Cantando de Galo


Na granja onde nasceu, o galinho Toto é tido como um ídolo. 
Seus amigos adoram contar histórias sobre ele para incentivar a mente dos pequenos (grande parte da granja ainda nem deixou sua fase ovo para trás). Assim, quando a dona da propriedade começa a ter dificuldades financeiras e decide vender o lugar, o galinho e todos os animais do sítio se juntam para defenderem seu lar. O pai da franguinha Di têm a idéia de levar Toto para competir na famosa rinha de galos e assim ganharem o dinheiro que precisam, mas o frangote necessita de um treinador para deixá-lo no ponto e ganhar do grande Bankivoide. É assim que eles acham Pati Patán. Um ovo de pato que vai se juntar a esta turma e fazer de Toto um vencedor.

Cantando de Galo, película com roteiro e direção dos irmãos Gabriel e Rodolfo Riva-Palacio Alatriste, foi um grande sucesso nas bilheterias mexicanas no ano de 2015. Por lá, participaram das dublagens, Bruno Bichir (Narcos), Carlos Espejel, Angélica Vale, Omar Chaparro, Maite Perroni, Sergio Sendel e Ninel Conde.



A trama é repleta de referências cinematográficas, desde a Karatê Kid, Rocky, O Poderoso Chefão a Frankstein. 

Como toda animação, traz um submundo que os humanos não conseguem ver e personagens muitas vezes inimagináveis como 'um bacon e ovos falantes'. Um mundo que para as crianças comporte alegria e leveza. Isto pela jornada dos personagens, claro. Pois, inúmeras vezes o filme apresenta uma maturidade até imprópria para os pequenos.

'Un Gallo con Muchos Huevos', título do filme no México, lida com um tema muito forte que é a rinha de animais, todavia, não procura trazer um debate e sim inserir características do país de origem da produção. Trabalha muito mais a relação entre os animais dentro do filme e deixa os humanos como coadjuvantes no enredo. Mostra amizade, descoberta do amor e, como um todo, a transformação e o crescimento de um ser. Faz isto quando centraliza a jornada de Toto e seu treinamento para se tornar um galo vencedor e encontrar seu verdadeiro caminho. 

'Ovo padrinho' forte referência ao longa 'O poderoso Chefão'
O roteiro e direção dos irmãos Riva é razoável. O caminho escolhido não surpreende, mas também não desagrada. Apenas não é como um todo acertado. Não para uma animação.

Um ponto muito positivo do filme é o uso da diferenciação de planos animados usados ali, pois para se voltar no tempo ou contar certa parte de um jeito distinto, muda-se o traço dos desenhos e isto é feito com criatividade.

Outro acerto da animação é a trilha sonora. Animada que só ela e muito bem balanceada. Não temos, contudo, versões das canções em português - o que para alguns pode soar uma falha da distribuidora.

Em suma, vale dizer que é diferente ver uma animação que não é Hollywoodiana, contudo, que pena que elas ainda tem muito para se desenvolver.

Trailer

Ficha Técnica: Un Gallo Con Muchos Huevos, 2015. Direção e Roteiro: Gabriel e Rodolfo Riva-Palacio Alatriste. ElencoBruno Bichir, Carlos Espejel, Angélica Vale, Omar Chaparro, Maite Perroni, Sergio Sendel, Ninel Conde. Gênero: Animação.  Trilha Sonora Original: Zacarías M. de La Riva. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h38min.
Avaliação: Dois ovos mexidos e meio (2,5/5)

Hoje nos cinemas!
See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)