Série Documental ‘O Negro no Futebol Brasileiro’ (HBO) Vem Ai!

Talvez se criem expectativas que “O Negro no Futebol Brasileiro”, série documental de quatro capítulos baseada no livro de mesmo nome do autor Mario Filho, se focasse completamente no racismo presente nos primórdios do futebol e como isso afeta o futebol até os dias atuais. De certo modo, o pensamento não é completamente errado; porém o show vai além e faz o incrível trabalho de apresentar todo o contexto histórico e cultural da época em que o esporte surgiu.

Acompanhado de uma agradável trilha ao fundo, a produção conta a história do futebol brasileiro desde 1894, quando Charles Miller trouxe o esporte para o Brasil após ter morado na Inglaterra, apenas seis anos após a abolição da escravatura. O documentário revela a situação racial do Brasil, deixando claro como a conjuntura afeta o começo do futebol brasileiro e como as pessoas marginalizadas lidavam com uma sociedade que tratava as como indivíduos com poucos direitos, mostrando a importância do futebol para quebrar os estigmas da época.
 Atletas como Júnior, Cláudio Adão, Adriano e Romário aparecem na tela, mas vemos também personalidades como Gilberto Gil

Para ilustrar a informação dada pelos entrevistados, o documentário conta com uma porção de fotos e vídeos do período circulado, não só contando para quem assiste sobre a história do futebol, mas mostrando claramente o que é dito e eliminando qualquer dúvida sobre o conteúdo captado. A atenção da audiência se prende ainda mais pelo ritmo da série que se faz constante e não para de inserir dados importantes.

Em suma, pode se dizer que qualquer pessoa vai encontrar razões para gostar da série. Fãs de futebol vão se interessar em aprender mais sobre a história do esporte no Brasil; e mesmo aqueles que não gostam muito ainda vão aproveitar e aprender mais sobre uma parte da história do nosso país que nem sempre é muito falada, mas que o impacto na nossa sociedade é impossível de não se notar.

Trailer

Ficha Técnica.Título Original: O Negro No Futebol Brasileiro. Direção e Roteiro: Gustavo Acioli — Inspirado na obra homônima de Mário Filho. Participações: Romário, Adriano, Angélica Basthi, Gilberto Gil, Cláudio Adão, Haroldo Costa, Júnior. Gênero: Série Documental. País: Brazil. Ano: 2018. Cor. Produção:HBO, Filmes do Equador, Roberto Rios, Lucy Barreto, Luis Carlos Barreto, Paula Belchior, Paula Barreto. Produção original do canal HBO.
“O Negro no Futebol Brasileiro” é uma série em formato de documentário dividida em quatro partes. Sua estreia acontece nesta quinta feira, às 21h, nos canais HBO.

Por 
Lucas P Marques da Silva

Escrito por Equipe Wanna be Nerd

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)