Adapte meu livro preferido direito, Hollywood! #2


Depois de tudo isso que eu falei na primeira parte do post (e também porque amo listas! haha), que tal a gente dar uma olhada em algumas adaptações que chegarão às telonas nos próximos meses? Será que vão fazer jus ao material original?

1. Adaptações de livros que já li

Vampire Academy


. Autora do livro: Richelle Mead

Nota: O primeiro livro recebeu o nome de “O Beijo das Sombras” no Brasil. Todos os seis livros da série já foram lançados aqui e um spin-off ainda estás sendo publicado.

. Diretor e roteirista do filme: Mark Waters/ Daniel Waters

Nota: o filme recebeu o nome de “Vampire Academy: O Beijo das Sombras” no Brasil. Estreia aqui em 14 de março.

Como já disse em outro post, acho VA uma das melhores séries Young-Adults, principalmente do gênero “fantasia”. Logo, quando anunciaram que produziriam um filme e que o diretor seria o mesmo de Mean Girls (um dos melhores filmes teen da década passada, em minha opinião) fiquei ansioso. O problema é que a cada material promocional que sai fico mais desanimado e frustrado... Claro que ainda não vi o filme, mas a impressão que dá é que é um daqueles filmes trash bem classe D, sabe? Aquela cena da Rose dando um soco na Mia e ela caindo dura é bizarra... parece até tirado daqueles filmes de sátira como “Que os Vampiros se Mordam”. Porém, o pior de tudo é que estão promovendo o filme como sendo uma história adolescente qualquer. Não há nenhuma menção a mitologia criada pela Richelle, o que em minha opinião é o que traz o diferencial da série. Mas sabe como dizem: a esperança e é a última que morre. Espero, espero mesmo, que eu esteja errado e que o filme surpreenda... Quero muito colocar VA na minha lista de boas adaptações!

Divergente 


. Autora do livro: Veronica Roth

Nota: Os dois primeiros livros da trilogia já foram lançados no Brasil. O terceiro (surpreendente! Mas um pouco decepcionante por se tratar do livro final) está para ser lançado. Resenha deles aqui e aqui


. Diretor e roteirista do filme: Neil Burger/ Vanessa Taylor

Nota: o filme estreia em 21 de março no Brasil


Ao contrário de VA, minhas expectativas para Divergente estão altíssimas! A trilogia é surpreendente e pode ficar excelente na telona. Gostei do material promocional que saiu até agora e me pareceu que Veronica esteve acompanhando todo o processo, visitando as locações de filmagem, participando da escolha do elenco e tal; o que me tranquiliza. Cadê março que não chega?

A culpa é das estrelas 

 
 . Autor do livro: John Green

Nota: resenha do livro aqui

. Diretor e roteirista do filme: Josh Boone / Scott Neustadter e Michael H. Weber

Nota: estreia no Brasil em 15 de agosto

Preciso comentar: achei muito engraçado Miles Teller e Shailene Woodley interpretarem namorados em “The Spectacular Now” e depois inimigos em Divergente. Shailene, em Divergente, também interpreta a irmã de Ansel Elgort, sendo que em “A culpa...” os dois interpretam namorados. Haha Aleatório? Acho que não.

Anyway, “A culpa é das estrelas” é outra adaptação pela qual mal posso esperar. É o meu livro preferido do John Green e espero que mantenham o espírito maduro e reflexivo da obra dele! John, assim como Veronica, também acompanhou de perto a produção do filme, o que é um ótimo sinal. O trailer acabou de sair e eu amei! Excited? HELL YEAH!

Mockingjay


. Autora do livro: Suzanne Collins

Nota: o terceiro livro recebeu o nome de “A Esperança” no Brasil. Toda a trilogia já foi lançada por aqui.

. Diretor e roteirista do filme: Francis Lawrence / Danny Strong

Nota: Mockinjay será dividido em dois filmes. A primeira parte estreará em novembro de 2014 e a segunda em 2015

Jogos Vorazes”, minha distopia preferida, teve seu primeiro livro adaptado para os cinemas em 2012 e ufa, fizeram tudo direitinho! Bom roteiro, elenco perfeito (registro aqui meu amor pela Jennifer Lawrence, a Katniss perfeita), locações excelentes, figurino espetacular, boa trilha sonora, efeitos especiais de primeira... E a adaptação do segundo livro, “Em Chamas”, conseguiu ser ainda melhor! Então claro que estou confiante de que Mockingjay parte 1 e 2 (acho desnecessário dividir o livro em dois filmes, mas enfim..) fechará a saga com chave de ouro!

A menina que roubava livros


. Autor do livro: Markus Zusak

. Diretor e roteirista do filme: Brian Percival/ Michael Petroni

Nota: o filme estreou no Brasil em 31 de janeiro 

Este eu já assisti. Estava esperando há MUITO tempo que essa história fosse para os cinemas e... Achei que foi uma boa adaptação, embora o feeling poético do livro tenha sido perdido. O livro também causa bem mais impacto ( não tenho certeza do porquê) porém, o filme não deixa de emocionar. O elenco foi muito bem escolhido e a história foi bem contada. Vá assistir sem medo de se decepcionar!

2. Adaptações de livros que não li

Maze Runner


. Autor do livro: James Dashner

Nota: o primeiro livro ganhou o título de “Correr ou Morrer” no Brasil. A trilogia e um prelúdio da série já foram lançados aqui.

. Diretor e roteirista do filme: Wes Ball/ Grant Pierce Myers, T.S. Nowlin e Noah Oppenheim

Nota: o filme estreia em setembro nos EUA


Muita gente ama essa série e ela já está na minha lista de “próximos livros a serem lidos” faz algum tempo. É difícil ter expectativas para algo que não conheço, mas pelo que li e ouvi, quem leu está com bem animado. Espero que não decepcione!

If I Stay


. Autor do livro: Gayle Forman

Nota: o livro recebeu o nome de “Se Eu Ficar” no Brasil

. Diretor e roteirista: R.J. Cutler e Shauna Cross

Nota: o filme estreia em agosto nos EUA

Quando li a sinopse fiquei um pouco apreensivo, pois tive aquela sensação de “já vi isso antes”. Porém, os comentários no skoob são bem positivos e o filme tem a talentosa Chloe Moretz no elenco. Tentarei ler antes de o filme estrear!

Horns


. Autor do livro: Joe Hill

Nota: o livro recebeu o nome de “O Pacto” no Brasil

. Diretor e roteirista do filme: Alexandre Aja/ Keith Bunin

“Horns” foi escrito pelo filho do Stephan King, "o mestre do terror e suspense". De fato, parece ser uma história bem tensa. Até agora só vi fotos do Daniel Radcliffe usando um par de chifres e li o pessoal reclamando da escalação do ator para o papel principal. No elenco também está Juno Temple, uma das novas promessas de Hollywood.

The Giver 


. Autor do Livro: Lois Lowry

Nota: ganhou o nome de “O Doador” no Brasil


. Diretor e roteirista do filme: Phillip Noyce/ Michael Mitnick

Nota:
estreia em agosto nos EUA

Nunca tinha ouvido falar do livro até ler o anuncio da adaptação. O que me chamou atenção? O elenco! Meryl Streep, Jeff Bridges, Cameron Monaghan, Alexander Skarsgård e a fofa Taylor Swift. Mas, além disso, é uma distopia – gênero que eu gosto bastante – e o diretor tem em seu currículo um dos filmes que mais me fizeram chorar na vida: “Geração Roubada”.

Gone Girl 


. Autora do livro: Gillian Flynn

Nota: o livro recebeu o nome de “Garota Exemplar” no Brasil

. Diretor e roteirista do filme: David Fincher / Gillian Flynn

A bárbara já fez uma resenha desse livro, que foi um sucesso enorme de vendas nos EUA no ano passado, e pelo que ela falou a história é bem densa. David Fincher assume a direção depois de fazer um trabalho decente na adaptação de “Os homens que não amavam as mulheres” e o elenco conta com Ben Affleck e Rosamund Pike (a melhor Jane *-* - P&P). Achei legal que a própria autora roteirizou o filme!

Clique aqui para ler a resenha de “Garota Exemplar”

---
Então é isso, pessoal. E vocês, que filmes colocariam nas suas listas de boas e más adaptações? Tem alguma que está contando os dias para ir conferir?

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)