------------
Então é isso. Espero que tenham gostado do post e... Abram seu coração para o country! rs

Até mais :]

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

5 comments:

Anônimo disse...

Vocês colocaram os mais famosos. Nem gosto de country e já conhecia os 5 primeiros.

Unknown disse...

Ameeeei!!! *-*

Vitor Souza disse...

Anonimo

Coloquei os que mais gosto. Se são mais conhecidos é outra história...

Vitor Souza disse...

Jaqueline

Obrigado!

Anônimo disse...

Gostaria de conhecer artistas ou bandas de country que sejam mais caipiras e nao muito romanticas

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)