terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Simplesmente Acontece (ou Onde Terminam os Arco-íris)

 Olá pessoal, tudo bem? Janeiro está chegando e com ele estreias incríveis no cinema. Geralmente é quando a maioria dos filmes da temporada de ouro estreiam no Brasil. Mas não é sobre isso que quero falar hoje! haha Hoje quero falar do livro que deu origem à um filme que vai estrear dia 22 de janeiro aqui no Brasil e que, embora esteja bem longe de participar da corrida de ouro, tem tudo para conquistar o seu coração: Simplesmente Acontece.

Sinopse: 
"O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples."


Comecei falando da adaptação porque foi através do trailer do filme que conheci o livro. Gostei tanto que fui atrás de mais informações sobre ele e descobri que era baseado em uma obra cuja nova edição tinha acabado de ser lançada no Brasil. E olha, fazia tempo em que um livro não conseguia fazer com que eu me apegasse tanto a personagens e à uma história. A trama é estruturada em cartas, emails e mensagens instantâneas (que cobrem cerca de 40 anos da vida de Rosie e Alex) de forma muito competente. A leitura flui muito bem. Devorei o livro em dois dias e depois me arrependi disso, pois queria poder continuar acompanhando a história de Rosie por mais tempo. 

Por falar nela, Rosie é definitivamente uma personagem apaixonante. Senti que a autora, a irlandesa Cecelia Ahern, conseguiu criar uma personagem que transbordasse autenticidade. Ela se parece com muitas mulheres que a gente encontra por aí e suas lutas e dilemas fazem muito sentido, são coisas que qualquer um de nós poderíamos enfrentar. Me encantei com a força da personagem, sempre disposta a encarar os desafios que surgiam em sua frente de cabeça erguida, e sofri com ela quando tinha seus planos frustrados. Perceberam que não falei muito do Alex? Isso é porque ele acaba ficando em segundo plano no livro...Ele é parte importante da história, claro, mas nem de longe é um personagem tão bom e complexo quanto Rosie.

Mas não é só Rosie que faz o livro valer a pena. Há outros personagens excelentes como Ruby, a melhor amiga maluquinha de Rosie e Katie, a personagem com os emails mais sarcásticos e hilários do livro. Além disso, embora o livro tenha momentos bem dramáticos, ele é também muito divertido e fofo.

Então é isso, pessoal. "Simplesmente Acontece" é muito mais que um romance bobo. É uma jornada de amadurecimento apaixonante que vai te fazer querer pular dentro da história e interagir com os personagens. Um livro que sem dúvida vai para a minha lista de favoritos!

Ps: o livro havia sido publicado anteriormente no Brasil por outra editoria com o nome de "Onde os Arco-Íris Terminam". Ele também têm títulos diferentes em inglês. Na Europa ele foi publicado com o nome de "Where The Raibowns End", mas nos EUA ele foi publicado com o nome de "Love, Rosie".

Ps 2:  A adaptação cinematográfica do livro usou o nome americano. Ela foi dirigida pelo alemão Christian Ditter e estrelada por Lily Collins e Sam Caflin (Instrumentos Mortais e Jogos Vorazes se encontram!). Mal posso esperar para ver! Espero que tenham adaptado o livro direitinho.

sábado, 13 de dezembro de 2014

O Abutre


Jake Gyllenhaall vem de uma família altamente ligada ao cinema. Com pai diretor, mãe roteirista, irmã e padrinhos atores, o moço sempre teve um ambiente propicio ao estrelato no mundo do audiovisual. Contudo, tais caracteristicas não embasam seu desejo de atuar somente pelo fator biológico, mas também pelo grande talento que o ator demonstra na frente das câmeras. Nos últimos tempos, ele tem embarcado em ótimas produções como protagonista. Só neste ano, enquadrou dois excelentes filmes. Um deles foi '' O Homem Duplicado'', película baseada em obra homônima de José Saramago, e o outro é a produção ''O Abutre'', que chega as telas nacionais esta quinta-feira com roteiro e direção de Dan Gilroy.


10 quilos a menos e com olhos esbugalhados, Jake encarna, em ''O Abutre'', o jovem Louis Bloom. Um rapaz manipulador que está a procura de um emprego formal, mas tem grande dificuldade em encontrar um. Certa noite ao caminhar pela cidade de Los Angeles, ele entra em contato com o submundo do jornalismo criminal independente e começa acreditar que leva jeito para ''o negócio''. Ali, Bloom inicia uma insana corrida por crimes e acidentes chocantes e enquadra tudo em uma câmera amadora que, logo, se torna profissional. Rene Russo interpreta Nina Romina, uma produtora interessada em videos, como os filmados por Louis, para alavancar o horário do programa que exibe. Já Bill Paxton vive o jornalista Joe Loder, concorrente de Louis.


O Abutre apresenta um suspense/drama que cativa demasiadamente e tem excelentes performances. Jake intercala seu personagem entre os limites de uma composição monstruosa e os ritmos certeiros de um espertalhão manipulador. Seus antagonistas, Rene Russo, Bill Paxton e, até mesmo, seu ajudante, vivido por Riz Ahmed, sofrem nas mãos dele em ritmos regrados por uma loucura crescente. A direção te envolve em cada passo do persuasivo protagonista e lhe mostra a fome que ele tem de preceituar seu negócio. Roteiro e Trilha costuram a história e não deixam você desgrudar o olho da telona.

A ''carniça'' que o filme esmiuça nos faz refletir genuinamente sobre como a desgraça alheia, ultimamente, tem ganho efeitos positivos e negativos na vida de quem sofre o infortúnio e de quem o retrata. Nos lembra, de forma quase que instantânea, a caça por histórias que valem audiência. A busca incessante pelo sangue, pelas entranhas, pelo CHOQUE! Pelo que acontece ao outro de extremamente ruim e ao que isso pode levar nossa sociedade. Principalmente, no que se diz a respeito a manipulação de ideias e ao que essa sociedade quer mostrar e esconder.

 Esta é uma das propostas que se subentende-se do filme e, de um todo, ele traz ao público um debate profundo e conceituado do comportamento humano.

Trailer


Ficha Técnica:
Nightcrawler. Direção e Roteiro: Dan Gilroy.Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton, Riz Ahmed, Ann Cusack, Kevin Rahm. Trilha Sonora: James Newton Howard. Distribuidora: Diamond Films. 2014,1h57m. 
 Enredo instigante, personagem extremo e Jake dando show? #Nãopercapornada!

ps: O Abutre já é ganhador de melhor filme do ano pelo ''AFI AWARDS USA" e, além de várias indicações a prêmios independentes, levou também a indicação de ''melhor ator dramático'' no Globo de Ouro que rola em 2015! ~Torcendo aqui, Jake!!!~

Não recomendado para menores de 14 anos 


18 de Dezembro nos Cinemas!


See Ya!
B-


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Hobbit – A Batalha Dos Cinco Exércitos (3D)


O mundo nerd estava contando os meses, os dias, as horas, e, quiça, os minutos, para a grande estréia  deste ano, ''O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos''. Com direção de Peter Jackson, o longa finaliza a trilogia iniciada pelo diretor em 2012 com ''O Hobbit: Uma Jornada Inesperada'' e sua continuação  ''O Hobbit - A Desolação de Smaug'', lançada o ano passado.

Marcado para chegar aos cinemas nesta quinta-feira (11) a produção conta com o retorno dos atores Martin Freeman e Richard Armitage, aos papéis de Bilbo Bolseiro e Thorin Escudo de Carvalho.

Continuando de onde ''A Desolação de Smaug'' parou ''A Batalha dos Cinco Exércitos'' já se inicia em meio a guerra. Afinal, na película anterior, o dragão Smaug decide deixar a montanha de Erebor, e atacar a cidade dos homens que fica à beira do lago.

Aqui, posteriormente a fera causar grande devastação, Bard (Luke Evans) consegue derrotá-lo. Contudo, não se delonga muito para que a noticia da morte de Smaug se espalhe e atraia os mais variados seres da terra média interessados nas riquezas que existem nas montanhas. Na sequência, Thorin, vivido por Richard Armitage, fica consternado pela doença do Dragão e obcecado pelo ouro à sua volta. Logo, ele decide por não cumprir sua palavra em ajudar os feridos por Smaug e então impede a entrada de qualquer um em seu castelo. Mas mal sabe ele que terá de vencer sua cobiça para se unir aos homens, elfos, e anões na defesa de seu reino contra os orcs. Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), Gandalf (Ian McKellen), Tauriel (Evangeline Lilly) e Legolas (Orlando Bloom) também se juntam a trupe.


A película traz de volta aquele mundo maravilhoso de Tolkien que tem o toque mágico da direção de Jackson! Aliás, só ele conduziria tão bem esses personagens que lhe são tão familiares. O roteiro amplamente rebuscado de Guillermo Del Toro, Fran Walsh, Philippa Boyens e do próprio diretor, peca por alimentar um romance que traz um certo exagero à trama. O corte, em si, da trilogia, parece, inclusive, um pouco antecipado, pois as cenas iniciais neste aqui, por serem tão rápidas, poderiam muito bem ter sido encaixadas no segundo longa.

As deixas, para nos lembrar que ''O Hobbit'' antecede a batalha contra Sauron, se manifestam com força neste último e em determinado momento até uma batalha de forças mágicas ganha palco com a presença ilustre de Saruman (Christopher Lee), Galadriel (Cate Blanchett) e Elrond (Hugo Weaving). Aliás, O elenco é sem comentários. Já que todos conhecem perfeitamente seus personagens. Martin Freeman conseguiu nos dar um Bilbo aventureiro e muito simpático que deu vida ao Hobbit mais medroso e cortês da franquia. Frodo realmente tem a quem puxar.

 A trilha embalou esta aventura cheia de sobressaltos com um tom singelo. Direção de Arte, figurino, fotografia e efeitos especiais foram um deleite à parte e isto complementou o enredo de forma excepcional. Tolkien mais uma vez ganhou as telas e os nerds tem muito o que agradecer!


Trailer

Ficha Técnica
The Hobbit: The Battle Of Five Armies. Direção: Peter Jackson. Roteiro: Peter Jackson, Guillermo Del Toro, Fran Walsh e  Philippa Boyens. Elenco: Martin Freeman, Richard Armitage, Evangeline Lilly, Lee Pace, Luke Evans, Sir Ian McKellen, Cate Blanchett, Ian Holm, Christopher Lee, Hugo Weaving, Orlando Bloom,Benedict Cumberbatch, Manu Bennet, Aidan Turner. Trilha Sonora: Howard Shore. Distribuidora: Warner Bros. Duraçâo: 2h24min. Ano de Lançamento: 2014. 

Portanto, vale sim o ingresso e a maratona dos dois anteriores ! Mas não se esqueça que a trilogia demanda tempo e não exibe, em questões de enredo, a tamanha perfeição épica de ''O Senhor dos Anéis''.

11 de Dezembro nos Cinemas ! 
(2D, 3D e IMAX)

That's all Folks!

See Ya!


B-