Aliados


Com direção do aclamado Robert Zemeckis (da trilogia De Volta Para o Futuro, Forrest Gump, Os Fantasmas de Scrooge, A Travessia e tantos outros), Aliados, filme que tem distribuição da Paramount Pictures e narra uma trama pouco surpreendente sobre o romance entre dois espiões durante a guerra fria, chega esta quinta-feira (16) aos cinemas.  

O enredo é baseado em uma história, supostamente real, que a tia da namorada inglesa do roteirista norte-americano Steven Knight o contara lá nos seus vinte e poucos.

Aliados é estrelado pelos atores Brad Pitt e Marion Cotillard, e e se conecta, inclusive, a um dos filmes de maior audiência de Pitt, 'Senhor e Senhora Smith', onde ele também vivia um agente duplo. Também no elenco: August Diehl, Vicent Ebrahim, Xavier de Guillebon, Lizzy Caplan, Simon Mcburney e Jared Harris.

Trailer


Usando de poucos artifícios para ser consistente, o roteiro de cara dá dicas muito claras das personalidades ambíguas dos personagens e de como eles vão se comportar durante toda a película.

O primeiro a conhecermos é Max Vatan (Pitt). Ele é deixado no deserto, próximo a Marrocos, e logo é recebido por um carro. Ali o motorista lhe instrui sobre suas próximas ações. Quando Vatan desembarca, já está aprumado e com cara de bom moço. Logo, ele segue para encontrar a simpática Marianne Beausejour (Cotillard), sua suposta esposa. A mulher o aguarda em um local público que aparenta ser um restaurante. Marianne está acompanhada de amigos do trabalho e após apresentar o marido, recém-chegado da nostálgica Paris, os dois deixam o ambiente incentivados pelos presentes a irem 'matar as saudades'. Já em casa, o casal de espiões conversam sobre as ações que estão por vir e Marianne especifica detalhes importantes para que o disfarce de Vatan não seja descoberto até que eles cumpram sua missão. Como esperado, os agentes se tornam próximos e se apaixonam. Concluída a missão que os levara até ali, fogem e decidem se casar. Porém, anos mais tarde, já vivendo na Inglaterra, Vatan é chamado por seus superiores para prestar depoimento sobre o passado de sua esposa já que as forças britânicas suspeitam de que alguém esteja enviando informações preciosas aos Alemães.

A trama não chega a ser dissimulada, contudo, parece e é bastante óbvia. Apresenta um bom argumento, mas, por fim, não se sustenta.

Zemeckis traz ao público um filme repleto de adereços e com uma história atraente, porém tudo está condicionado pelas conveniências que se estabelecem e perambulam por toda a jornada dos protagonistas. Seus takes grandiosos tanto dos ambientes em Casablanca como em Londres enfatizam a beleza daqueles lugares com o intermédio de uma fotografia esplêndida em tons amarelos e cinzas. Cores que contrastam naturalmente o calor e o frio. 
Pitt e Cotillard estão exuberantes e exalam uma química maravilhosa e natural. Este é o quarto filme do ator que se passa durante a segunda guerra mundial e ele também precisou falar outra língua (francês) para se salvar em algum momento (que bom que não foi italiano). Cotillard, inclusive, é a coach oficial do ator já que a língua materna da atriz é o francês. Diehl trabalhou em 'Bastados Inglórios' com Pitt e aqui nos dá mais um gostinho de como é vê-lo encarnando um nazista. Caplan aparece versátil e solta e esbanja simpatia nas pouquíssimas cenas que tem. Já Jared Harris e Simon Mcburney interpretam homens que tem todo o intuito de não deixar nada passar em branco.

O figurino é de Joanna Johnston e exibe uma clara referência a moda em Hollywood nos anos 40 e 50, onde vestimentas simples eram as mais chiques e glamourosas.

A montagem e edição do filme se mostram no ponto e, apesar de longa, não cansa o espectador.

A trilha (disponível aqui) é do grandioso Alan Silvertri que tem um currículo extenso em composições para o cinema e  já trabalhou em outros filmes de Zemeckis, como Forrest Gump. 


Ficha Técnica: Allied, 2016. Direção: Robert Zemeckis. Roteiro: Steven Knight. Elenco: Brad Pitt, Marion Cotillard, August Diehl, Vicent Ebrahim, Xavier de Guillebon, Lizzy Caplan, Simon Mcburney e Jared Harris. Gênero: Romance, Guerra, Drama,Suspense. NacionalidadeEUA. Trilha Sonora Original: Alan Silvestri. Figurino: Joanna Jonhston. Fotografia: Don Burgess. Edição: Mick Audsley e Jeremiah O'DriscollDistribuidora: Paramount Pictures. Duração: 02h05min.
Uma recomendação, caso vá assistir, lembre-se da regra básica da vida, não crie expectativas.

Avaliação:  Dois olhares suspeitos e setenta e cinco dilemas (2,75/5).

Classificação indicativa: 14 anos


Hoje nos cinemas!


See Ya!

B- 

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)