Tigres em dia Vermelho, Liza Klaussmann

 '' As casas são assombradas
Por camisolas brancas.
Nenhuma é verde,
Nem roxa com bainha verde,
Nem verde com bainha amarela,
Ou amarela com bainha azul,
Nenhuma delas é estranha...

Ninguém vai sonhar
Com caramujos e orangotangos.
Só um ou outro marinheiro velho,
Bêbado dorme de botas,
E pega Tigres
Em dia vermelho


Desencanto das dez horas,
Wallace Stevens
Tradução:Paulo Henriques Britto ''



O primeiro romance da jornalista norte-americana Liza Klaussmann, ''Tigres em Dia Vermelho'' (Editora Intrínseca), conta a envolvente história das primas Helena e Nick. Elas foram criadas em uma charmosa casa de praia na ilha de Martha's Vineyard e,  paralelamente ao fim da Segunda Guerra Mundial, elas iniciam os preparativos para adentrar o mundo adulto e se casarem. Se separando uma da outra pela primeira vez. Helena irá se mudar para Hollywood, onde seu noivo a espera, enquanto Nick embarca para Flórida onde se juntará ao marido, Hughes, um jovem oficial que estava servindo as forças armadas em Londres

Para as duas, que cresceram passando os verões na Tiger House, aproveitando os dias quentes e as noites regadas a bebidas e banhos de mar, o mundo parece cheio de possibilidades. Contudo, Nick e Helena percebem que a realidade não corresponde ao que sonhavam, e, com o passar dos anos, as viagens para Tiger House assumem uma nova obscuridade. Pois à beira da década de 60, a filha de Nick, Daisy, e o filho de Helena, Ed, fazem uma descoberta sinistra, que rouba a aura de felicidade da ilha e lança os corações da família às sombras. 

O livro se desdobra em camadas, pois é narrado a partir de cinco perspectivas ~ quem nos conta a história são as duas primas, Helena e Nick, seus filhos, Ed e Daisy, e ainda o marido de Nick, Hughes. Essa opção interessante  de narrativa que a autora escolheu dá a nós leitores diversos panoramas das situações decorrentes durante a leitura. Já que, como leitor, você acaba entrando na mente de cada personagem e obtêm distintas opiniões sobre o que eles pensam um do outro. 

Desconstruindo os personagens

Nick nos é apresentada como uma mulher forte que ama seu marido e que, em um primeiro momento, nem queria ter filhos, mas que se propõe a ser mãe quando descobre que talvez seu casamento não seja lá essas perfeições todas e mesmo com a maturidade, ela não deixa de arrancar suspiros onde quer que vá.


Hughes, marido de Nick, esconde alguns segredos, mas quando chega a hora de contar a sua versão dos fatos até que dá um caldo de galã e garanhão da parada, além disso, é um pai muito carinhoso e um tio tremendamente preocupado com o sobrinho.

Daisy, filha de Nick e Hughes, é a mocinha determinada da história que tudo que queria era a atenção de Tyler, o moço paquerador da ilha que vive de olho na mãe dela.

Helena, é a prima que vai te deixar querendo esmurrar a parede muitas vezes, pois os acontecimentos na vida matrimonial dela não são nada perfeitos, mas pior que isso é que ela encara o fato como uma tramóia da prima ''para controlar a vida dela'' e não se dá conta das loucuras e devaneios do marido. Sem contar que há algo de muito errado em Ed, seu filho, e ela vê a estranheza do garoto como uma ''força que ela não teve para lidar com o mundo''.

Ed, é realmente o mistério da história ~não é atoa que sua narração é a última~, desde que ele e Daisy fazem a descoberta de algo horrendo na ilha, tudo muda e você começa a reparar que ele tem um Q de '' Dexter Morgan'', mas calma que nada se revela tão simples assim. Algo que você só consegue saber de Ed é que ele tem um carinho muito especial por sua prima e que seria capaz de ir além do que se imagina para que as pessoas ao redor não a machuquem.

Bem, particularmente, achei um livro muuuuuuuuuuuito visual. Certeza que se fizerem filme vai ser daquele de ir para premiações e tal. O universo de épóca que ele revela e constrói é muito bem detalhado pela escritora e nos deixa querendo mais a cada página virada. O enredo de tão atraente te deixa em choque com os acontecimentos e os personagens são muito bem arquitetados. Se vcs forem fazer um playlist para acompanhar a leitura se inspirem nas músicas que foram citadas no livro! Pois a  Nick é uma amante do bom e velho JAZZ e isso traz um ótimo ritmo para ler.

Ficha Técnica
Tigres em Dia Vermelho
( Liza Klaussmann)
(Intrínseca, 2013, 1 Edição)

Por fim, é bom dizer que Tigres em dia vermelho é uma estreia e tanto, pois é um romance permeado de mistério, traição, paixão e violência, tudo isso escondido sob a fachada de polidez e riqueza dessa família nada comum. 
Com efeito, é um suspense familiar que vai te deixar de boca aberta em seu surpreendente e emocionante desfecho. Não é uma leitura que abrange o universo teen, mas sua complexidade é de uma maturidade excelente para ultrapassar barreiras. (Vou esperar pelo próximo livro de Liza na certa) 

Vocês podem conferir o primeiro capítulo aqui!

O livro está nas livrarias de todo o Brasil!

See Ya

B.

Ps: Curtiu: comenta, dá like, twitta e continue visitando o blog!
; )

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)