Joy: O Nome do Sucesso



Inspirado na história de vida da empreendedora Joy Mangano, inventora de produtos como o ''esfregão milagroso'' entre outros, o longa-metragem JOY traz, na verdade, histórias de mulheres fortes e corajosas que enfrentaram a vida a seu modo e mostraram que iniciativa e oportunidade são capitais que lideram o mercado quando se trata de fazer a diferença. Com direção de David O. Russell e estrelado por Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Edgar Ramírez, Bradley Cooper e Diane Ladd, o filme tem estreia marcada para 21 de janeiro.
Sinopse:
Criativa desde a infância, Joy (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

A trama abraça a jornada de vida da protagonista (Lawrence), sua infância, adolescência e a chegada ao mundo adulto bem como suas aspirações a empresária. Personagens masculinos como o pai de Joy (De Niro), o marido (Ramírez) e também o amigo Neil Walker (Cooper) adentram o enredo como alicerces fundamentais para sua caminhada, mas quem delineia alguns dos ótimos conflitos mostrados são as personagens femininas. A avó, vivida pela magnânima Diane Ladd, é uma delas. Uma mulher que sempre proferiu a Joy palavras de incentivo para o seu futuro. A mãe, vivida pela atriz Virginia Madsen,  insere seus dramas pessoais e faz Joy refletir sobre sua vida muito intimamente. A meia irmã Peggy (Elizabeth Röhm) é outra que traz um contraponto a história quando torna tudo uma competição. A madrasta (Isabela Rossellini) é outra que vem como forma de incentivo, além dos desafios que Joy precisa superar para colocar seu negócio em prática sem ter prejuízos exorbitantes.


Aos primeiros momentos da película o espectador se depara com um contexto, todavia, com as viradas de rumo, ideias preestabelecidas vão se distanciando. Por fim, o longa pega ritmo, se acelera e a torcida pelo futuro de Joy se amplifica. Tudo isto devido ao roteiro de David e Annie Mumolo que esbraveja simplicidade, mas ganha pontos por seus ótimos diálogos e tons diferenciados de comédia e drama. A estrutura ainda é contemplada por uma boa edição do grupo Alan Baumgarten, Jay Cassidy, Tom Cross e Christopher Tellefsen, o indispensável figurino de Michael Wilkinson e a fotografia de Linus Sandgreen. A trilha assinada por David Campell e West Dylan Thodson nos faz relembrar hits do passado e ainda se orgulhar de ver 'Águas de Março' sendo enaltecida em língua espanhola.

 O trabalho do elenco é, de um todo, muito bom. Lawrence está ótima (não é à toa que levou trocentas indicações nas premiações da temporada), Cooper e De Niro também. Os três, aliás, encabeçam a lista de atores que gostaram de repetir parcerias com diretores. Diane Ladd e Virginia Madsen ganham personagem ótimas e conseguem dar a elas muita magnitude. Dasha Polanco, Isabela Rossellini e Elizabeth Röhm, completam o time com autenticidade. Há ainda uma pequena participação da apresentadora Melissa Rivers interpretando sua mãe, a saudosa comediante Joan Rivers. A cena é super bem dosada e Melissa ficou idêntica a Joan. 

David O. Russell traz novamente uma história com vigor e muita modéstia e consegue permear um melhor caminho do que em seu longa de 2013, ''A Trapaça''. Sua afinidade com o elenco faz dele um conhecedor radical do que extrair de cada um ali presente, mas é seu olhar incisivo sobre a vida dessas mulheres que ostenta sua boa condução. 

Trailer



Ficha Técnica: Joy, 2015. Direção: David O. Russell. Roteiro: David O. Russell e Annie Mumolo. Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Edgar Ramírez, Diane Ladd, Elizabeth Röhm, Melissa Rivers, Isabela Rossellini, Dasha Polanco, Virgina Madsen. Gênero: Biografia, Drama, Comédia.  Fotografia: Linus Sandgren. Figurino: Michael Wilkinson. Trilha Sonora: David Campbell e West Dylan Thordson. Edição: Alan Baumgarten, Jay Cassidy, Tom Cross, Christopher Tellefsen. Distribuidor: Fox Filmes. Duração: 02h04min.


Avaliação: Três garrafas de vinho e meio copo de água. (3,5/5 - Bom)

21 de Janeiro, nos cinemas!



See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)