As Ineses


Às vezes você assiste a um filme e se pergunta o porquê exatamente ele está sendo lançado no cinema. Afinal, é normal que algumas produções tenham 'lançamento restrito ao mercado de DVD' para não ocuparem o espaço de algum projeto original que realmente mereça estar na grande tela. E as obras cinematográficas que talvez não se encaixem ali atualmente servem para sustentar a fala da menina Netflix ao esbravejar que ''possui um catalogo muito vasto'' e nos faz ainda lembrar de um passado onde muitos longas ficavam empoeirados nas prateleiras lotadas das locadoras.

Sem querer apontar, mas já apontando. É fácil mencionar que 'As Ineses', co-produção Argentina-Brasil dirigida por Pablo José Meza, se adéqua perfeitamente nesta categoria e se mostra como o tipo de filme que levara um público mais ligado em cinema fora do circuito de 'blockbusters' e, principalmente, aqueles que amam produções do famoso cinema argentino.

Duas vizinhas são mães quase ao mesmo tempo em ''As Ineses''

O longa tem uma premissa interessante. Ali, duas mulheres são vizinhas e acabam em uma situação constrangedora. Ambas engravidam e tem suas filhas praticamente ao mesmo tempo, porém, naquele dia ocorre uma confusão na maternidade e elas ficam sem saber se as meninas que lhes foram entregues são suas ou foram trocadas.

A dúvida surge com mais força, pois uma das famílias é completamente loira, enquanto a outra é morena e o hospital afirma que a filha morena é da mulher loira e que a outra criança, a loira, tem o DNA da morena. As mães então decidem chama-las pelo mesmo nome, acreditando que quando elas envelhecessem elas iriam conseguir decidir de qual famílias cada uma era e as criam quase como se fossem irmãs.

Enquanto o enredo não detalha muito bem como as crianças acabam se parecendo tanto com a família oposta a sua, nossos olhos percebem o dilema no qual as crianças vivem ao ter de passar pelas mesmas experiências, serem chamadas pelo mesmo nome e envelhecer com a dúvida de suas origens. Porém isto não fica tão bem construído já que o foco se volta para outras crianças: os pais, as mães e também as sogras destes. Assim, se por um lado as mães tentam fazer o que acham melhor para As Ineses por outro os pais e as sogras ficam ocasionando brigas desnecessárias e colocando as mães em lugar de culpa pela situação que não cabe a elas.

Em suma, o drama não se sustenta o suficiente para ser lembrado entre os melhores da temporada. Relata uma história intrigante sem muito jeito ou apreço e morre na praia. Na técnica nada se destaca e a fotografia não traz nada de brilhante. Como o filme é falado em espanhol e tem algumas falhas pode remeter o público as novelas latinas com dramas fortes, mas com um caminhar sem criatividade.

Trailer

Ficha Técnica



Título Original: Las Ineses, 2016. Direção: Pablo José Meza.  RoteiroPablo Jose Meza e Victoria Mammolitti. Elenco: Luciano Cáceres, Brenda Gandini, María Leal, Valentina Bassi, André Ramiro, Rafael Sig, Fiona Pereira, Brisa MedinaNacionalidade: Argentina, Brasil. Gênero: comédia. Trilha Sonora: Jader Cardoso e Leo Henkin. Fotografia: Carla Stella. Edição: Cláudio Fagundes e Mauris Hansen. Distribuição: Okna Produções. Duração: 74min.
HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)