De Alejandro G. Iñárritu: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)


Iniciamos os trabalhos de 2015 com a cabine do indicado ao Oscar e ao Bafta ''Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). O longa tem direção do sempre sensacional Alejandro González Iñárritu, que também assina o roteiro em parceria com a trupe Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo.  Abrilhantam o elenco, Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Zach Galifianakis e Andrea Riseborough. O filme nos presenteia com um enredo irreverente e contagiante. Além de atuações esplendidas e uma edição extremamente inteligente. 

Na trama, o ator Riggan Thomson, vivido por Michael Keaton, teve grande sucesso ao interpretar um super-herói no passado, Birdman. Entretanto, ao recusar continuar com a série, Riggan vê sua carreira desmoronar. Em busca do reconhecimento como ator, ele decide então dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto aclamado na Broadway. Contudo, durante os ensaios com o elenco composto por Laura (Andrea Riseborough), Lesley (Naomi Watts) e Mike Shiner (Edward Norton), Riggan terá de lidar com sua filha transtornada (Emma Stone) e uma estranha voz que o persegue, juntamente com seu agente Brandon ( Zach Galifianakis).



A película estrelada por todo o talento de Michael Keaton e cia, foi filmada em longos takes, em menos de um mês, e traz as telas uma edição final extremamente caprichada. Enquadramentos invasivos retratam o teatro St. James, na Times Square, de todos os ângulos, andares e cômodos.

O personagem de Keaton, perceptivelmente, demonstra uma certa ''dupla personalidade''. Característica que enriquece ''a luta dos egos'' por ele vivenciada. Conflito atrás de conflito fazem sua atuação drama/comédia ser contínua e alternada. O bate bola entre Keaton e Norton é consideravelmente uma das melhores cenas do filme. Emma Stone adentra a trama como uma filha problemática nada caricata. Sua maquiagem absurdamente real consegue adicionar a sua personagem uma carga dramática viva. Naomi Watts e Andrea Riseborough não são postas em cena atoa. Ambas acrescentam significantemente. E Zach Galifianakis traz um agente comprometido e com humor dosado.



O roteiro esqueleta o projeto com estrutura o bastante para a direção de Iñárritu não deixar falhas. Inclusive, quando poderia. Afinal, as cenas na Times Square poderiam ter fugido ao controle. Mas a sacada de providenciar ''bateristas'' para desviar a atenção dos turistas atingiu seu objetivo.

Ah, e não tem como não ficar conectado a trama com a preparação que a trilha sonora faz. Quase toda de sons de baterias. Uma coisa que realmente prende.

As sacadas do enredo são essencialmente dinâmicas. Elas trazem desde o duelo com a crítica, a preparação dos atores e como seus psicológicos ficam imersos no drama. Além disso, cenas especificas do duelo interno de Riggan fazem você cair na gargalhada e sentir que há uma profundidade em contraste à sua tensão e/ou alucinação.



Ficha Técnica: Birdman or ( The Unexpected Virtue of Ignorance ). Direção: Alejandro G. Iñárritu. Roteiro: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo. Elenco: Michael Keaton, Edward Norton, Zach Galifianakis, Naomi Watts, Emma Stone, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Lindsay Duncan. Genêro: Drama, Comédia. Nacionalidade: EUA. Distribuidor: Fox Filmes. Duração: 1h59min.

Trailer:


Em suma, o diretor de ''Biutiful'' consegue, mais uma vez, captar uma excelente obra nas telas. Com criatividade e simbolismo, ele amplifica seu trabalho e cede o palco para que outras estrelas também brilhem! (Dádiva que poucos tem). 

O Filme tem estréia marcada para 29 de Janeiro e é uma produção imperdível!

Ganhador do Globo de Ouro deste este ano de Melhor ator em comédia ou musical, Michael Keaton, e Melhor Roteiro para Alejandro González Iñarritu e gangue.

Curiosamente Michael Keaton viveu Batman nas produções de 89 e 92 e ''Birdman'' tem um uniforme incrivelmente parecido!
Ps: referências a Macbeth detected!


See Ya!

B-


Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)