O melhor de Audrey Hepburn

Quem nunca viu essa imagem ao lado? Ela é do filme “Bonequinha de Luxo”, um clássico protagonizado pela maravilhosa Audrey Hepburn, sobre quem eu falarei hoje. Audrey foi um dos maiores nomes de Hollywood; graciosa, elegante, encantadora, amável e talentosa, ela ganhou e continua a ganhar muitos corações de cinéfilos. Certamente ganhou o meu! Bastou ver um filme dela para que eu virasse fã e desde então tenho tentado ver sua filmografia. Ainda não consegui ver tudo, mas já tenho os meus preferidos e recomendo muito que vejam!

Quem foi Audrey Hepburn?

Audrey já idosa em seu trabalho com a UNICEF
Audrey Hepburn-Ruston (nascida Audrey Kathleen Ruston) nasceu em Ixelles, Bélgica, em 4 de maio de 1929. Com apenas nove anos ela foi mandada por sua mãe para um internato na Inglaterra, onde se apaixonou por balé. Tentou seguir carreira como bailarina, chegando até mesmo a ingressar na prestigiada academia de dança “Marie Lambert”, porém foi considerada por sua professora alta demais e com pouco talento para se tornar uma bailarina prima. Desiludida, ela então começou a trabalhar como modelo e mais tarde se interessou pela atuação. O primeiro trabalho de Audrey como atriz foi no documentário Dutch in Seven Lessons (1948), porém o estrelato só viria mesmo após ela protagonizar o filme “A Princesa e o Plebeu” (1953). Em 1987, ela deixou de lado a atuação para se concentrar no seu trabalho como embaixatriz da UNICEF. Audrey faleceu em 1993, aos 63 anos, vítima de câncer. 
Fonte: wikipedia
       
                            Curiosidades: 

. O pai de Audrey abandonou a família quando ela tinha apenas 6 anos de idade. Eles só se encontraram novamente muitos anos depois. 

. Audrey e sua família estavam na Holanda quando o país foi invadido pelos Alemães durante a segunda guerra. Ela passou por muitas dificuldades durante tal período, chegando até mesmo a passar fome.

. Ela era fluente em cinco línguas: inglês, espanhol, francês, holandês e italiano.

. Audrey está na restrita lista EGOT de artistas que conseguiram ganhar os maiores prêmios do entretenimento norte-americano: Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro). Audrey ganhou um Oscar pelo filme “A princesa e o Plebeu” e no mesmo ano garantiu um Tony pela peça “Ondine”. Ela recebeu um Grammy em 1992 por sua narração no álbum Audrey “Hepburn’s Enchanted Tales” e o Emmy veio postumamente em 1993 pela série “Gardens of the World with Audrey Hepburn”.

. O último filme da atriz foi uma participação em “Além da Eternidade”, de Steven Spielberg, onde ela interpreta um anjo. Papel perfeito para ela que foi uma mulher extraordinária. 

. O AFI (American Film Institute) elegeu Audrey como a terceira maior lenda feminina do cinema.

Meus filmes preferidos

A Princesa e o Plebeu 

Nome Original: Roman Holiday 

Ano de Lançamento: 1953 

Nota no filmow: 4,3/5 

Dirigido por: William Wyler (Funny Girl) 

Elenco: Audrey Hepburn, Gregory Peck, Eddie Albert 

Sinopse: A Princesa e o Plebeu é uma espécie de história de Cinderela às avessas. Uma princesa riquíssima tem uma crise nervosa por causa da agenda cheia de compromissos repetitivos e entediantes: o que ela quer é apenas viver como uma garota normal. Então durante a noite foge do seu palácio e acaba encontrando não um príncipe encantado, e sim um jornalista interesseiro, que a reconhece e quer conseguir uma reportagem exclusiva que lhe renderá uma enorme quantia de dinheiro. 

Meu comentário: Foi o primeiro filme da Audrey que vi e claro, logo de cara me encantei por ela. O filme é um verdadeiro conto de fadas. O roteiro é bem simples, mas tem um charme que você só encontra em películas dessa época. Impossível não se encantar!


Curiosidades: 

. Gregory Peck tinha tanta certeza que Audrey seria indicada ao Oscar pelo filme que sugeriu ao diretor que o nome dela aparecesse logo após o título, junto com o dele.  E não deu outra. Ela não só foi indicada, como venceu.

. Foi planejada uma continuação para o filme, mas nunca saiu do papel :/ 

Bonequinha de Luxo

Nome Original: Breakfast at Tiffany's

Ano de Lançamento: 1961

Nota no filmow: 4,2/5       

Dirigido por: Blake Edwards (A Pantera Cor-de-Rosa)

Elenco: Audrey Hepburn, George Peppard

Sinopse: Holly Golightly é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany's, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor pobre, que se torna seu vizinho e com quem ela se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

Meu comentário: Sem dúvida um dos filmes mais famosos da Audrey. Tem tanta coisa icônica! Audrey em seu vestido preto, a canção “Moon River”, o próprio título, a cena da chuva... Além de ser extremamente charmoso e encantador, acho muito corajoso um filme de 61 ter uma ‘garota de programa’ e um gigolô como protagonistas (eles não são chamados assim no filme, mas fica bem óbvio).

 

Curiosidades:

. O autor do livro no qual o filme foi baseado, Truman Capote, queria que Marilyn Monroe interpretasse a protagonista. Marilyn chegou a ser ligada ao projeto, mas desistiu após ser aconselhada de que interpretar uma prostituta seria ruim para sua imagem.

. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar

Charada


Nome Original: Charade

Ano de Lançamento: 1963

Nota no filmow: 4,2/5

Dirigido por: Stanley Donen (Cantando na Chuva)

Elenco: Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau, James Coburn, George Kennedy, Dominique Minot, Ned Glass, Jacques Marin

Sinopse: Em Paris a americana Regina Lambert, que recentemente ficou viúva, tenta entender que tipo de vida o marido levava e onde podem estar escondidos os US$ 250 mil que muitos acreditam estar com ela.

Meu comentário: Uma ótima aventura! A trama é cheia de surpresas com muito suspense, comédia e claro... romance. Sem falar que é uma oportunidade de ver Audrey trabalhando com o ótimo Gary Grant (de Interlúdio). 


Curiosidades:

. Muita gente se refere ao filme como “o melhor filme ‘Hitchcockiano’ que o Hitchcock nunca fez”.

. Gary Grant inicialmente recusou participar do filme por causa da grande diferença de idade entre ele e Audrey (ele tinha 59 anos e ela 33 na época das filmagens).

Como Roubar um Milhão de Dólares 

Nome Original: How to Steal a Million 

Ano de Lançamento: 1966 

Nota no filmow: 4,2/5 

Dirigido por: William Wyler (Ben-Hur) 

Elenco: Audrey Hepburn, Peter O'Toole, Hugh Griffith, Eli Wallach 

Sinopse: Nicole Bonnet é a filha de um falsificador de obras de arte que pede a ajuda de Simon Dermott, um desconhecido que recentemente invadiu sua casa, para roubar uma estátua. O pedido é feito porque seu pai emprestou para um museu a estátua e sem ler um documento, autorizou exames que provem a autenticidade da obra. Quando os testes forem feitos ficará claro que a obra é falsa, assim todos os quadros que Charles vendeu serão testados de todas as formas e será comprovado que ele é um falsificador. 


Meu comentário: Acho engraçado ver como Hollywood amava (e certamente ainda ama) Paris... Muitos filmes dessa época se passam lá. hihi Enfim, o filme é leve e muito divertido. Garantia de boas risadas.

Curiosidade: O ator George C. Scott foi demitido após chegar atrasado em seu primeiro dia de filmagem. Ele foi substituído por Eli Wallach.

Um Caminho Para Dois 


Nome Original: Two For The Road

Ano de Lançamento: 1967

Nota no filmow: 4,2/5 

Dirigido por: Stanley Donen (Cantando na Chuva) 

Elenco: Audrey Hepburn, Albert Finney, Jacqueline Bisset, William Daniels, Gabrielle Middleton, Judy Cornwell

Sinopse: Em flashback e narrativa não linear são vistos os 12 anos da relação entre um arquiteto, Mark Wallace, e sua esposa, Joanna. O casal avalia se deve ou não continuar juntos e lembra que tudo começou quando Mark, ao viajar pela Europa, se sente atraído por uma estudante de música, Jackie, mas logo se envolve com Joanna, que também aspirava estudar música. Já casados, Joanna e Mark fazem uma desastrosa lua-de-mel, na companhia de insuportáveis turistas americanos, Howard e Cathy Manchester e também da intolerável filha deles, Ruth. Tempos depois, em outra viagem, Mark recebe uma irresistível proposta de trabalho de um milionário, Maurice Dalbret, que distancia Mark de Joanna, que agora está grávida. 

Meu comentário: Possivelmente meu filme preferido da Audrey. Uma história atemporal, charmosa, divertida e muito envolvente. Com diálogos inteligentes e uma química fantástica entre Audrey e Finney, o filme mostra uma bela história de amor. Acredito que muitos casais irão se identificar com as felicidades e dificuldades que Joanna e Mark vivem durante os 12 anos de seu relacionamento.


Curiosidades: 

. Indicado ao Oscar de melhor roteiro 

. O filme ganhou uma paródia no episódio “Dangerous Curves” de “Os Simpsons”.

Um Clarão nas Trevas 

Nome Original: Wait Until Dark 

Ano de Lançamento: 1967 

Nota no filmow: 4,3/5 

Dirigido por: Terence Young ( Moscou Contra 007) 

Elenco: Audrey Hepburn, Alan Arkin, Richard Crenna, Efrem Zimbalist Jr., Jack Weston, Julie Herrod 

Sinopse: Uma boneca recheada de heroína é a razão desta trama que envolve Roat, um frio assassino psicopata, e Susy, uma moça que ficou cega e ainda não aprendeu a viver na escuridão. Seus caminhos se cruzam em uma noite de medo e agonia, onde a escuridão é a única chance de fuga para Susy. 

Meu comentário: Um roteiro inteligente e uma das melhores atuações da Audrey. O filme se passa quase todo em um apartamento, mas mesmo assim ele prende muito a atenção. Você com certeza vai passar o filme todo tenso, com os olhos grudados na tela. Se você gosta dos filmes do Hitchcock, com certeza vai gostar de “Um Clarão nas Trevas”. 


Curiosidades: 

. Audrey recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel no filme, mas perdeu para Katherine Hepburn. 

. Na lista de melhores filmes de suspense de todos os tempos do AFI (American Film Institute), a película ocupa o 55º lugar.
------------------------

PS: Eu sei que muita gente vai reclamar da falta de “My Fair Lady” aqui. Gosto do filme, mas ele não entra no meu top 6.

Então é isso, gente. Espero que tenham gostado de conhecer mais da Audrey e que se sintam motivados a ver os filmes dela. Para você que já a conhecia, qual seu filme preferido?



Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)