O Homem de Aço


SPOILERS! (depois não diga que não avisei...)

Você já assistiu algo que te surpreendeu – por não ser o que você esperava – mas que você não sabe ao certo se foi uma surpresa positiva ou negativa? Eu tive essa reação ao assistir “O homem de aço”, novo filme do herói mais famoso do mundo.  A questão é: eu nunca fui do super-homem. Nunca li as HQs ou vi os filmes. Minha experiência com o herói não passa das duas séries de TV que ele teve (Smallville e Lois & Clark) e o desenho da liga da justiça. Entretanto, eu – e aposto que todo mundo o famoso povão – sempre conheci a história do alienígena superpoderoso que foi mandado para a terra quando seu planeta foi destruído e que foi adotado por fazendeiros. O que quero dizer é que mesmo que você nunca tenha visto ou lido nada sobre o superman, você conhece a história pelo menos de ouvir falar. Por isso, fui ao cinema esperando um reboot semelhante ao do Homem Aranha, contando basicamente a mesma história que eu já conhecia, mas não foi bem o que aconteceu. O que é algo bom! Mas que não deixou de ter alguns problemas. Vamos à ficha técnica:

Men of Steel (2013)

Direção: Zack Snyder

Roteiro: David S. Goyer

Produção: Christopher Nolan , Charles Roven, Deborah Snyder e Emma Thomas

Música: Hans Zimmer            Duração: 148 minutos

Elenco: Henry Cavill (The Tudors), Kevin Costner (Os Intocáveis), Diane Lane (Mar em Fúria), Amy Adams (O Vencedor), Michael Shannon (Vanilla Sky), Ayelet Zurer (Pandorum), Russell Crowe (Gladiador), Harry Lennix (Ray), Lawrence Fishburne (Matrix) e Christopher Meloni (Law & Order).

Sinopse: No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent/Kal-El é um jornalista de vinte e tantos anos que se sente alienado por poderes além da sua imaginação. Transportado anos antes de Krypton, um planeta distante e muito mais avançado, para a Terra, Clark luta com a questão derradeira, 'Por que estou aqui?'. Moldado pelos valores dos seus pais adotivos, Martha e Jonathan Kent, Clark descobre que ter habilidades extraordinárias significa tomar difíceis decisões. Quando o mundo precisa desesperadamente de estabilidade, uma ameaça ainda maior surge. Clark precisa se tornar o Homem de Aço, para proteger as pessoas que ama e brilhar como o guia para a esperança do mundo - o Superman


Bem, o começo o filme é muito interessante, mostrando a mitologia de Krypton e justificando as ações do principal vilão ao longo do filme. O problema é que depois disso a película adota um tipo de narração que na minha opinião atrapalhou um pouco o desenvolvimento da história. Parece que tudo acontece rápido demais... Pelo menos até Clark descobrir sua origem e conhecer Lois Lane. A infância e a adolescência do Clark são mostradas por flashbacks, o que faz sentido já que evita perder tempo com algo que todo mundo já sabe, mas aí logo depois da sequência inicial - em Krypton - o filme já mostra um Clark Kent adulto, barbudo e em um lugar que não é Smallville nem Metropolis e isso acaba causando um choque. Pelo menos em um primeiro momento; depois você acaba entendendo a proposta narrativa.


Ayway, “Man of Steel” mostra um super-homem em conflito, em busca de sua origem e do seu lugar, seja na terra ou não.  A a mão de Nolan na produção fica evidente com o tom de “realismo” que ele dá para essa jornada do herói que é muito interessante. Inclusive, uma coisa que eu gostei bastante é de terem colocado o Zod para ser o grande vilão desse primeiro filme, pois é coerente com essa jornada de autoconhecimento do herói. Ele não é humano, mas também a terra foi a única casa que ele conheceu... Ele deveria então proteger os humanos ou fazer qualquer coisa para restaurar sua raça assim como Zod, mesmo que isso signifique colocar a terra em perigo? Além disso, gostei de ver um super-homem que tem fraquezas e não aquele herói invencível, que não possui nenhum dilema e que só pode ser derrotado por uma pedra verde...

Quanto ao elenco, Henry Cavill fez um ótimo trabalho. Quando foi anunciado que ele faria o super-homem não achei ter sido uma boa escolha... O achava sério demais e com pouco carisma. Porém, além de ser um bom ator, Henry passa um ar de força e vulnerabilidade ao mesmo tempo que combina com o filme.  Os outros dois grandes destaques do elenco – na minha opinião – são a Amy Adams (*-* fugindo do esteriótipo de mocinha sempre em perigo, mas sem deixar de ser uma mocinha), que interpreta a Lois Lane, e o Kevin Costner, que interpreta Jonathan Kent, o sábio pai adotivo de Clark.



Para terminar, preciso falar dos efeitos especiais, que estão ótimos! Sério, de deixar Michael Bay com inveja! O filme não tem aquela estética que a gente está acostumado em ver nos outros filmes do Zack Snyder - como em 300, Sucker Punch e Watchman - mas as cenas de ações são ÉPICAS. É impossível tirar os olhos da tela! Muita gente está reclamando, dizendo que tem destruição demais no filme, mas, anyway... é muito massa!

Então é isso! Embora tenha alguns problemas, O Homem de Aço é um bom blockbuster, que coloca o nome da DC para bater de frente com a Marvel no cinema. Agora é esperar que Liga da Justiça aconteça mesmo!

PS: O filme estreia dia 15/07. Já garantiram seus ingressos?

PS2: Quero Lex Luthor e Kara (Supergirl) no próximo filme! Quem vocês acham que poderia interpretá-los? Eu gostaria de ver o Mark Stong vivendo o Lex e acho que a Chloe Moretz seria uma ótima Supergirl. Ou a Hayden Penettiere ou a Teresa Palmer se eles quiserem uma atriz mais velha.

Ps3: o filme terá cópias tanto 2D quanto 3D. Assisti em 3D e... acho que não faz muita diferença. Até porque o filme não foi gravado no formato, mas convertido na pós-produção... 

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)