Antes Que Eu Vá


Bullying, virgindade e as relações de amizade (e até as familiares) são os temas que preenchem ''Antes Que Eu Vá'', longa da diretora Ry Russo-Yang adaptado do livro homônimo de Lauren Oliver por Maria Maggenti

Na trama, a atriz Zoey Deutch (Tinha Que Ser Ele?) interpreta Samantha Kingston. Uma adolescente chegando ao fim do high school que passa os dias na zoeira com as amigas Lindsay (Halston Sage), Ally (Cynthy Hu) e Elody (Medalion Rahimi) e namora o garanhão Rob (Kian Lawley). Na escola em que as garotas estudam é realizado todo ano um dia para os alunos soltarem as flechas e acertarem seus cupidos, contudo, em um fatídico 12 de fevereiro algo muda para Sam e ela tem que repensar os caminhos que tem tomado na vida. 

A película, sem muitas surpresas sobre o mundo dos teens, entra em cartaz hoje.

Trailer


O arco da personagem principal (Sam) a direciona para um lugar comum: rever atitudes. Talvez, com certa lentidão, ela entende também que é preciso mais que isso, pois só a reflexão do que ela fez ou deixou de fazer não basta para mudar seu rumo (óbvio). Assim, Sam tenta trabalhar o tempo que não teve com a família, por sua própria culpa, e também se reaproximar de amigos de infância.

Lidamos aqui com um grupo de meninas que pratica bullying com outras garotas apenas porque elas não se adequam ao padrão do quarteto. Como em toda panelinha que pratica tais abusos, há uma lider que inicia todos os ataques e, naturalmente, incita as outras a seguirem seu comportamento. Aqui este papel é de Lindsay (Sage). A garota não só dá apelidos horrendos a Juliet (Elena Kampouris) como também inferniza o período escolar da pintora. Outra que ganha o tempo do time de zombadoras é Anna (Liev Hewson). Assumidamente gay, Anna é chamada de 'a machona da escola' e, como todos os outros perseguidos, sofre com os comentários maldosos e desnecessários sobre si.

Pra quem lembra de ''Feitiço do Tempo'' com Bill Murray ou até o recente ''No Limite do Amanhã'' (crítica aqui), personagens que ficam presos em um dia de suas vida se reconstroem e mudam ações ou fatos que modicam o rumo final da história. Aqui tenta-se criar isto, contudo, de forma light e com intenções mais teóricas que práticas. 

A diretora Ry Russo-Yang não consegue trazer ao público um longa muito competente no que quer pregar. Mesmo que ele tenha lá seus diálogos filosóficos e suas deixas que instigam, todavia, visualmente, nadamos em um drama raso que consegue até se sobressair a 'Se Eu Ficar', de 2015, devido a não ter Chloe Moretz como protagonista. Aliás, o elenco aqui não é o problema do filme, mas por outro lado também não doa nada demais à ele.

Zoey, Elena e Halston, talvez, sejam as carinhas mais conhecidas e se atente ainda a mãe da personagem principal que é vivida pela rainha Jennifer Beals (Flashdance)

A lista de canções do filme engloba a veneração dos jovens pelo hiphop, mas é em uma das cenas mais interessantes da trama que se ouve 'Skletons' da banda nova yorkina Yeah Yeah Yeahs. A composição da trilha fica por conta de Adam Taylor.

O figurino de Eilidh McAllister consegue destacar a frieza das garotas ao mesmo tempo que é jovem e fashion. Sam é posta ali para ter uma evolução significante e percebemos isto em suas cenas finais quando deixa o jeito sutil de se vestir para trás. McAllister também contrasta os personagens perseguidos com características intimistas e que os deixam ainda mais únicos. Juliet vem em tons melancólicos e é altamente hipponga ao mesmo tempo que Anna se satisfaz com seu belo par de botas.
Ficha Técnica: Before I Fall, 2016. Direção: Ry-Russo Young. Roteiro: Maria Maggenti - Baseado no livro homônimo de Lauren OliverElencoZoey Deutch, Halston Sage, Elena Kampouris, Logan Miller, Kian Lawley, Diego Boneta, Medalion Rahimi, Cynthy Wu, Liv Hewson e Jennifer BealsGêneroDrama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Adam Taylor. Figurino: Eilidh McAllister. Fotografia: Michael Fimognari. Edição: John Landauer.  Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h38min.
 Lembrando que os comentários aqui são apenas sobre a obra audiovisual!

Avaliação:  Dois giros no tempo e trinta e nove reflexões (2,39/5).
Classificação:  não recomendado para menores de 10 anos.


Hoje nos cinemas!

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)