Cinema & Música: Pitch Perfect, Begin Again e Beyond the Lights



Eu adoro musicais! Até mesmo acho que a vida seria melhor se fosse um musical...  Já pensou? Você se encontra em uma situação onde não sabe como se expressar e aí... Começa a cantar uma canção que descreva perfeitamente o que sente. Haha Mas isso não tem nada haver com o post.  :p Enfim, já tem um tempo que (PARA NOOOOOOSA ALEGRIA meme velho) os musicais voltaram com tudo e a cada ano novas produções do gênero são lançadas. Bem, hoje eu vou falar de três produções que não são exatamente MUSICAIS, já que as músicas não substituem os diálogos... eles estão mais para "filmes com música". De qualquer forma, música e cinema é sempre uma ótima combinação e os três filmes são ótimos!

A Escolha Perfeita (Pitch Perfect)
  

 


Dirigido por: Jason Moore

Elenco: Anna Kendrick, Skylar Astin, Brittany Snow, Anna Camp, Rebel Wilson, Elizabeth Banks, Adam Devine

Sinopse: Beca, é uma estudante incomum e rebelde que esta infeliz por ser obrigada a estudar na faculdade onde o seu pai é professor. No entanto é nessa faculdade que ela descobre a sua voz e o seu jeito para a música no grupo The Barden Bellas, formado apenas por garotas, liderado por Aubrey Posen que tenta a todo custo todos os anos vencer o Campeonato Regional de Música, mas sempre acabam perdendo para os The Treblemakers, grupo só de garotos, pertencentes a mesma faculdade. Agora com uma reforma nas Bellas e com a ajuda de Beca, o grupo procura chances para vencer os Regionais com um toque de ousadia e muito talento.

Minhas preferidas: o cover de “Since You’ve Gone” da Kelly Clarkson, “Cups” e o mash-up com as músicas “Price Tag” da Jessie J, “Don't You (Forget About Me)” do Simple Minds e “Give Me Everything” do Pitbull
  
Quem aí assiste Glee? Na primeira vez que vi o trailer de PP achei que seria uma cópia de Glee, só que na faculdade... erhhh, não. As únicas coisas que os dois têm em comum é que ambos celebram o underdog e possuem corais em sua trama. E o coral de PP é só de a capella! Eu sei que depois de ler isso você provavelmente acha que não soa lá muito interessante, mas acredite, é bem legal. Eu gosto de Glee (pelo menos gostava. As últimas temporadas estão bem blegh), mas PP é bem mais descompromissado e divertido. Mais relax, sabe?  O filme tem personagens super carismáticos (adoro a fat amy! Morro de rir com ela), além de sacadas muito legais e uma trilha sonora com covers fantásticos. Tem romance, tem música, tem competições, tem comédia, tem amizade, tem rivalidade, tem Anna Kendrick (que já está virando a queridinha dos musicais), tem a música dos cups... É aquele tipo de filme que você vai querer rever o tempo todo haha.

Ps: quando o filme foi lançado ninguém esperava que fizesse tanto sucesso. Mas fez! Por isso, uma sequencia já está marcada para estrear este ano. E promete ser ÉPICO. Além de trazer todo a gang de volta o filme ainda vai contar com participações super especiais, como a do grupo Pentatonix

Ps2: Depois que vi o filme corri para o youtube para tentar aprender a fazer a paradinha do copo. E aprendi! Quer aprender também? Olha esse tutorial aqui

Mesmo se Nada Der Certo (Begin Again)



Dirigido por: John Carney

Elenco: Keira Knightley, Mark Ruffalo, Adam Levine, Catherine Keener, Ceelo Green, Hailee Steinfield, James Corden

Sinopse: Gretta e Dave são namorados de longa data e parceiros na composição de músicas. Quando ele consegue um contrato com uma grande gravadora em Nova York acaba deixando tudo para trás, inclusive Greta. Mas a vida da jovem tem uma nova virada quando ela conhece Dan, um produtor musical falido que a vê cantando em um bar e se encanta com seu talento.

Minhas músicas preferidas: "Lost Stars", "A Step You Can’t Take Back" e "Tell Me If You Wanna Go Home"
  
No post sobre as apostas do blog para o Oscar 2015 eu comentei como amo a trilha sonora de Begin Again e repito AMO AMO. As músicas estão sempre entre as mais tocadas do meu celular. São realmente muito boas e o ponto mais forte do filme. O Gregg Alexander, da banda NewRadicals, foi quem produziu a maioria das músicas e olha, ele merecia Grammys pelo trabalho, viu?  

Quanto ao filme em si, é tão bom quanto sua trilha sonora.  Dirigido pelo mesmo cara responsável pelo filme “Apenas Uma Vez” (que também tem uma trilha sonora maravilhosa), o filme é em sua essência sobre música e sobre fazer música.  Mas também é sobre amor e recomeço. É um filme gostoso de assistir, com uma trama simples (mas cativante) e com atuações muito competentes.  Tenho certeza que vai gostar.

Ps: Keira cantando é a coisa mais linda. Que voz gostosa ela tem! Por isso prefiro a versão dela de “Lost Stars” à do Adam Levine e estou muito chateado que é ele quem vai cantar a música no Oscar

Ps2: no festival de cinema de Toronto de 2013 o filme foi apresentado com o nome “Can a Song Save a Life?” (Pode uma canção salvar uma vida?), mas depois foi mudado para “Begin Again” porque o público não estava reagindo muito bem ao nome. Não sei por quê...

Além das Luzes (Beyond The Lights)



Dirigido por: Gina Prince-Bythewood

Elenco: Gugu Mbatha-Raw, Minnie Driver, Nate Parker, Danny Glover

Sinopse: A jovem e talentosa artista Noni Jean alcança a sonhada fama, mas não consegue lidar muito bem com as complexidades do estrelato e sucumbe ante a pressão da vida pública. Até sua vida ser salva por Kaz Nicol, um policial designado a protege-la, que pode ser a peça chave que faltava para desbloquear o potencial artístico dela. Apesar dos protestos de seus respectivos pais, que querem que os jovens concentrem-se em suas próprias carreiras, os dois vão lutar para seguir esse romance.

Minhas músicas preferidas: "Grateful", o cover de “Blackbird” da Nina Simone e "Fly Before You Fall"

Beyond the Lights é um pouco mais dramático e profundo que os outros dois.  Se em Begin Again a música é o coração da trama, aqui ela fica em segundo plano, apesar da trilha sonora ser muito boa. É uma película que demonstra personalidade ao tratar de forma sincera e cuidadosa de temas como a opressão do showbiz, a sensualidade como estratégia de venda, o artista como pessoa x a persona do artista e depressão.  Porém, em sua essência  Beyond The Lights é uma comovente história de amor entre uma pop star que apesar de todo sucesso e dinheiro não consegue encontrar a felicidade e um policial aspirante a político que tem o desejo de fazer o bem para sua comunidade. A cereja no topo do bolo é a atriz Gugu Mbatha-Raw, que arrebenta e prova que nasceu para ser uma grande estrela (depois de ter visto "Belle" e "Beyond The Lights" estou encantado por ela e ansioso para o que ela fará a seguir).

Ps: uma curiosidade. O filme quase não aconteceu! A diretora e roteirista, Gina Prince-Bythewood, simplesmente não conseguia achar um estúdio que estivesse interessado em produzir a película. Por que? Disseram para ela que o filme seria difícil de vender por ter um casal de protagonistas negros. Até tentaram convencê-la a contratar um ator branco para o papel de Kaz. Que absurdo, não é mesmo? 

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)