A hospedeira (e superando preconceitos literários)

Faz tempo que o livro foi lançado, mas só agora tive interesse em ler. Por que? Puro preconceito. Meu pensamento era: uma ficção-cientifica escrita pela Stephenie Meyer... Quais as possibilidades de ser bom? #ShameOnMe, porque eu estava completamente errado! Foi só depois de ver o trailer da adaptação cinematográfica do livro e assistir a uma apresentação de um colega no inglês  que animei de começar a ler.

Tenho que confessar, porém, que para mim foi uma leitura...hm... “bipolar”. Como assim? Eu explico! É que a história estava me conquistando e eu não conseguia parar de ler, mas havia alguns elementos na trama que estava me irritando muito. E eram (quase) os mesmos elementos que me irritaram em crepúsculo! Mas persisti na leitura e, quer saber? No final, percebi que boa parte das minhas objeções era bobagem, pois era na verdade algo essencial para a trama e também um conflito que mais tarde seria solucionado (Não vou explicar quais eram porque senão revelo muito spoiler)!

Mas estou me adiantando. Bem, a história é ambientada em um futuro próximo, onde nosso planeta foi invadido por Aliens. Mas não pense que eles são verdes e portam armas. Eles são “almas”, uma espécie de parasita que entra no hospedeiro e toma o comando do seu corpo e de suas memórias. O que mais eu gostei é que as almas não querem destruir o planeta ou roubar nossos recursos naturais, como costuma ser o objetivo dos ETs na maioria das outras produções, mas melhorar nossa sociedade. As almas são criaturas que não conhecem o ódio, raiva e egoísmo.  O que é interessante também é que isso abre espaço para uma discussão bacana sobre o que faz parte da natureza humana.


Vixi... Divaguei um pouquinho. Voltando à sinopse: Peregrina é uma alma antiga, tendo estado em 8 planetas diferentes. Poucas almas estiveram em tantos! Quando chega a Terra, ela é colocada no corpo de Melanie Stryder, uma das poucas humanas que ainda resistia à invasão. Geralmente a alma consegue ter controle total dobre o corpo e as memórias do hospedeiro e o humano fica “adormecido”, mas Melanie é forte e resiste ao controle de Peregrina, tentando a todo custo evitar que ela descubra o paradeiro de outros humanos. Mas nem sempre ela consegue levantar essas barreiras mentais e tudo muda quando Peregrina consegue acessar as memórias referentes a dois outros humanos que viajavam com Melanie: Jamie, seu irmão, e Jared, seu namorado. Peregrina informa à buscadora da existência dos dois (uma espécie de “polícia” das almas, responsável por capturar rebeldes), mas pouco a pouco ela percebe que as memórias a afetaram mais do que deveriam e que ela acabou criando um enorme carinho por eles! Mesmo não querendo trair sua raça, Peregrina se torna aliada de Melanie e elas saem em uma jornada para encontrar Jamie e Jared. É então que elas descobrem uma colônia onde os humanos restantes tentam sobreviver. E eles não ficam nada felizes em ver que uma alma descobriu este lugar.


Enfim, o livro realmente me surpreendeu. A história parece um pouco parada em algumas partes e demora um pouco a te cativar (talvez porque seja difícil, em muitos momentos, adivinhar o rumo que a trama vai tomar), mas uma vez que isso acontece é impossível parar de ler. Achei a mitologia criada por Meyer muito original e muito bem trabalhada. Nunca pensei que uma história onde tem duas protagonistas em um mesmo corpo pudesse ser coerente ou interessante! Mas é sim. E em nenhum momento você fica confuso, pois as personalidades tanto de Melanie quanto de Peregrina são muito bem traçadas.

É uma ficção cientifica e tem cenas de ação bem dosadas. Mas a história é, sobretudo, sobre o amor, em suas mais variadas formas. O romance em si foi uma das coisas que me irritou no começo (não tem um triangulo amoroso, mas um quadrado! Mas só com três corpos... e como assim Peregrina se apaixona através de memórias?), porém tudo se encaixou no final.  O mais legal, entretanto, é o amor fraterno que floresce entre Peregrina e Jamie. Para ele, além de ter sua irmã de volta, ainda ganhou uma grande amiga.  Mas (quase) todos os demais relacionamentos são igualmente bem construídos.

O final, para mim, foi uma grande surpresa. Não que seja inédito ou algo assim, mas acho que a autora escolheu um final que não fosse tão previsível e ainda deixa um gancho para um possível segundo livro.  Enfim, mesmo com alguns probleminhas o saldo ao final foi muito positivo. Tenha você preconceitos (como eu tinha) por causa da outra série de Stephenie Meyer, ou seja um grande fã de Crepúsculo, vale muito a pena ler “A Hospedeira”. Tenho certeza que não vai se decepcionar e que vai ficar tão ansioso pelo filme quanto eu!!!!


Ps: The Host >>>>>>>>>>>>>>>>>> Twilight (in my opinion)

Ps 2: SPOILER
Um personagem que me irritou muito foi Jared e o sentimento de Peregrina para com ele. Ele só a maltratava, pois para ele uma alma não passa de uma “coisa”, e ela continuava caidinha por ele.

Ps3: Fãs de crepúsculo, por favor, não me apedrejem! Questão de opinião, Ok?

Ps4: O filme de "A Hospedeira" estreará no Brasil em 29 de março de 2013. Saoirse Ronan (Desejo e Reparação/ Um olhar do paraíso) será Melanie/Peregrina, Max Irons (A Garota da Capa Vermelha) será Jared, Chandler Canterbury (Presságio) será Jamie e Jake Abel (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) será Ian. Alguns dos outros nomes no elenco são: Diane Kruger (a buscadora), Frances Fisher (Maggie), William Hurt (Jeb), Scott Lawrence (Doc) e Boyd Holbrook (Kyle)

TRAILER

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

8 comments:

Anônimo disse...

É o meu livro preferido entre TODOS Mais que Crepusculo, Diarios de um vampiro, Vampire academy entre outros. É ótimo para quem gosta de romance.

Rapha disse...

Oi Vitor, você passou lá no meu blog e eu resolvi vir conhecer o seu. Tô adorando!! Sério, mto bom!
To lendo os outros post e gostando bastante, coisa de qualidade hahaha

Eu tenho livro mas até hj não li e olha que eu gostei pra caramba de Crepusculo na época em que li.. mas sei lá, ainda nao li pq muita gente fala mal, que é mto confuso hahaha Agora sua resenha me animou em ler. Acho que vou trazer ele pro começo da fila de leitura :P

Beijo

Camila disse...

Interessante (:
Mas quero ler primeiro o livro.
Bjinhos

Vitor Souza disse...

Anônimo ,

:)

Vitor Souza disse...

Rapha,

obrigado! Conheci seu blog sem querer e também gostei bastante!

Olha, posso te garantir que o livro vale a pena!

Vitor Souza disse...

Camilla,

também acho que ler primeiro o livro deve ser melhor..

Andressa disse...

Eu gostei, mas achei no msm nível q Crepúsculo, apesar da história tratar de um assunto muito diferente, e lendo seu texto, confesso que algumas coisas me irritaram tbm, assim como em Crepúsculo, mas é o jeito como a autora escreve, então, gostando ou não, será desse jeito... hahahaha
Mas no geral é um bom livro.

Vitor Souza disse...

Andressa,

eu senti essa vibe crepúsculo também, mas no fim acabei achando bem diferente

Obrigado pelo seu comentário!

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)