A mágica de Cameron Crowe!

Você conhece o diretor Cameron Crowe? Se sua resposta é “não” posso apostar que é provável que conheça muitos dos filmes dele, mas que não tenha prestado atenção no nome dele nos créditos! Ou não... de qualquer forma, foi isso que aconteceu comigo. Um dia, uma amiga minha foi olhar a lista dos meus “favoritos” no filmow e decidiu me perguntar se eu tinha notado que muitos filmes do Cameron Crowe estavam na lista. Meu primeiro pensamento e minha resposta para ela: who???? Kkkkk Lerdo que sou nunca iria notar isso se ela não falasse! Mas que bom que ela me deu essa chamada, pois aí pude conhecer mais sobre o diretor que acabou se tornando um dos meus favoritos (ou já era e eu não sabia hehe).  Então... Quer conhecer mais sobre o trabalho dele também? Como diz o Chapolin Colorado, sigam-me os bons!

Quem é Cameron Crowe?

Cameron nasceu em Palm Spings, California, mas cresceu em San Diego. nerd Dotado, Crowe se formou no High School com apenas 16 anos! Ele já escrevia artigos para o jornal underground The San Diego Door” e para a revista “Creem" quando, ainda aos 16 anos, conheceu Ben Fong-Torres, editor da Rolling Stone, que o convidou para trabalhar na revista (fato que mais tarde iria inspirar seu roteiro para o filme “Quase Famosos”). Ele teve então oportunidade de acompanhar e entrevistar grandes nomes da música como Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd, Eagles, Linda Ronstadt, Rory Gallagher e Elton John. Inclusive, Fong-Torres comentou em uma entrevista que todos adoravam Crowe e que por isso o mandavam fazer as entrevistas mais difíceis, com artistas que odiavam a revista. Muito massa, não? 

Um fato engraçado aconteceu quando ele tinha 22 anos, uma ideia tão inusitada que atraiu a atenção da editora Simon & Schuster: a criatura simplesmente decidiu se passar por um estudante de High School e relatar a experiência depois. Coisa de filme! E de fato virou filme. O livro contando essa aventura saiu em 1981 com o nome de “Fast Times at Ridgemont High: A True Story" e logo virou um best seller. O filme baseado no livro – que no Brasil ganhou o título de Picardias Estudantis - foi lançado em 1982, roteirizado pelo próprio Crowe e dirigido por Amy Heckerling (As Patricinhas de Beverly Hills). No elenco, os até então quase desconhecidos Sean Penn, Forest Whitaker e Nicolas Cage (que ainda usava o nome Nicolas Coppola). E a experiência de trabalhar com cinema deve ter sido muito boa, pois daí ele decidiu trocar de vez os textos jornalísticos por roteiros de filmes e direção!
Fonte: wikipedia

Os filmes

Bem, agora que já falei um pouquinho sobre o diretor que tal falar sobre os meus filmes preferidos dele? São ótimos! E sua filmografia não é tão grande, então não é difícil conseguir ver tudo em um final de semana.

5) Jerry McGuire – A grande virada (Jerry McGuire, 1996)

Elenco: Tom Cruise (Missão Impossível), Cuba Gooding Jr (Homens de Honra), Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones), Kelly Preston (Por Amor), Regina King (Ray), Jonathan Lipnicki (O Pequeno Stuart Little), Bonnie Hunt (À Espera de Um Milagre) e Jerry O'Connell (Conta Comigo).

Sinopse: Jerry Maguire é um agente esportivo bem-sucedido que numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano para com eles. Este fato provoca sua demissão e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um temperamental jogador de futebol americano.

Prêmios: Venceu um Oscar (melhor ator coadjuvante), além de ter sido indicado a outros quatro (melhor ator, melhor filme, melhor montagem e melhor roteiro original). 

Comentários: O filme mais premiado do Cameron. Critica o fato de que o esporte muitas vezes deixa de ser apenas sobre a paixão pelo jogo e passa a se tratar puramente de interesses comercias e políticos. Porque que é a película do Cameron na última posição da minha lista? Nem sei kkk talvez não estivesse com muito humor para ver filme no dia que vi “Jerry Mcguire” e por isso não tenha me conectado tanto com a história quanto com os outros da lista. (isso só acontece comigo?) Ou vai ver é porque não gosto mesmo de esportes! haha Anyway, "Jerry Mcguire" é sim um bom filme e que demonstra uma grande sensibilidade. É também uma história que investe muito no desenvolvimento dos personagens e que tem excelentes atuações, desde Tom Cruise e Cuba Gooding Jr ao pequeno Jonathan Lipnicki

“Eu me odiava. Não, não, não. Aqui está a verdade: eu odiava o meu lugar no mundo. Eu tinha tanto a dizer e ninguém para me ouvir. E então aconteceu. Foi a coisa mais estranha, mais inesperada. Eu comecei a escrever o que eles chamam de declaração de missão”  

Playlist com músicas da trilha sonora: 

4) Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo, 2011)

Elenco: Matt Damon (Gênio Indomável), Scarlett Johansson (Encontros e Desencontros), Thomas Haden Church (Homem-Aranha 3), Angus Macfadyen (Coração Valente), Elle Fanning (Super 8), Colin Ford (Supernatural) e Maggie Elizabeth Jones (Ben and Kate)

Sinopse: Benjamin Mee é um pai de família que decide que precisa recomeçar sua vida após o falecimento da esposa. Desta forma, ele e seus dois filhos se mudam para um zoológico em péssimo estado de conservação, onde com a ajuda de uma equipe de funcionários tentam fazer com que o local recupere o brilho perdido.

Prêmios: Indicado a três Teen Choice’s Awards (Choice Movie: Drama, Choice Movie Actor: Drama e Choice Movie Actress: Drama)




Comentários: Consigo definir esse filme com uma palavra: fofo. Haha E não podia deixar de ser diferente, já que é o primeiro trabalho do diretor (e único até agora) feito para toda a família. As crianças vão amar os animais, os adultos vão amar o drama familiar, os adolescentes vão amar a descoberta do primeiro amor dos personagens do Collin e da Elle, os marmanjos vão ficar babando pela Scarlett Johanson e pela determinação que sua personagem demonstra (ou talvez só porque é a Scarlett mesmo) e por fim, todos vão ficar encantados pela pequena Maggie, que dá um show de fofura e talento.  A sensibilidade que Crowe demonstra ter em seus outros filmes aqui se faz ainda mais presente e assim temos uma bela história, que nos faz rir e chorar ao mesmo tempo. Ah, e claro, tem um zoológico! E quem não gosta de zoos, não é mesmo? ;) 

“Sabe, as vezes tudo o que você precisa são 20 segundos de uma coragem insana. Literalmente só 20 segundos de bravura e eu prometo a você que algo bom virá disso”

Playlist com músicas da trilha sonora:

3) Diga o que Disserem (Say Anything, 1989)


Elenco: John Cusack (2012), Ione Skye (Grand Hotel), Lili Taylor (O Preço de um Resgate), Jonh Mahoney (Frasier) e Joan Cusack (Uma Secretária do Futuro)

Sinopse: Diane parece estar com a vida feita: melhor estudante de sua classe, tem uma bolsa de estudos assegurada na Inglaterra. Até que, no último verão antes de sua viagem conhece Lloyd, um simpático rapaz com boas intenções, mas que não tem a mínima ideia do que quer fazer de sua vida.

Prêmios: O filme não ganhou nenhum prêmio... o que é um absurdo, não acham?


Comentários: Quem nunca viu em algum lugar a cena em que o personagem do John Cusack vai reconquistar a mocinha indo até a janela dela com um aparelho de som (boombox) em mãos tocando “In Your Eyes”? Clássico! Aliás, acho que “Say Anything” pode muito bem figurar na lista de clássicos adolescentes dos anos 80 junto com os filmes do John Hughes. E na lista brazuca de clássicos da sessão da tarde também. hehe Confesso que comecei a ver o filme achando que era só mais uma produção teen boba, mas terminei de assistir APAIXONADO por essa história e personagens. Cheio de frases inteligentes, o filme trata de forma bem humorada e romântica aquela difícil fase depois da escola que você tem que descobrir o que fazer da vida... é claro que me identifiquei muito com isso. Cameron Crowe mandou bem e começou sua carreira como diretor com o pé direito!

“Ninguém acha que isso vai dar certo, não é?”  
“Não. E você acabou de descrever toda história de sucesso”

Playlist com músicas da trilha sonora:

2) Quase Famosos (Almost Famous, 2000)

Elenco: Billy Crudup (Watchman), Patrick Fugit (Paixão Suicida), Frances McDormand (Moonrise Kingdom), Kate Hudson (Noivas em Guerra), Jason Lee (My Name Is Earl), Philip Seymour Hoffman (O Mestre), Zooey Deschanel (New Girl), Anna Paquin (True Blood)

Sinopse: Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

Prêmios: Venceu um Oscar (Melhor Roteiro Original), sendo que foi indicado a outros três (duas indicações para Melhor Atriz Coadjuvante e uma para melhor edição)

"Eu queria encontrar um meio de contar uma história que retratasse aquelas pessoas que nunca vou esquecer e todos os sentimentos que guardei após conviver com as bandas, fazendo entrevistas, indo aos shows" 
Crowe, sobre o filme 
(fonte: omelete)




Comentários: Amado pela crítica e adorado pelo público (exagerei? rs), acho que “Quase Famosos” pode ser considerado, juntamente a Jerry McGuire, o maior sucesso da carreira do Cameron Crowe. O mais interessante é que é um filme semi-biográfico (já falei lá em cima, neh? Rs)! A trilha sonora é fantástica e o roteiro é muuuuuito bem escrito, mostrando um garoto ingênuo e “inocente” que pula de paraquedas no mundo do “sexo, drogas e rock & roll” dos seus ídolos e assim começa a descobrir que tal mundo não é perfeito como ele achava... “Quase Famosos” é um daqueles filmes que tem que estar na sua lista de “PRECISO ver antes de morrer”, seja você fã do rock dos anos 70 ou não (eu não sou, mas mais por ignorância mesmo. Conheço poucas músicas da época... mas amei a trilha sonora. A questão é: mesmo eu, em toda minha ignorância, amei o filme a ponto de colocar ele em meu top 2!).

 “Nunca leve a sério, então você nunca irá se machucar. Nunca se machuque, você pode sempre se divertir. E se alguma vez você se sentir solitário é só ir à loja de CDs e visitar todos os seus amigos.”

Playlist com músicas da trilha sonora: 

1) Tudo Acontece em Elizabethtown (Elizabethtown,2005)

Elenco: Orlando Bloom (Piratas do Caribe), Kirsten Dunst (Homem Aranha), Alec Baldwin (30 Rock), Susan Sarandon (Thelma & Louise), Jessica Biel (O Ilusionista), Paul Schneider (A Garota Ideal) e Judy Greer (De Repente 30)

Sinopse: Drew Baylor é um designer cuja vida se torna completamente descontrolada em um dia fatídico. Indo para Elizabethtown visitar sua família, Drew conhece Claire. Ela é bonita, tem um temperamento inabalavelmente positivo e decidiu ser a garota que vai guiar Drew de volta para casa e ensinar a ele o que significa viver e amar durante o caminho.

Prêmios: Outro que não ganhou nadinha :(

Comentários: Meu filme preferido do Cameron Crowe e é o que talvez seja o menos popular dele. Não entendo por que... É tão maravilhoso! E é cheio de quotes legais, daquelas que te fazem querer correr para para postá-las no twitter (ou facebook. Ou tumbrl) kkkk Amo o fato de que o filme seja um romance com um humor tão peculiar que beira o trágico. I mean, o protagonista, depois do seu maior fracasso, se desfaz de todos os seus pertences, de tudo que era importante para ele e que parecia de fato definir quem ele era, e quando está pronto a cometer um ato drástico e sem volta (em uma bicicleta ergométrica!) é salvo por um telefone da irmã... dizendo que o pai dele havia morrido e que ele tinha que voltar para casa para ajudar no funeral!  É tão trágico e cômico ao mesmo tempo que eu sinceramente acho brilhante.




Então, ele volta para sua cidade natal como um filho pródigo, pois acabou se distanciando da família ao se focar no trabalho, e acaba encontrando esperança no formato de uma aeromoça um tanto louquinha, que o ajuda a entrar em uma jornada para reencontrar a si mesmo e redescobrir o amor e o sentido da vida. Ela mostra para ele que as falhas e os fiascos acontecem, mas que eles não podem definir uma vida inteira, que “seguir em frente e recomeçar” é sempre possível. Pode soar brega, mas é tão lindo! Ok, fiquei animado demais kkkk  Anyway... Elizabethtown é romance, drama, road movie (com um toque de humor) e ainda passa uma mensagem muito forte de forma muito graciosa. Foi o primeiro filme do Crowe que vi e é o que mais gosto, pois senti uma ligação muito grande com a história, os personagens, a mensagem e o modo como Crowe conduz a história. 

“Você quer ser realmente bom? Então tenha coragem de falhar e ainda ficar por aqui! Faça-os se perguntarem porque você continua sorrindo. Essa é a verdadeira grandeza para mim.”

Playlist com músicas da trilha sonora: 

-----------------------------

Bem, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse diretor fantástico que é o Cameron Crowe! Se não viu os filmes ainda, tá esperando o que? Haha brincadeira. Se já viu, qual seria o seu top 5? Deixe sua opinião nos comentários :)

#Seeya

PS: Os outros filmes do Cameron Crowe são... Vida de Solteiro (1992), Vanilla Sky (2001) e os documentários musicais “Pearl Jam Twenty” (2011) e “The Union” (2012). Ele também atuou apenas como roteirista nos filmes “Vida Selvagem” (1994) e "Picardias Estudantis" (1982)

PS2: Perceberam que ele gosta bastante dessa temática de alguém que perdeu tudo e/ou estava perdido, mas que acaba superando as adversidades? Acho muito legal :D Ele também tem a habilidade de transformar enredos aparentemente simples em algo.. cheio de significado, entendem? 

PS3: o próximo filme do Cameron vai se passar na guerra fria, contando a história de um ex-militar que é isolado em uma ilha do Havaí para supervisionar o lançamento de um satélite espião. Parece bastante diferente de tudo que ele já fez, mas aposto que não irá fugir dessa temática que comentei acima! O elenco confirmado até agora é muito bom: Bradley Cooper, Emma Stone e Rachel McAdams.

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

3 comments:

Polie disse...

Hey! Adorei essa seleção de filmes de diretor. Aó assisti completos dois deles: Elizabethtown e Compramos um Zoo, gostei, mas meu preferido foi Elizabethtown. :'D Escutei algumas críticas negativas desse filme, mas eu achei tão adorável que não entendi. hahaha Quase Famosos eu vi só algumas partes por que sempre pego o filme pela metade.
Eu sou dessas que gosta de entrar no perfil do diretor quando gostei de um filme, ajuda na maioria das vezes.
'Té mais. ;*

Vitor Souza disse...

Hey, Polie!

Também não entendo as criticas negativas a Elizabethtown... é um filme tão bom!

E eu também acabei criando esse costume de ir olhar quem é o diretor rs

Obrigado pelo comentário

Bárbara Kruczyński disse...

Olha, Vitor! Adorei seu post e as playlist acompanhando a leitura ficaram ótimas!!!! No meu top 5, certeza que ALMOST FAMOUS estaria em primeiro kkkkkkkkkkkk (o rock não me deixa dizer o contrário). Adoro os outros. Mas na certa,'' Jerry McGuire'' estaria bem mais a frente (vc viu o discurso de agradecimento do Cuba Goodind Jr. no youtube qndo ele ganhou o Oscar??? é a coisa mais emocionante ever!!). Ainda não conferi ''Compramos um Zoológico'' e ''Diga o que Disserem'' eu vi tem muito tempo já ''Tudo Acontece em Elizabethtown'' é perfeito e vi centenas de vezes também. Quero ver esse documentário que ele fez sobre o Pearl Jam pra ontem....

= )

Ansiosa por mais filmes dele SEMPRE!

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)