Em Nome da Lei



Se inspirar em uma história real para idealizar uma obra fictícia é uma ação perigosa. Se feita com as intenções indefinidas pode vir a desagradar e a ofender os personagens da história verdadeira tanto quanto dar ao público o gosto amargo da incompreensão. Com 'Em Nome Da Lei', o diretor e roteirista Sergio Rezende arrisca nessa área e faz exatamente isto. Na verdade, sua inspiração na trajetória do Juíz Odilon de Oliveira, e fatos ocorridos nos anos 2000 durante a estadia do mesmo na divisa do Paraguai, até causam a impressão de que a tentativa serviria para louvar os desfechos positivos de uma operação que tomou forma para derrubar o sistema de tráfico nas fronteiras. Contudo,o tiro sai pela culatra e erra o tom.

A produção tem distribuição da Fox Filmes e conta com Paolla Oliveira, Mateus Solano, Juliana Lohmann, Eduardo Galvão,Carolina Chalita, Gustavo Nader e Chico Diaz, no elenco.
Na trama, um jovem juiz chamado Vitor (Solano) é transferido para uma cidade do Brasil que faz fronteira com o Paraguai. Ali um esquema forte de tráfico é impulsionado pelos mandantes Gomez (Diaz) e seu parceiro General Ramirez (Roberto Birindeli). Enquanto isso, a procuradora Alice (Oliveira) e o agente da policia federal Elton (Galvão) lideram uma investigação para quebrar de vez o sistema sustentado por aqueles bandidos e não demora muito, Vitor se junta à eles.
Elton (Eduardo Galvão), Alice (Paolla Oliveira) e Vitor (Mateus Solano) em: unidos venceremos.
O enredo tem um quê de 'podia ter dado certo, mas se perdeu'. Prefere bancar o velho lenga-lenga de heróis e vilões lutando do que construir espaço para os personagens e defendê-los. Vitor, o juiz interpretado por Solano, adentra a história com a convicção de que limpará o lugar do crime, mesmo que para isso atrapalhe investigações em andamento, pois para ele o que importa é ir direto ao jogo. A personagem de Paolla, Alice, é outra que faz além do que sua função como procuradora a requisita e Galvão nos dá um típico agente valentão e marrento. O vilão de Diaz têm um valor mediano no filme e a construção da relação entre seu braço direito, Hermano (Emilio Dantas), e sua filha Luna (Juliana Lohmann) aparenta ser somente mais um romance para encher linguiça como também acontece com Vitor e Alice, além de cebolinha (Silvio Guindane), o piloto de avião que é responsável por transportar as drogas, e sua peguete (Carolina Chalita).

A rasa tentativa de alivio cômico do filme fica a cargo do personagem Zezé (Gustavo Nader), um oficial de justiça que parece estar sempre preparado para soltar mais um bordão chulo e sem graça. Por fim, a trama gira, gira, adiciona um detalhe aqui e ali e faz um contorno em si mesma. Os inúmeros clichês enfraquecem a investida, pois soa tão constrangedor quanto o espanhol do garçom que atende Vitor em uma das cenas.

Os vilões: Hermano (Emilio Dantas) e Gomez (Chico Diaz)
A produção tem problemas estruturais, mas não deixa de mostrar que sabe bem o que quer retratar.Usa seu espaço cenográfico de forma inteligente e dá uma boa caracterização aos personagens.

 A direção experiente de Sérgio pode ter errado a mão, mas percebe-se que peca mais pelo exagero do que qualquer outra coisa. Talvez se aqui fosse usada a regra conhecida da etiqueta onde 'menos é mais', o longa agradasse de forma positiva.

A trilha sonora original fica por conta de Pedro Bromfman e tem um embalo diferente, mas bom. (Ouvir Moptop enquanto os personagens decidem sair para dar uma corridinha até que saiu bem orquestrado). 

Trailer

Ficha Técnica: Em Nome da Lei, 2016. Direção e Roteiro: Sérgio Rezende. Elenco: Paolla Oliveira, Chico Diaz, Mateus Solano, Emilio Dantas, Eduardo Galvão, Paulo Reis, Silvio Guindane, Gustavo Nader e Roberto Birindeli. Trilha Sonora: Pedro Bromfman. Fotografia: Nonato Estrela. Distribuidor: Fox Filmes.

Avaliação: Dois olhares de indignação  (2/5)

21 de Abril nos Cinemas!
Não recomendado para menores de 14 anos

See Ya!
B-

Ps: Cuidado ao 'endeusar' alguém, ainda mais um juiz! Lembre-se que a vaidade e o ego dele podem prejudicar drasticamente as considerações que ele deve fazer em seu trabalho.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)