Sem Data, Sem Assinatura


Poucos sabem, mas para ser indicado à um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro um filme tem que inicialmente ser escolhido pelo próprio país como representante deste para os Oscars. Cada filme estrangeiro precisa passar por um comitê nacional que decide se este é o filme que melhor representa a nação, e depois disso ser novamente escolhido para finalmente concorrer ao prémio mais cobiçado.

Ano passado a escolha do Irã, O Apartamento (Asghar Farhadi), ganhou este Oscar, e novamente este ano o país indica um concorrente forte. Sem Data, Sem Assinatura, de Vahid Jalilvand, é um drama mostrando os efeitos da divisão social iraniana, e principalmente que não importa se uma pessoa tem boas intenções, mas sim se ela age nessas intenções rápido o suficiente.

Trailer


Sem Data, Sem Assinatura conta a história de Kaveh Nariman (Amir Aghaei), um médico íntegro que causa um acidente de trânsito machucando uma criança que queixa de uma leve dor no pescoço. Após uma avaliação de Kevah, ele não percebe nenhuma gravidade, mas fala ao pai da criança, Moosa (Navid Mohammadzadeh) levá-la até o hospital que estava à alguns minutos de distância para garantir que não teve nenhum dano na coluna, mas Mossa nega os pedidos dele e vai para casa.

Alguns dias se passam até que Kaveh, ao chegar no seu trabalho no hospital, descobre que a criança foi trazida ao lugar após sentir uma tontura forte e começar a vomitar, e antes mesmo de chegar já tinha falecido. E então começa o dilema do filme: Kaveh acredita que ele tenha causado a morte do garoto, enquanto durante a autópsia se descobre que ela pode ter morrido de bulimia causada por comer carne estragada. Por um lado, ele não gosta da idéia de ter causado a morte de uma pessoa, mas por outro ele tem medo das consequências das ações dele - principalmente o fato que ele não chamou a polícia logo após o acidente. E essa demora dele de decidir o que fazer leva à consequências inimagináveis.


FICHA TÉCNICA.
Título original: Bedoune Tarikh, Bedoune Emza. Direção: Vahid Jalilvand. Roteiro: Ali Zarnegar, Vahid Jalilvand. Elenco: Amir Agha’ee, Navid Mohammadzadeh, Hediyeh Tehrani , Sa’eed Dakh, Alireza Ostadi, Zakiyeh Behbahani. Produção: Ali Jalilvand & Ehsan Alikhani. Fotografia: Peyman Shadmanfar. Edição: Vahid Jalilvand, Sepehr Vakili. Música: Peyman Yazdanian. Figurino: Mohsen Nassrollahi. Gênero: Drama. País: Irã. Ano: 2017. COR. Duração: 104 minutos. Distribuidora: Imovision. Classificação: 12 anos


No filme você também é introduzido à Sayeh (Hadieh Tehrani) e Leila (Zekieh Behbahani), vozes da razão dos dois homens que apesar de estarem tentando garantir o bem estar deles, elas são ignoradas, e talvez se não fossem o filme poderia ter acabado com um tom mais feliz.

Com sua direção de câmera fantástica, quase fazendo a audiência se perguntar se o filme tem cenas em preto e branco pela tonalidade destas, Sem data, Sem assinatura já é bem premiado. O Oscar de Melhor Filme Estrangeiro seria só mais um à sua lista de premiações: Ele ganhou três prêmios Crystral Phoenix (premiação iraniana) por Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor Nacional, e Melhor Efeitos Sonoros, além de ganhar dois prêmios Orizzonti (premiação veneziana) por Melhor Diretor e Melhor Ator.

Sem Data, Sem Assinatura sai dia 20/09, e para aqueles que perderam a oportunidade de assisti-lo no Brasil durante a 41a Mostra Internacional de Cinema, não percam desta vez.

Hoje nos cinemas

Por
Lucas P Marques da Silva

Escrito por staff

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)