A Grande Jogada


A Grande Jogada revela a história de Molly Bloom, esquiadora olímpica que precisou mudar de vida, após um acidente durante os Jogos Olímpicos, e se tornou uma das mulheres mais bem pagas do jogos clandestinos de poker em Los Angeles e também Nova York.

Seu novo trabalho, contudo, virou alvo do FBI e a norte-americana teve de ir a julgamento para se defender de diversas acusações, entre elas, cúmplice da máfia russa e de propiciar e organizar jogos do azar. Conhecida como ''princesa do poker'', as noitadas de Molly eram frequentadas por celebridades, astros de Hollywood, entre eles, Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire, jogadores de Baseball como Alex Rodriguez e também rockstars e mafiosos. 

O filme é uma adaptação do livro escrito por Bloom e tem estréia na direção de Aaron Sorkin, ele que é também roteirista da produção, mas já foi responsável por diversas outras escritas na indústria, inclusive, o premiado roteiro de ''A Rede Social''.  

Protagonizada por Jessica Chastain, ''Molly's Game, titulo original do filme, recebeu indicações ao Globo de Ouro 2018, nas categorias de melhor filme e melhor atriz, e também está nomeado ao Oscar por ''melhor roteiro adaptado'.

Trailer

Na trama, Molly Bloom nos conta sobre sua criação, sua relação com o pai, seu desastroso acidente olímpico e de como entrou para o mundo do poker. Ao sair de casa e se mudar de Estado,  Molly conheceu Dean Keith (Jeremy Strong), um produtor de cinema que a contratou como assistente. Sabendo da competência da moça, Dean sugere que Molly passe a coordenar jogos de cartas clandestinos, organizados por ele. Os encontros contam com clientes muito ricos e famosos e aparentemente não parece ser um trabalho difícil e a dará grana então ela aceita. Aos poucos, sua ambição cresce e ela começa a pensar na possibilidade de enriquecer facilmente fazendo as noitadas de jogos por conta própria.



A película é completamente narrada por Chastain, aliás, em ritmo similar ao que Jesse Eisenberg usa em outro roteiro de Sorkin, A Rede Social. Então, se preparem para não pararem um segundo de receberem informações e Molly tem muitas informações para dar e a narrativa não deixa que isso soe chato e entediante. Na verdade, faz o espectador ficar vidrado na inteligência e perspicácia da ex-atleta.

Sua fala de maior impacto é como a família, ou melhor o pai, a criou para ser uma vencedora em qualquer coisa que faça. E ela mostra que todos os caminhos que segue, podem até não serem os mais certos, mas se sai sempre bem.

Os conflitos entre Molly e o pai, na adolescência e na vida adulta, são o ponto alto do filme. Ela também tem dois irmãos e eles são muito bem sucedidos com profissões como atletas de ski e médicos.

Molly se encontra com o pai e desabafa '' Vou ser acusada na corte federal''. Ele retruca ''Bem, ninguém é perfeito''.

Chastain foi escolhida a dedo pela própria Molly e arrebenta em tela. É dramática, astuta e fala com consistência. Idris Elba interpreta o advogado de Molly, Charlie Jeffey, e convence como um profissional ético e bom pai. Chris O'Dowd e Michael Cera também tem papeis importantes na trama e se saem bem. Aliás, dizem por ai que Cera vive na realidade Tobey Maguire, mas vai saber.



Sorkin consegue segurar tanto a peteca como roteirista tanto como na função de diretor. Trabalha em jogo dinâmico. Sabe usar seu próprio esqueleto para fazer com que o elenco abuse do drama e não deixa de mostrar técnicas com o tom certo.

A edição do trio Alan Baumgarten, Elliot Graham e Josh Schaeffer é longa e arrasta-se em seu ato final, porém ganha ao trazer vivacidade a trama. A Trilha é assinada por Daniel Pemberton e a fotografia dramática é Charlotte Bruus Christensen. O figurino de Chastain não é tão parecido com o da personagem real, mas tem estilo e muito glamour pela a dedicação de Susan Lyall.

O enredo aqui evoca que o livro escrito por Molly foi lançado antes do julgamento, porém, a publicação do mesmo só foi feita depois e o legal é que temos uma jornada bem adaptada a ponto de não ficarmos pensando se ela é realmente vilã ou mocinha (o que não é comum ver em narrações em primeira pessoa ).

Boa pedida.



Ficha Técnica: Molly's Game, 2017Direção: Aaron Sorkin. Roteiro:Aaron Sorkin  - adaptação da obra homônima Molly Bloom. Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner, Michael Cera, Jeremy Strong, Chris O'Dowd, Graham GreeneGênero: Drama, biografia. Trilha Sonora Original:Daniel PembertonFotografia: Charlotte Bruus ChristensenFigurino: Susan Lyall. Edição:Alan Baumgarten, Elliot Graham e Josh Schaeffer. Distribuidor: Diamond Films. Nacionalidade:Estados Unidos, China. Duração: 02h20min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Avaliação: Três ex-atletas na bancada da celebridade (3/5).

22 de Fevereiro, nos cinemas!

See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)