Crimes Ocultos


A Rússia Stalinista do anos 50, clamava um lema indubitável, comum aos governos ditatoriais, ''Não Há Crimes no Paraíso''. Portanto,  todo e qualquer problema decorrente no sistema seguro, que era o soviético, não era tido como tal, mas como 'mero acidente'. Desta maneira, seus agentes deveriam explanar os fatos à nação, como lhes fora ordenado, sem questionar ou incentivar dúvidas.

Contudo, um destes fiéis investigadores, o agente da MGB Leo Demidov, interpretado pelo irreverente ator britânico Tom Hardy, outrora herói de guerra e policial de status, começa a acreditar que há algo de muito errado acontecendo em Moscou e em cidades próximas dali, quando uma série de assassinatos misteriosos envolvendo crianças são identificados como 'os ditos acidentes'.

Simultaneamente à situação, Leo (Hardy) está vivendo 'turbulências' em seu casamento com a professora Raisa (Noomi Rapace) e vem sendo perseguido por companheiros que querem o seu cargo dentro da corporação. Tais conflitos pessoais ganham maior amplitude após um suspeito espião, vivido por Jason Clarke, indicar o nome de Raisa como suposta traidora do Estado perfeito de Stalin. Leo é então orientado a entrega-la para tortura, mas se nega a fazê-lo e, por isto, os dois são transferidos dali para iniciarem uma nova vida na cidade de Volsk.

Produzida por Ridley Scott, a trama tem direção do sueco Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo) e chega aos cinemas nacionais esta quinta-feira (21). Adaptada do best-seller ''Criança 44',' do escritor Tom Rob Smith, a intrigante jornada de Leo Demidov nos conduz por uma bela tentativa de trazer a verdade à tona e não se deixar enganar pelas forças invisíveis de um Estado controlador.

Hardy tem ganho papéis incrivelmente fortes, nos últimos anos. Assim, em Crimes Ocultos, ele mais uma vez, nos presenteia com uma ótima performance. Seu agente correto, dentro de um Estado desregular, elimina qualquer chance de não nos agraciarmos de sua rígida presença. Até mesmo quando se descobre que há resistência por parte de Raisa (Rapace), em aceitá-lo como marido. Fator, todavia, que se resolve durante o caminhar da película e nos deixa ainda mais encantadas com a delicadeza do personagem.
A versatilidade em si, que o ator demonstra, dá o tom certo ao papel e rende um ótimo bate-bola com Rapace. Eles trabalham juntos pela segunda vez e trazem uma química certeira ao que lhes é solicitado. A teatralidade misteriosa de Rapace, mostra Raisa como uma interrogação, por grande parte do longa, e apesar disso, seu crescimento no enredo nos revela que a moça não é exatamente a vilã que podíamos acreditar ser. O casal tem ainda que lidar com a constante perseguição do agente Vasili (Joel Kinnaman) e do Major Kuzmin (Vincent Cassel), mas contornam a tragédia das mortes das crianças com a ajuda do General Mikhail Nesterov (Gary Oldman).


A direção de Espinosa é louvável. Ele consegue fazer a trama correr no tempo certo e acentua sua direção com o ótimo roteiro de Richard Price. Fica tudo muito bem costurado ali. O enredo consegue destacar temas como: paranoia da época, o sistema educacional, orfanatos e como a homossexualidade era vista na URSS. Todos os conflitos e reviravoltas são bem jogados na tela. Suas resoluções são, de um todo, nobre. Outros fatores relevantes são a trilha sonora, que assinala a tensão, e a fotografia que preenche a tela com cores mais sóbrias e frias. O figurino, da renomada Jenny Beaven, também marca bem a trama e se exibe para um contexto próprio.

O elenco estelar é dignamente muito apropriado e tem uma sintonia lapidada pelos anos. Até porque, além de Hardy e Rapace, muitos deles já trabalharam juntos, como Jason Clarke e Gary Oldman e também Joel Kinnaman e Daniel Espinosa.

A obra na qual o filme fora baseado faz parte de uma trilogia. ''Criança 44'' é a primeira parte dela. Seguida de 'O Discurso Secreto' e finalizada com "O Agente 6'.  O escritor Inglês Tom Rob Smith, se baseou na história de vida do assassino russo Andrei Chikatilo, responsável por 52 assassinatos na União Soviética, para escrever o livro. (Não li nenhum dos três, mas já encomendei o primeiro deles para dar inicio, pois realmente é uma película fantástica). 

Assim, com um ótimo caminhar, elenco, roteiro e direção alinhadas, 'Crimes Ocultos' é a boa pedida da semana! (Além de ser o segundo filme de Hardy a entrar em cartaz este mês).
Ficha Técnica: Child 44, 2015. Direção: Daniel Espinosa. Roteiro: Richard Price, adaptado do livro 'Child 44' de Tom Rob Smith. Elenco: Tom Hardy, Gary Oldman, Noomi Rapace, Xavier Atkins, Joel Kinnaman, Fares Fares, Jason Clarke, Vincent Cassel. Gênero: Suspense. Distribuidora: PARIS FILMES. Nacionalidade: Eua, República Tcheca, Reino Unido, Romênia. Trilha Sonora: Jon Ekstrand. Duração: 2h18min.
Trailer



Avaliação: Nove traidores sanguinários! (9/10)

21 de Maio nos Cinemas!


See Ya!
B-


Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)