O Franco-Atirador


O Franco-Atirador, longa dirigido por Pierre Morel, é daqueles filmes que você vai querer assistir de imediato quando se der conta dos atores fantásticos que estão nele - estou certa disso. Mas de repente você pode mudar de opinião depois que ler este post. Programado para estrear hoje nos cinemas nacionais, o longa traz o ótimo Sean Penn na pele do personagem principal, o franco-atirador Terrier.

O moço tem uma relação amorosa com a bela Annie (Jasmine Trinca) e está trabalhando no Congo disfarçado como voluntário em um projeto de ajuda a famílias carentes, ou pelo menos é o que Annie acredita ser a causa da estadia de seu amado ali, só que, na verdade, Terrier está contribuindo com uma operação, guiada pelo negociador Felix (Javier Bardem), para assassinar o Ministro da Energia daquele país. Ele e diversos mercenários ficaram a cargo de concluir a missão e desaparecer por completo. Mas tal decisão trará um futuro nebuloso para o grupo quando derrepente todos os membros começarem a ser assassinados. Meio a isso, Terrier ainda terá de lidar com a inveja que Felix sente da relação que o franco-atirador tem com a mulher.


Baseado no livro  ''The Prone Gunman'' de Jean-Patrick Manchette'', Franco-Atirador tem uma premissa até interessante, mas se revela bem menos sedutor nas telas do que aparenta no trailer. O enredo passa por poucos altos e muitos baixos e parece não costurar a história como se deve. E nem a ótima escolha de atores faz dele merecedor de palmas. Sean Penn encarna o zé gatão surfista da parada e faz um draminha bobo de ''amo, mas preciso partir'' com a personagem de Jasmine. Esta última, é a mocinha traída da história que tem seu amor disputado por Sean e Bardem. Aliás, o ator espanhol tem olhares super incisivos e uma presença que deixa qualquer um estático, mas aqui não há em suma uma performance digna de louvores. Dá-se ainda um leve destaque para os atores Ray Winstone, Mark Rylance e Edris Elba, este último que chega quase ao terminar da película.

Marco Beltrami nos presenteia com um clima sempre misterioso e tenso em sua trilha sonora concisa e a fotografia de Martinez visita Londres, Congo e Barcelona e nos deixa com aquele gosto de ''já vimos isto antes''. A direção é, como um todo, sem surpresas e o roteiro segue na mesma linha. Mas se bagunça ainda mais por não dar à trama base estrutural suficiente para seguir de forma mais envolvente.

Desta vez, tive a chance de conferir a cabine com um colaborador. O señorito Marcelo Andrade. Bem, assistimos com outros representantes de veículos da cidade, como o habitual, e assim como eu, meu parceiro tinha grandes expectativas quanto a produção devido ao elenco bem-apessoado. E ele vai falar um pouquinho sobre o que achou da experiência. A bola está contigo, Marcelo. ; )
Não serei exatamente um exímio aprofundador das questões que foram apontadas no filme. Afinal, a Bárbara já me fez o mega favor de transparecer o que acontece de forma clara e crítica. Porém, vos deixo a minha simples consideração de que poderia ter sido um filme ótimo, mas a condução não foi certeira e o desenvolvimento foi atormentado por longas cenas de tédio. Não entendi ao certo se Sean Penn queria ter feito um romance ou um filme de ação e o Javier me perturbou bastante quando dava umas miradas no Sean como quem queria ter até os seus pelos pubianos. Ponto positivo pra ele. E negativo para todo o resto.                                                                                                                
Obrigado ao WBN (e seus parceiros) por me proporcionar a emoção de ver o filme em primeira mão e também de comentar sobre o mesmo aos olhos públicos. É isso ae! Continuem mandando ver!

Ficha Técnica: The Gunman, 2015. 
Direção: Pierre Morel. 
Roteiro: Don Macpherson, Sean Penn & Pete Travis - ''adaptado do livro ''The Phrone Gunman'' do autor Jean-Patrick Manchette.
Elenco: Sean Penn, Javien Barden, Jasmine Trinca, Idris Elba, Mark Rylance, Ray Winstone e Peter Franzen. 
Fotografia: Flavio Martinez Labiano.
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Distribuidora: Paris Filmes. 
Gênero: Ação, Crime. 
Duração: 01h57min.


Trailer

Trailer
Pra fechar, (eu, B) queria dizer que deu sono o longa todo - muito mistério e nada de solução dá nisso. E em nenhum momento o filme me convenceu. Talvez se você for muuuito fã dos atores, veja sim, mas, caso contrário, espere passar na tv.

Hoje nos Cinemas!


See Ya.
B-

Ps: Não alcança nem o nível tosquice hilária de longas de ação trash tipo ''O Último Desafio'' (2013).

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)