Caçadores de Obras-Primas de George Clooney


Nesta sexta-feira, 14, chega aos cinemas nacionais o nada convencional ''Caçadores de Obras-Primas''. A película tem direção e produção de George Clooney e mostra um ângulo da segunda guerra mundial ainda não visto. Baseado em fatos reais e adaptado do livro '' The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves and the Greatest Treasure Hunt in History'' de Robert M. Edsel e Bret Witter  a história conta como um  grupo de curadores de museus, designers, escultores, teatrólogos, se juntaram para salvar as obras de artes roubadas pelos nazistas para um suposto museu que seria criado para o deleite de Hitler.


O longa se inicia com obras de arte de várias partes da Europa sendo retiradas de seus templos, igrejas e museus e sendo levadas para algum lugar pelos nazistas. Nas cenas seguintes, vemos o museólogo Frank Stokes, personagem de Clooney, tentando convencer o então presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, e o general Eisenhower de que essas obras não podem chegar as mãos do Führer de forma alguma, pois dados da história humana estariam sendo destruídos. Meio a guerra, a idéia de Stokes é reunir um grupo de especialistas vindo de vários estados e países para colaborar na missão de reencontrar as obras de arte e devolvê-las ao seus locais de origem sem danos. 




Com a autorização da missão, Stokes consegue reunir o curador James Granger (Matt Damon), o escultor Walter Garfield (John Goodman), o arquiteto Richard Campbell (Bill Murray), o produtor teatral Preston Savitz (Bob Balaban), o designer francês Jean Claude Clermont (Jean Dujardin) e seu velho amigo inglês, Donald Jeffries. Juntos eles embarcam para o campo de guerra onde farão um treino básico e seguirão as rotas das obras levadas. Com a ajuda do soldado Sam Epstein (Dimitri Leonidas) e da historiadora francesa Claire Simone, a linda e talentosérrima Cate Blanchett, o grupo fará o que for possível para completar a missão. No decorrer dela, eles vão se separando em duplas e fazendo o seu melhor. Aqui e ali, vão sofrendo perdas, mas começam a constatar cada vez mais que a ARTE VALE À PENA.

A película tem uma excentricidade tamanha e tanto diverte quanto te faz refletir nos momentos necessários. A causa dos reais ''monuments men'' é nobre e válida! A conservação das nossas muitas culturas não teriam sobrevivido se um punhado de gente não tivesse sido tachado de louco e lutado por elas. Hoje temos ai milhares de obras de arte (esculturas, pinturas e etc) que foram salvas por eles e com o estabelecimento da Fundação Monuments Men o que se perdeu continua ainda sendo procurado e sempre terá alguém para lutar por eles. Porque como fala o personagem de Clooney no filme: '' não é só um quadro, é a vida de alguém ou a história de alguém que poderia ter sido destruída!'' e isso nos faria esquecer da nossa humanidade.

Bem, o filme estava previsto para ser lançado em dezembro na tentativa de entrar nas premiações, mas como a pós-produção necessitou de mais tempo, Clooney deu seu jeitinho com o estúdio e o filme estréia agora em fevereiro no mundo todo. No ínicio das gravações também houve uma troca de atores. Daniel Craig que interpretaria James Granger teve que cancelar sua participação devido a conflito de agenda. Saiu Daniel entrou Matt Damon. E este papel lhe caiu muito bem. Aliás, todo o elenco ficou perfeito. A química aparece na tela como se realmente fossem amigos há bastante tempo, como de fato alguns deles são.

Outro fator positivo do filme é que o enredo é muito atraente e destingui-se dos outros filmes sobre a segunda guerra mundial. Clooney mandou bem no projeto, tanto na direção quanto na produção. Ah, não dá pra não deixar de falar  da trilha sonora que foi composta pelo maravilhoso Alexandre Desplat! Tons certos na hora certa são com ele mesmo!!!



Ficha Técnica: Caçadores de Obras-Primas ( The Monuments Men). Elenco: Matt Damon, John Goodman, Bill Murray, Cate Blanchett, Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Bob Balaban. Roteiro: George Clooney & Grant Heslov.  Direção: George Clooney. Lançamento: 14 de Fevereiro de 2014. Gênero: Histórico, Aventura, Guerra. Nacionalidade: EUA, Alemanha. 1h58min. Distribuidora: FOX FILMES
Ponto negativo: o filme tem um pouquinho daquele tom imperialista dos norte-americanos!

Trailer


Bem, é isso!

Marque na agenda: 14 de Fevereiro nos cinemas!!!!

Visite: https://www.facebook.com/CacadoresDeObrasPrimas


See Ya.
B-


Ps: Assista o elenco no programa do Jimmy Kimmel!! É hilário. Link aqui!

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook