Todos Já Sabem



Depois de entregar obras de prestígio como O Apartamento (2016) e A Separação (2011), o diretor iraniano Asghar Farhadi chega ao cinema espanhol (após breve experiência no cinema francês com O Passado - 2013). Todos Já Sabem traz atores hispanohablantes de peso em um suspense dramático que, embora lento, consegue manter o espectador interessado e tenso até o fim da projeção.

Laura (Penélope Cruz) deixou a família para viver na Argentina há anos. Após muito tempo sem uma visita, chega a seu povoado natal na Espanha trazendo os dois filhos para o casamento de sua irmã. Alguns truques da direção já prenunciam que algo ruim vai acontecer. Por exemplo, a sequência em que o filho caçula da personagem tenta chegar à mãe em meio aos adultos bêbados que dançam sem percebê-lo.

Quando a tragédia se estabelece, arma-se uma verdadeira partida de detetive. Sabemos o que aconteceu. Falta descobrir como se deu e quem fez. Isso em um cenário em que todos são suspeitos. Desde os membros da numerosa família, até os amigos próximos e todos os habitantes do povoado, com seus constantes olhares silenciosos. Para os personagens, desvendar a situação é uma necessidade. Para o público, chegar à resposta antes deles é um desafio agradável.


Além da tragédia principal, várias outras tragédias pessoais surgem enquanto a família vai ruindo em estresse e desconfiança. O trunfo da direção é mostrar a conjuntura de acordo com vários pontos de vista. Os já mencionados olhares dos habitantes deixam tudo carregado de apreensão, enquanto ver as crianças pequenas rindo e brincando ao longo de todo o desenrolar, enquanto os adultos brigam entre si é um detalhe de ouro. É possível perceber que Laura é a mais afetada pela situação pois a câmera na mão se torna mais trêmula e evidente quando a enfoca.

ATENÇÃO: SPOILERS no texto após o trailer

Trailer



A resolução se dá nos últimos minutos do longa de 2h13. Isso mantém a curiosidade do público até o final. Aliás, a curiosidade não morre nem após o desfecho. Depois de uma última cena aberta e sublime, continuamos a nos importar com aquela história. Laura, Alejandro (Ricardo Darín) e seus filhos deixam o povoado e aquele pesadelo para trás. Mas apesar dos traumas causados na família, eles são os menos afetados ao final. Para os que ficaram o pesadelo não terminou.

Paco (Javier Bardem) ficou sem fazenda, sem dinheiro, com o matrimônio abalado. Foi usado para salvar sua filha e agora tem que lidar com a ausência dela. Com a ausência dessa relação, desse parentesco recentemente descortinado. Há também a questão familiar. O que vai acontecer a Marina? O que vai acontecer a seu marido? Paco, Laura e Alejandro algum dia saberão a verdade? São perguntas que ficam.

Aliás, Marina surge como uma “vilã” perfeita. Sempre a sombra de todos. Resiliente, sutil e calada. Sofrendo sua separação, cuidando da filha pequena, limpando a casa sob os gritos do avô. Não se faz importante o suficiente para que a notemos e não desperta nenhum um tipo de sentimento. Com certeza um mérito de sua atuação e, mais uma vez, da direção.



Ficha Técnica

Título Original: Todos Los Saben, 2018. Direção e Roteiro: Asghar Farhadi.  Elenco: Javier Bardem, Penélope Cruz, Ricardo Darín, Carla Campra, Iván Chavero, Irma Cuesta, Eduard Fernández, Elvira Mínguez, Ramón Barea, Sara Sálamo, Roger Casamajor, Sergio CastellanosNacionalidade: Espanha, França e ItáliaGênero: Drama, suspenseTrilha Sonora Original: Javier LimónFotografia: José Luiz AlcaneEdição: Hayedeh SafiyariDistribuição: Paris Filmes. Duração:02h13min.
  
HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)