Quem é você, Alasca? (do John Green!)

Desde que li – e me encantei pelo livro -"A Culpa é das Estrelas" que venho querendo ler outras obras do John Green. Então, fui pesquisar e descobri que 1) Além de escritor, John Green é uma "celebridade do youtube" isso existe?? e tem uma legião de fãs chamados nerdfighters (o que é muito legal!), e que 2) O único outro livro dele lançado no Brasil era "Quem é você, Alasca?" e não estava mais disponível em lugar nenhum! Procurei em quase todas as livrarias daqui de Brasília, no submarino e nada. Até mandei um e-mail para a editora... (até hoje não me responderam). Fiquei desesperado! Estava quase desistindo quando tive a ideia de procurar no site "Estante Virtual" e foi lá que finalmente achei!

Quem é você, Alasca? (Looking For Alaska)
John Green  
Editora Martins Fontes 

Sinopse oficial: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. “Quem é você, Alasca?” narra de forma brilhante o impacto indelével  (eita palavra difícil! Significa: Que não se pode apagar ou desaparecer) que uma vida pode ter sobre outra.

Bem, primeiro quero explicar que o livro não é divido em capítulos, mas em dias. “Tipo um diário?” Não... Eu explico. A história é dividida entre "Antes" e "Depois" de algo importante que acontece. A primeira parte conta os acontecimentos antes desse “algo importante que acontece” e a segunda conta o que aconteceu depois.  Achei essa dinâmica bem interessante! Principalmente porque à medida que vai chegando no “depois”, vai aumentando a curiosidade para saber o que vai acontecer de tão importante! E quando chega.... bem, não posso dizer que foi algo SURPREENDENTE, mas achei coerente com a mensagem que o livro queria passar...  Me arrisco a dizer até que o tom do livro muda. O que até então era mais descontraído fica um pouco mais pesado e ainda mais reflexivo.

Bem, como é o segundo livro do John Green que eu li, já comecei a perceber os traços da escrita dele, quero dizer, o que faz um livro do John Green ser diferente de outros livros juvenis. Pelo menos para mim, essa grande diferença é que, embora os enredos dos livros dele sejam relativamente simples, os personagens são muito bem construídos e ... hm... Profundos. Acho que os personagens são bem mais importantes do que o enredo em si... faz sentido? Eles fogem do estereotipo de que adolescente só quer saber de curtir e não pensam. Os personagens criados por Green são sempre muito “racionais” e sempre trazem ótimas reflexões para o leitor, o que faz com que os livros tenham ótimas quotes! Enfim, Alasca, Miles (apelidado de “gordo” justamente por ser magrelo) e Chip (Coronel) são desse jeito! Eles não deixam de ser adolescentes, de se meterem em confusões, se apaixonarem e lidar com outros conflitos típicos da adolescência, mas são adolescentes que questionam o sentindo da vida. Que buscam a resposta para as últimas palavras do general Simón Bolívar: Como posso sair deste labirinto?

“ Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. (..) Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
p.55 e 56

Por fim, preciso dizer que gosto muito do título do livro em português! Alasca é um enigma. Divertida, bonita, rebelde, inteligente, misteriosa e imprevisível, ela não chega a mostrar realmente quem é nem para seus amigos e nem para o leitor. É por isso que ela é motivo de fascínio para Gordo (e para nós!), embora ela também o assuste um pouco. De uma forma ou de outra, gostei muito de conhece-la! Depois de ler “Quem é você, Alasca?” John Green entrou definitivamente para a minha lista de autores preferidos e mal posso esperar para ler mais um livro dele - que eu acho que será “O teorema de Katharine” ;)


Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

4 comments:

Nathalya Santos disse...

Até hoje não li sequer um livro do John Green, mas pelas resenhas que li, tenho quase certeza de que ele se tornará um dos meus autores favoritos (comprei "O Teorema Katherine" e só estou esperando chegar pra tirar a prova haha). Se não fosse por você, acredito que eu jamais ouviria falar do "Quem é você, Alasca?", me interessei muito pela história e tô super ansiosa para lê-lo. Ah, e na Saraiva tem esse livro, foi o único lugar que eu o encontrei (mas, infelizmente, por um preço meio salgado). Enfim, obrigada pela indicação ;)

Vitor Souza disse...

Nathalya:

Aposto que vai gostar! O estilo de escrita do JG é encantador.

Sério que achou tão fácil?? :o Será que a editora laçou uma nova edição então?

Enfim, obrigado pelo elogio e pelo comentário

ps: ainda não li Katherine! Mas estou morrendo de vontade de ler.

Polie disse...

Finalmente voltei para cá! Yey!
Eu sou louca para ler os livros do John Green, muita gente comenta, seja para bom ou para ruim, mas o que mais me interessa mesmo é esta preocupação de criar personagens profundos, chama a atenção.
Vi esse livro para vender na livraria daqui, mas 'tava tão caro que eu não tenho como gastar um dinheiro desses em livro no momento. :\ Se duvidar vou acabar comprando para ler no pc mesmo.
Ainda bem que você não colocou spoiler e só me deixou com mais vontade de ler. \o/
Bj ;*

Anônimo disse...

Gostei da dica do novo livro. Comprei ontem A culpa é das estrelas, já estou no cap XII, de tanto que gostei.
Sou assim, gosto de livros profundos, que nos façam o bem maior de apenas distrair. Finalmente uma esperança em meio a eses livros de fantasia que viraram modinha. Não me entenda mal, nda contra, apenas prefiro sofrimentos possiveis.
Aqui o comentario vai ficar anonimo pq tdas as minhas contas são assim.
obg mais uma vez pela dica de Quem é vc alaska
bjuz Maida

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)