Excelentíssimos


Exibido durante a 51⁰ edição do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro, o documentário 'Excelentíssimos' acompanha de dentro do Congresso Nacional um capítulo obscuro da história do  Brasil. Tenta explicar como as negociações contra e à favor ao processo de impeachment da primeira mulher eleita no país se formaram e culminaram por derrubá-la.

A ideia original de Douglas Duarte, documentarista aqui, era apenas acompanhar o cotidiano dos parlamentares e criar um relato das atividades. Mas tudo mudou quando a Câmara aprovou a abertura do processo de impeachment.

O filme faz um registro imparcial e mostra as articulações dos parlamentares, todavia, é impossível para o expectador se manter neutro diante de tantas falcatruas e artimanhas.

Trailer

Se Dilma foi cassada injustamente ou não, cabe ao público tirar suas próprias conclusões - e acredita-se que esta é uma reflexão que demorará a chegar a via de fatos. Para tanto, Duarte se preocupa em mostrar cenas internas que as tevês não ousaram exibir de maneira clara e ele o faz seguindo uma linha cronológica correta. O cenário? algo similar ao que vemos nos campos de futebol (muita histeria), porém com uma torcida formada por parlamentares, politicos da bancada evangélica realizando cultos - no que foge ao uso prático de um país que se diz LAICO - entre outros absurdos.

Situações repulsivas! E não é atoa que tudo ali provoca nojo e parece e é vergonhoso. 


Ficha Técnica

Título: Excelentíssimos. Direção e Roteiro: Douglas Duarte. Ano de produção: 201 8. Tipo/Gênero: Documentário. Trilha sonora: Ricardo Cutz e Douglas Duarte. Produção: Douglas Duarte e Julia Murat. Produtora: Esquina Filmes. Distribuidora: Vitrine Filmes. Duração: 152 min. Classificação indicativa: Livre
Algo necessário a se destacar: é que meio a toda movimentação para o processo de impeachment, temos o então deputado Jair Bolsonaro lançando sua pré candidatura à presidência. Afinal, porquê fugir de uma grande oportunidade destas não é mesmo? 

Quando o grande dia chega e a nação tem de ouvir seus representantes falar por eles. Um verdadeiro circo se instaura  e é entre brados de "voto  por Deus, pela família, por torturadores" os sim's e nãos que iriam selar o destino da Presidente são revelados.

No inicio do ano, a Vitrine Filmes também lançou outro documentário que falava de maneira questionadora sobre os ocorridos no Brasil nos últimos quatro anos, ''O Processo'', de Maria Augusta Ramos (ler comentários aqui). Aquele é quase que um complemento a este e pode ser que muitos longas ainda venham a ser produzidos para tentarmos entender o que realmente ocorrer a nossa Pátria por conta de uma polarização tão forte.

Assim, a produção é recomendada sim, pois faz um importannte retrato de nossa hisstória. Realmente um momento controverso dela!
Assista assim que possível!

EXCELENTÍSSIMOS”, estreia nesta quinta-feira, 22 de novembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)