O Lobo do Deserto





























''Os fortes devoram os mais fracos''
'O Lobo do Deserto', estréia que chega ao Brasil nesta quinta-feira (18), passou por diversos festivais  no continente norte-americano (lá no inicio de 2015), entre eles o de Palm Springs, Miami,Wisconsin, entre outros. Ao público em geral do Tio Sam, a produção só pode ser, finalmente, exibida em novembro e de lá pra cá ganhou força para caminhada do grande prêmio do ano, o Oscar. Com direção do britânico Naji Abu Nowar, o longa traz dois atores amadores na pele dos irmãos Theeb (Jacir Eid Al-Hwietat) e Hussein ( Hussein Salameh Al- Sweilhiyeen), filhos de um chefe tribal que se aventuram pelas terras traiçoeiras do Império Otomano.
Sinopse:
O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein. A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra-se em um perigoso território de caça.

O pequeno Theeb (Al-hwietat) está sempre ao lado do irmão Hussein (Al- Sweilhiyeen), seja para tarefas como dar água aos camelos ou praticar suas nulas habilidades com a espingarda. Quando não pode ir junto dele, o persegue e o encontra, mesmo contra a vontade do irmão. Ambos perderam o pai recentemente e vivem na tribo que era liderada pelo falecido patriarca ajudando com o possível. Theeb, em árabe, significa 'lobo' e o irmão mais velho do garoto não cansa de repetir que eles são fortes e não podem se deixar abater pelas mazelas do local em que vivem. Hussein leva a cabo tal fato até mesmo quando está nas últimas. Seu zelo por Theeb e pelo nome da família, contudo, o farão sair de sua zona de conforto e enfrentar o desconhecido e temeroso deserto.


Com um roteiro preciso do que quer mostrar, a trama se joga na tela com lentidão, mas não de uma forma depreciativa e sim proposital. A aventura em que os personagens principais se envolvem surpreende e deixa marcas profundas. Os laços criados sustentam os bons diálogos sobre virtude e honra e as metáforas ligadas ao lado ''lobo'' dos homens cabe muito bem aqui.

O diretor Naji Abu Nowar, que também está na equipe de roteiro, adequa seus takes a um mundo desertificado e traiçoeiro. Instiga os atores - que são amadores e foram treinados por ele - a se revelarem de forma certa. O pequeno Al-hwietat sustenta um olhar delicadíssimo e se passa por cordeiro, nas horas certas, para atacar com bravura no momento propicio. Al- Sweilhiyeen, por outro lado, contra-balanceia as cenas. Jack Fox, que interpreta o soldado estrangeiro que pede ajuda juntamente com um guia, trazem mistério ao enredo e criam um conflito que define bastante o destino de todos. Al-hwietat ainda contracena com Hassan Mutlag e nos mostra que não há tamanho e sim talento em sua disposição de trabalho.


O filme se constrói em um espaço extremamente belo e dá a fotografia da obra uma beleza própria. Há a sobreposição do sofrimento vivido por aquele povo e há as minimas gratificações que a terra lhes dá. O encanto se torna maior com a delicadeza das melodias compostas por Jerry Lane, que ainda mostra canções aprofundadas por letras poéticas.

Indicado ao Oscar deste ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, ''O Lobo do Deserto'', já ganhou atenção nos Baftas e também em prêmios independentes.

Trailer



Ficha técnica: Theeb, 2014. Direção:  Naji Abu Nowar. Roteiro: Naji Abu Nowar e Bassel Ghandour. Elenco: Jacir Eid Al-Hwietat, Hussein Salameh Al-Sweilhiyeen, Hassan Mutlag Al-Maraiyeh, Jack Fox. Nacionalidade: Jordânia , Emirados Árabes Unidos , Qatar , Reino Unido. Trilha Sonora: Jerry Lane. Gênero: Drama,aventura. Distribuidora: Paris Filmes.   Duração: 01h40min.   

Avaliação: Três camelos famintos e meio olhar traiçoeiro. (3,5/5 Bom)

18 de Fevereiro, nos Cinemas!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)