Se Eu Ficar


O universo teen, nos últimos anos, não teve motivo/causa e/ou razão para reclamar da falta de entretenimento, já que, seja no cinema ou nas estantes das livrarias, eles têm recebido um leque bem diversificado de opções para preencher o tempo. Quaisquer que seja o gênero (fantasia, ação, drama, ou ainda, romance juvenil) grandes e pequenas produções estão assertivamente ao alcance do público.  A mais recente delas,  é o drama teen ''SE EU FICAR'' que conta com a direção de R.J. Cutler e é baseada no best-seller, de mesmo nome, da autora Gayle Forman. Estrelado pela jovem Chloë Grace Moretz (Kick-Ass) a trama chega aos cinemas nesta quinta-feira (04).

Chloë vive Mia Hall. Uma adolescente de 17 anos apaixonada por Adam (Jamie Blackley), música clássica, seus familiares e sua amiga Kim (Liana Liberato). Mia vê sua vida mudar, em um piscar de olhos, depois que ela e sua família sofrem um trágico acidente de carro onde a garota acaba em coma e passa pela conhecida ''experiência fora do corpo''. Nesse universo paralelo, Mia vai reviver memórias e sentir o seu cruel presente e então decidir se quer ou não acordar nesta nova vida que a espera.

Com direção leve, a película tenta aprofundar um dramalhão teen/familiar que soa um pouco superficial, apesar de boas atuações. Na verdade, o ritmo do longa não consegue emocionar o bastante para ser tão levado a sério (ele foi avaliado com 7.1 no Imdb?!). A edição mostra cenas no presente e no passado que uma hora ou outra se perdem no tempo. A fotografia é um ponto positivo tanto quanto a trilha sonora, de fato, já que a pegada musical da personagem é crucial ao enredo (ouvimos do clássico de Ludwig Van Beethoven ao punk de Iggy Pop). Mas o que chama atenção no roteiro, e no filme em si, é um pouco do tom indie que Shauna Cross consegue incrementar, assim como ela fez em ''Garota Fantástica''. Isto ajuda a construir os personagens de forma mais sólida, pois Mia é aquele tipo de adolescente que não se encaixa em nenhum grupo, nem mesmo o dos rebeldes rockeiros, como seus pais, e, ao se apaixonar por Adam, sua vida que girava em torno do seu violoncelo, passa a ter outro norte para uma pessoa tão jovem, o que então dê o tom clichê do filme.


O elenco trabalhou bem o filme todo. Chloë e Liana estão realmente ótimas. Jamie Blackley já fez algumas participações em séries e pequenas produções, mas é aqui que ganha chance de mostrar o seu talento (alguns ângulos dele me lembraram muuuuuuuuuuuuuuuuuito o Johnny Depp em ''Anjos da Lei''). Mireille Enos, que vive a mãe rockeirona de Mia, pôde ser vista recentemente em ''Guerra Mundial Z''.
 

Bem, quanto ao livro do qual a história é baseada, eu não li, mas além da obra estar em primeiro lugar nas vendas, andam dizendo, que o filme se manteve bem fiel a história original. Aqui no Brasil ele foi lançado pela Editora Novo Conceito (que fez o enorme favor de ir a cabine e nos dar uma cópia, então, em breve sai resenha do livro, ok?). Ah, e parece que a história tem uma continuação chamada ''Para onde ela foi''. Portanto, como lá fora o filme já está entre os mais vistos, possa ser que também ganhe adaptação.

Ficha Técnica: If I Stay. Lançamento: 04 de setembro de 2014. 01h46min. Direção: R.J. Cutler. Roteiro: Shauna Cross Com: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard, Liana Liberato, Jamie Blackley, Stacy Keach, Gabrielle Rose, Jakob Davies. Gênero: Drama. Nacionalidade: EUA. Distribuidora: Warner Bros.

Trailer



Por fim, fica claro que a produção é voltada para quem leu o livro, mas também vai aderir simpatizantes que curtiram películas como ''Um Amor Para Recordar'', ''Uma Prova de Amor'', ''E Se Fosse Verdade...'' e, os mais recentes, ''Agora é Para Sempre'' e ''A Culpa é das Estrelas''. E há também uma possível semelhança com ''Um Olhar do Paraíso'' e ''Doce Novembro''.

Então, é isso! Se te cativou, não deixe de conferir!
Avaliação: Podia ser melhor ou quase bom o/

04 de Setembro nos Cinemas.
Classificação: Não indicado para menores de 12 anos



See Ya.
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)