Homem - Formiga (3D)


O criador das HQ's do 'Homem-Formiga', Stan Lee, sempre quis produzir um filme sobre o super-herói, tanto quanto os outros milhares que a Marvel tem lançado. Nos anos 80, até sugeriu a ideia para a New Line Entertainment, mas o estúdio achou a ideia um pouco similar ao enredo de ''Querida Encolhi as Crianças'', filme que virou um clássico da sessão da tarde ao contar a história de um cientista que consegue inventar uma fórmula para diminuir o tamanho das pessoas e, acidentalmente, atinge seus filhos. Em o 'Homem-Formiga', enxerga-se similaridade de idéias, mas o enredo se distancia largamente em seus detalhes.

Nos quadrinhos de Lee, que chegaram ao público durante a década de 60, o cientista Hank Pym, após grande esforço, cria uma fórmula poderosa conhecida como as Partículas Pym que permitem-lhe alterar suas moléculas deixando-o pequeno ou grande. Aproveita ainda e elabora um capacete que lhe dá poder para conversar com as formigas, agora, suas maiores aliadas. O herói vira, então, uma arma relevante das forças do bem contra o mal e acaba sendo um dos criadores da iniciativa 'Vingadores', juntamente com sua namorada 'Vespa'. E por isso, alguns fãs dos quadrinhos ficaram totalmente decepcionados quando a Marvel decidiu transportar seu mundo de super-heróis para as telonas e esqueceu do destemido 'Ant-Man'. Contudo, o próprio estúdio revelou que tenta produzir um longa do herói desde 2003 e por ter feito um planejamento de lançamento das produções montado em fases, claro, com intuito de dar um pouco de ordem cronológica as histórias, a vez deste teria ficado para o inicio da fase 3, porém fora alterada para o fim da fase 2.

À visto disso, depois de tanto esperar, os fãs vão poder conferir as aventuras do adorado 'Homem-Formiga', nesta quinta-feira (16) e saber se a película atende ou não às suas expectativas. A produção tem direção de Peyton Reed, de 'Sim, Senhor', e roteiros de  Edgar Wright, Joe Cornish, Adam Mckay e Paul Rudd, astro do filme. No elenco, Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Michael Peña, o rapper T.I. e Dave Dastmalchian.


A trama, desde o inicio de sua pré-produção, denuncia que, de fato, a introdução do personagem, no mundo cinematográfico, se dá como forma de 'transmissão do legado'. Pois o verdadeiro e primeiro 'Homem-Formiga', Dr. Hank Pym (Michael Douglas), está em busca de proteger seus segredos da ambição de seu antigo protegido, Darren Cross, vivido por Corey Stoll. Para isso,  Pym contará com a ajuda de Hope Van Dyne ( Evangeline Lilly), sua filha  e espiã que trabalha na equipe de Cross, para transformar o ex-criminoso e pai de família Scott Lang (Paul Rudd) no novo 'Homem-Formiga'. Assim, juntamente com os amigos trapaceiros de Lang, Luis (Michael Peña), Dave (T.I.) e Kurt (Dave Dastmalchian), eles vão traçar um plano engenhoso para derrotar Cross e tirar de suas mãos a tecnologia criada pelo Dr. Pym.


Foi se o tempo em que a comparação com as adaptações dos quadrinhos/livros no cinema tivesse tanta relevância. (Para o fã sempre vai ter, claro. Ele tem vivência daquela realidade e a idolatra, então, se alguém a distorce ou a estraga - na opinião dele - xingar muito no twitter, chorar e fazer birra, serão reações normais). Mas a dica principal, nestes casos, é levar em conta que a meta dos estúdios Marvel tem sido dar opções diversas para as jornadas desses personagens incríveis, criados no passado, tal qual quando eles são inseridos em mundos paralelos e novas roupagens das tramas são expostas. Feito que acontece, uma vez ou outra, nos quadrinhos. Aqui, por exemplo, como não houve lançamento de um projeto solo do herói, antes dos filmes dos vingadores, isto se torna bem claro.

Destarte, quanto ao desenvolvimento da trama. Ela alcança um bom resultado e joga a dosagem precisa de humor. Celebra os acontecimentos do mundo Marvel, faz referências à ele e filmes externos e nos apresenta um protagonista que cabe bem em seu universo. Não há em si uma história cheia de intrigas e planos complexos exagerados, mas traz um vilão que tem tudo a ver ''com a personalidade do primeiro formiga'' e lança deixas que podem ser inclinações para os próximos longas. Mostra, como um todo, o inicio da jornada de Lang, sua experiência como pai e como ele usa as habilidades ganhadas com o traje construído e usado pelo Dr. Pym, para melhorar de vida. Claro, faz alusão ao passado do Dr. e explica também um pouco de seu começo e o que aconteceu com Vespa. Costura peças chaves, mesmo que de uma forma distinta, do enredo original. Inclui ainda, aqui e ali, dicas da junção de Lang a equipe de Stark e cia.

Em suma, o longa te dá um entretenimento leve e divertido que surpreende bastante - principalmente, para quem não deu nada pelo trailer (risos). A direção simples consegue juntar bem os elementos que tem ali à sua disposição. E a estruturação do roteiro foi mais eficiente que outras produções lançadas no inicio do semestre. O elenco se encaixou bem e não fez feio. Aliás, o personagem de Michael Peña recebe a tarefa de transpor em tela um pouco 'da linguagem cômica dos quadrinhos' e deve tirar boas gargalhadas do público. Paul Rudd, dá o tom certo a esse herói inigualável e não soa forçado (ufa). Douglas e Evangeline também estão ótimos ( e que dupla). As cenas finais de ação, as lutas e os efeitos especiais devem cativar pelas características bem próprias do personagem. E a trilha sonora deu um ritmo adequado para isso ~ a cena de luta entre o vilão e o Homem-Formiga é embalada por 'The Cure' de um jeito bem engraçado.

--

Ficha Técnica: Ant-Man, 2015. Direção: Peyton Reed. Roteiro: Edgar Wright, Joe Cornish, Adam Mckay e Paul Rudd - Baseado nos HQ de Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby. Elenco: Paul Rudd, Michael Douglas, Corey Stoll, Michael Peña, Judy Greer, Abby Ryder Fortson, Bobby Cannavale, David Dastmalchian, T.I. , John Slattery, Hayley Atwell, Wood Harris. Gênero: Ação, Sci-fi. Compositor da Trilhar Sonora: Christophe BeckDiretor de Fotografia:  Russel Carpenter. Distribuidor: Disney/Buena Vista. Nacionalidade: EUA/ Reino Unido. Duração:1h57min.

Trailer




Mega indicado para os cinéfilos que querem 'esquecer traumas de blockbusters recentes - que ainda estão em cartaz, inclusive!' E os fãs devem ir ver sem grandes expectativas e não tentar comparar, obviamente!

Avaliação: Vale mais de três estrelas e já é considerado um sucesso tremendo em Plutão, segundo a NASA ! ! !

Indico sim e indico muuuuito: 16 de Julho nos Cinemas!!!



See Ya!
B-

Ps: o 3D tá legal, mas não é exatamente um diferencial + no filme;
Ps2: Tem vários cameos de personagens do mundo Marvel no filme ( Agente Carter, o pai de Tony Stark, Falcão e Capitão América, além do cameo que não pode faltar de Stan Lee);
Ps3: Se você gostar das 'famosas minúsculas cenas pós-créditos', fique na sala de cinema para ver a cena 1 (pós - filme) e a cena 2 ( pós - créditos).

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

1 comments:

Anônimo disse...

O engraçado Paul Rudd me surpreendeu neste filme, porque ele veio do filme de comédia típica que não saiu, neste filme, o amigo é Michael Peña, que aliás também trabalha no filme de terror The Vatican Tapes, este duo é incrivelmente divertido, espero vê-los juntos na seguinte filme Homem-Formiga. Finalmente, sinto-me obrigado a mencionar o quão bem feito eles são os efeitos especiais, mais e mais Hollywood nos surpreende a este respeito.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)