Despedida em Grande Estilo


Não é de hoje que a melhor idade é mostrada no cinema vivendo mil e uma aventuras extraordinárias. Seja riscando itens da ''Bucket List'' ou indo para Las Vegas curtir por uma última vez, o gênero desses filmes sempre tentam abraçar a ideia de que tudo é possível, não importa a idade.

Aqui, Michael Caine, Morgan Freeman e Alan Arkin revivem os papéis que foram de George Burns, Art Carney, e Lee Strasberg em ''Despedida em Grande Estilo'', de 1979, com direção e roteiro de Martin Brest. Naquele longa, três amigos planejam e realizam um assalto, pois vivem da renda de aposentadorias. Nesta nova empreitada, o trio de amigos Willie (Freeman), Joe (Caine) e Albert (Arkin) recebem a notícia de que não receberão mais suas pensões, devido a empresa em que trabalhavam ter mudado toda a logística financeira para outro país e , repentinamente, congelou todos os pagamentos. Willie e os amigos, financeiramente quebrados, bolam então um plano para assaltar um dos bancos afiliados a empresa.

Com tom família, a comédia têm roteiro assinado por Theodore Melfi (Um Santo Vizinho) e direção do ator Zach Braff. O longa entra em cartaz hoje, no Brasil, e amanhã, nos Estados Unidos.

Trailer



A narrativa vem com um ritmo dinâmico e apresenta a jornada de cada personagem separadamente para depois os unir em determinado momento. Joe (Caine) é o pimeiro a aparecer em tela e nos fazer perceber que conduzirá os outros arcos. Willie (Freeman) e Albert (Arkin) dividem um teto e são amigos íntimos de Joe. Um dia, ao ir ao banco tentar resolver a situação de sua hipoteca, Joe, presencia um assalto e fica intrigado com o acontecimento. Chega até a contar aos amigos diversas vezes como tudo ocorrera e é quando os três necessitam de grana, seja para não perderem suas casas e ajudarem os familiares ou para cuidarem da saúde, que eles começam a acreditar na ideia de que podem assaltar um banco. Ou melhor que precisam. Fazem primeiro um teste no mercado próximo ao bairro deles e dá tudo errado, todavia, quando são instruídos por Jesus (Ortiz), as coisas começam a mudar.

O incentivo maior entre os três para realizarem o assalto vai ficando claro aos poucos com a história familiar de cada um e esses personagens chegam para causar ou reflexão ou ainda fazer rir, como é o caso de Annie (Ann-Margret), possível interesse amoroso de Albert. O agente do FBI, interpretado por Dillon, também vem com uma motivação especifica, mas tem tom de comédia tanto quanto o gerente do mercado (Kenan) em que o trio tenta aprontar o primeiro roubo. 

Há um caminho muito claro ali e as conveniências não soam chatas ou repetitivas. O plot twist da trama também vem explicadinho e segue um rumo positivo para os personagens. A comédia aqui não cai, mas há trechos no trailer que soam mais engraçados do que na telona.


A condução de Braff é desenhada pelo seu próprio tom de comediante, ou seja, mediano. Não há nenhum tipo de inovação ou algo que faça o filme se sobressair com o seu trabalho nele. Os atores ali, já trabalharam juntos diversas vezes (Caine e Freeman se encontram pela sexta vez), exceto por Arkin que vez ou outra teve contato com os outros dois protagonistas.

Há sim um bom embalo da trilha sonora na película que a faz ficar mais rápida e a seleção de canções antigas que ouvimos conseguem emplacar o tom classudo do trio principal.
Ficha Técnica: Going In Style, 2017. Direção: Zach Braff. Roteiro: Theodore Melfi, baseado na história de Edward Cannon (1979). Elenco: Michael Caine, Morgan Freeman, Alan Arkin, Christopher Lloyd, Joey King, Ann-Margret, Matt Dilon, John Ortiz, Kenan ThompsonGênero: Comédia, Policial. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Rob Simonsen. Figurino: Gary Jones.. Fotografia: Rodney Charters. Edição: Myron I. Kerstein.  Distribuidora: Warner Bros Pictures. Duração: 01h47min.
Um filme para ir conferir com a familia naquela tarde de domingo.

Avaliação:  Três fraldas geriátricas presidenciais(3/5).

Hoje nos cinemas!


See Ya!














B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

1 comments:

Unknown disse...

Excelente revisão do que você fez. A história parece muito divertida. Seguramente o êxito de Despedida em Grande Estilo deve-se a participação Morgan Freeman no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)