Julieta


Sinopse: Após encontrar eventualmente com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha, Antía (Blanca Parés), Julieta (Adriana Ugarte/Emma Suárez) decide confrontar a própria vida. Já uma mulher de meia idade e prestes a mudar-se para Portugal com o namorado, Lorenzo (Darío Grandinetti), ela modifica seus planos e permanece em Madri. Lá, começa a escrever sobre o seu passado para a filha ausente e volta a morar no prédio que abandonou há anos.
Ficha Técnica: Julieta, 2016. Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar - Baseado nas 'short stories' de Alince Munro. Elenco: Adriana Ugarte, Emma Suárez, Daniel Grao, Blanca Parés, Michelle Jenner, Rossy de Palma, Darío Grandinetti, Nathalie Poza, Priscilla Delgado, Sara Jiménez. País: Espanha. Gênero: Drama. Trilha Sonora Original: Alberto Iglesias. Figurino: Sonia Grande. Fotografia: Jean-Claude Larrieu. Direção de Arte: Carlos Bodelón e Federíco García Camero. Edição: José Salcedo. Distribuidora: Universal Pictures do Brasil. Duração: 01h39min.
Trailer: 

 O novo filme de Pedro Almodóvar leva uma história envolvente às telas de cinema. O público acompanha a vida de Julieta em diversas fases: juventude, descoberta de um novo amor, maternidade, relação com os pais, crescimento da tristeza e vida atual. Ao contrário de muitas produções que apresentam uma grande passagem de tempo, mas apenas um profissional atua, duas atrizes foram selecionadas para interpretar a protagonista. Adriana Ugarte faz a mulher mais jovem, enquanto Emma Suárez fica responsável pela versão mais madura. O momento de transição do envelhecimento, de Adriana para Emma, foi feito de modo encantador, em uma das cenas mais dramáticas e, também, mais bonitas do longa-metragem.


 Logo no início, nos deparamos com um tecido vermelho, que logo revela-se como o vestido de Julieta, enquanto empacota uma escultura. Essa cor permanecerá muito presente durante o filme, como é típico do diretor Pedro Almodóvar, também responsável pelo roteiro (inspirado em histórias de Alice Munro), que faz uma grande utilização das cores primárias nas produções que realiza. Um exemplo claro dessa presença é o pôster acima. No entanto, em Julieta, elas não são tão presentes quanto em outras obras do diretor. Nesse caso, muitas cores neutras também são utilizadas e transmitem a alma amargurada da personagem principal. Ainda assim, é muito forte o contraste entre vermelho e azul, principalmente no figurino. Ele é lindo e passeia bem entre os anos 80, 90 e 2000, de modo a ficar clara a transição de tempo.


 Outra característica dos filmes de Almodóvar é a presença de mulheres fortes e de destaque. Julieta é mais um para a coleção. A belíssima personagem principal é trabalhada de uma forma que envolve o espectador do início ao fim. Nos envolvemos na vida da personagem principal; acompanhamos o envolvimento dela com o charmoso pescador Xoan, com quem passa a viver e tem uma filha, e nos apaixonamos junto; vivenciamos a relação que tem com os pais; vemos uma tragédia e sofremos também; o começo de uma depressão e a dor que as atrizes conseguem passar nos tocam; sentimos o sofrimento da ausência da filha, Antía.


 Julieta, apesar de conter bastante informação e tratar de tantos assuntos, possui uma duração de apenas 1h39min. Apresenta um bom elenco, inclusive com a presença de Rossy de Palma, que tem uma parceria de vários filmes com o diretor e alcançou o reconhecimento com Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. As interpretações de Adriana Ugarte e Emma Suárez realmente conseguem transmitir o sofrimento da protagonista. A edição capricha ao transitar entre o passado e o presente, de modo não linear. O longa-metragem tem aquela característica mais monótona das obras de Almodóvar, mas termina e deixa um forte "gostinho de quero mais".


P.S.: Tive que colocar essa foto de bônus, porque achei maravilhosa!


Classificação: 14 anos
7 DE JULHO, NOS CINEMAS!


Beijo procês!
Deborah

Escrito por Unknown

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)