Pequena Grande Vida, de Alexander Payne


A preocupação com o bem estar do meio ambiente é assunto sério para o Doutor Jorgen Asbjørnsen, personagem vivido pelo ator sueco Rolf Lassgård. Depois de muitos anos tentando achar um meio de colaborar com o planeta, ele desenvolve uma fórmula para encolher pessoas e propiciar  não só um custo mais econômico no estilo de vida atual como também a diminuir o mal que causamos a mãe terra. Logo, milhares de pessoas se interessam em participar deste novo rumo que a sociedade toma, entre eles está o casal norte-americano Paul (Matt Damon) e Audrey Safranek (Kristen Wiig). Cansados de uma vida de classe média sem muito luxo, os dois, a principio, concordam em viver essa experiência, mas algo sai errado quando Audrey se sente insegura sobre o próprio casamento.

A produção tem direção de Alexander Payne e se destaca apenas pelo ótimo uso da técnica de 'ilusão de ótica' para o encolhimentos dos atores na tela em conjunto com os efeitos especiais. No elenco ainda estão, Christoph Waltz, Hong Chau e Jason Sudeikis.

Trailer



A película tem o roteiro assinado por Payne em parceria com Jim Taylor e apesar da linha de pensamento consciente que apresenta suas boas sacadas vem sim dos pequenos conflitos dramáticos ali e também da cenas de comédia entre alguns dos personagens.

O rumo que a narrativa toma é que assusta, pois ela fica cabeça demais certa hora e 'entra de vez naquela de sociedade alternativa sem volta'. Não há um equilíbrio do uso de ideias ou até um meio termo - talvez para uma situação caótica como o péssimo uso dos nossos recursos hídricos e etc realmente convicções radicais sejam sempre as que tem efeito, todavia, o filme exemplifica que no entanto não seja o melhor caminho.

Todo o mundo que aquelas pessoas vão viver, após a experiência de serem encolhidas, é repensado. Há sim a questão básica de classes altas e baixas, dramas pessoais dos personagens, mas o que chateia mesmo é o direcionamento utopico raso que a trama têm e poderia ser melhor aproveitado.


O personagem de Damon é um protagonista comum dos filmes hollywoodianos. Branco, classe média e casado com uma bela mulher. Aliás, não só casado, mas preocupado em satisfazê-la, mesmo não tendo todas as verdinhas que necessita para isso. Quando a oportunidade do encolhimento surge é engraçado ver como os dois estão perdidos na relação e acreditam que a opção será boa para ambos. Quando, na verdade, não. E olha que o convencimento de que aquela vida 'seria melhor' vem dos amigos que já estão por lá 'pequeninos e cheios da grana'. Por que sim. Toda as economias das famílias que topam entrar no procedimento triplicam de valor quando são encolhidas e ao mudar para a nova era muitos chegam ostentando. 

Outros tiram vantagens do mundo em tamanho normal e ganham dinheiro com novos mercados que se abrem frente ao seus olhos. É o caso de  Dusan Mirkovic, o sempre divo Christoph Waltz. O 'bon vivant', com a ajuda do irmão que não foi encolhido, acaba se tornando um bom comerciante de itens mais requintados.

Nessa nova sociedade, o personagem de Matt conhece ainda a vietnamita Ngoc Lan Tran (Hong Chau) e grande parte de suas cenas e bons diálogos saem em parceria com a Moça. Ngoc adentra a trama como uma empregada faz tudo e também uma ativista preocupada em ajudar sempre, não importa como e se ela tem recursos para isso. A atuação de Chau foi tão marcante a ponto de ser lembrada em algumas premiações e levou indicação ao Globo de Ouro, na categoria de ''atriz coadjuvante'' em filme de comédia.

Há ainda pequenas participações de Neil Patrick Harris e Laura Dern, os atores vivem 'os role models' da nova sociedade de pequeninos e é quem abre a casa para receber a todos e introduzi-los nesta nova vida. Outra pequena participação é do ator James Van Der Beek que vive um anestesista.


A direção de Payne não consegue salvar o 'papo consciente ao extremo' que o filme charlatei, mas abrilhanta bastante a participação dos atores e não deixa de nos dar ótimos takes da cara hilária de Watlz - que pode ser mais do mesmo, mas é sempre hilária.

Mudanças de espaço, tamanho e ambiente são levadas em bom tom e o filme nunca ganha cores escuras. A fotografia é assinada por Phedon Papamichael.

PS: para quem curte animação, procure por ''O Mundo dos Pequeninos'', longa de 2010 realizado pelo maravilhoso Studio Ghibli que tem roteiro de Hayao Miyazaki  e fala um pouco sobre uma familia de pequeninos que vive abaixo de uma casa de humanos de tamanho normal.

Ficha Técnica: Downsizing, 2017. Direção: Alexander PayneRoteiro: Alexander Payne, Jim Taylor. Elenco: Matt Damon, Christoph Watlz, Kristen Wiig, Hong Chau, Rolf Lassgård, Udo Kier, Jason Sudeikis, James Van Der Beek. Gênero:  Drama, Comédia. NacionalidadeEUA. Trilha Sonora Original: Rolfe KentFigurinoWendy ChuckFotografiaPhedon PapamichaelEdiçãoKevin TentDistribuidora: Paramount Pictures. Duração: 02h16min.
Aquele gostinho do ''poxa, podia ter sido melhor''. Afinal, a ideia é interessante, mas não consegue agradar no resultado final.

AvaliaçãoUm centímetro e setenta e cinco de um universo utópico (1,75/5).

Hoje nos cinemas!

See Ya!

B- 

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)