Um Senhor Estagiário


A diretora e roteirista Nancy Meyers, tem o dom peculiar de levar as telas enredos espirituosos e divertidíssimos. Em seus filmes, ela busca sempre contar histórias onde a  mulher contemporânea soluciona seus conflitos com muita graça e atitude - o que deixa os machões babando, claro. Simplesmente Complicado (2009),  O Amor Não Tira Férias (2006) e Alguém Tem Que Ceder (2003), são alguns de seus longas que trouxeram personagens com características fortes e inclusivas. Os homens ali, muitas vezes, eram os personagens coadjuvantes. O contrabalanço. Ou ainda o agente responsável 'pelas confusões'. Pois bem, chegamos a 2015 e Meyers volta aos cinemas com uma tentativa oposta do que tem mostrado. Uma visão supostamente masculina que tanto entende como admira a postura 'guerreira da mulher moderna'. Também dá o homem a escolha de abandonar o papel de dominador para se tornar o dominado.

É assim que 'Um Senhor Estagiário', apresenta-se ao público. Uma trama que se esforça para equilibrar comédia e drama ao mostrar a vida dos dois personagens principais, o aposentado Ben Whittaker, vivido por um simpático Robert De Niro, e sua chefe, a empresária/esposa/mãe Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway. Whittaker inicia o longa nos contando um pouco de sua vida e de como tem se sentido inútil. Mas não demora muito e ele avista uma oportunidade para voltar a trabalhar e preencher seu tempo, mais uma vez. A empresa de Ostin está na caça de pessoas 'mais experientes' do que o comum, para estagiar no ambiente e contribuírem com o crescimento da companhia. A idéia, contudo, não cai bem a Ostin, que, em um primeiro momento, resiste a trabalhar com Whittaker, mas ao caminhar da película percebe que o ganho foi além do esperado, já que o senhor simpatia não se tornou apenas um mentor estagiário e sim um amigo em quem a moça pode confiar.


Não é de hoje que o 'Cinza é o novo Verde'. Desde os tempos da Grécia antiga, mentores eram considerados como o grande exemplo das novas gerações. O reforço sábio para a trivial superficialidade dos jovens. O papel que De Niro representa tem muito deste sentido, mas ganha o seu apreço por trazer um senhor viúvo, aposentado, sensível, competente e bem humorado que encontra na empresa de Hathaway uma escape para a solidão e um empréstimo de suas capacidades. Com facilidade, Whittaker conquista novos amigos, mas se demora a cativar a atenção de Ostin e, mesmo dando a entender que seu personagem poderia ser facilmente uma mulher, ele mantêm o andar do longa, por mais da metade dele.

O que realmente constrange no roteiro, são alguns clichês básicos. Piadas sobre a velhice, por exemplo, que ganham muita ênfase e também como a condutora do projeto escolhe dar ao personagem de De Niro, nos primeiros atos do longa, uma carga de comédia tremenda e depois insere um dramalhão pesado com os conflitos pessoais da vida de Ostin. É ai que algo sai dos trilhos. Pois a mudança de um tema para outro não é bem consolidada e quando se tenta puxar o filme para um lado feminista - 'você pode fazer tudo mulher: ser mãe, empresária e não se excluir. Soa chato.

Algo que também poderia ter sido trabalhado melhor (e de uma maneira mais sutil) é a escolha da personagem de Hathaway por sua relação com o marido, ao invés de seguir outro caminho e desistir do casamento. Quando chegamos neste ponto, a noção de 'que o amor liquido' não mora por ali é empregada e a reconquista entre eles não se dá de um jeito otimista, como deveria. Afinal, nos tempos atuais, um ou outro deslize entre marido e mulher são vistos como motivos para abandonar a relação. O que Ostin já faz diferente. Insiste em continuar. Abraça seus erros (e os do marido) e aprende.

O elenco,como um todo, é bom e sabe fazer comédia. O desandar da trama acontece, pois o filme não entrega uma obra bem costurada. Poderia ter mantido o tom da comédia por mais tempo e não ter intercalado as histórias com tantos dramas da vida de casada de Ostin, afinal, isto confunde um pouco a mensagem do filme.
Ficha Técnica: The Intern, 2015. Direção e Roteiro: Nancy Meyers. Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Nat Wolff, Rene Russo, Anders Holm, Jojo Kushner, Christina Scherer, Celia Weston, Andrew Rannells, Zack Pearlman, Adam DeVine. Distribuidora: Warner Brothers. Gênero: Drama, Comédia. Nacionalidade: EUA. Duração: 2hrs


Trailer


Avaliação: Ganha dois pedaços de bolo, mas não bate parabéns, porque a dona da festa não misturou os ingredientes com maestria (como fez em outras receitas)!

24 de Setembro, Nos Cinemas!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)