Albatroz


Simão (Alexandre Nero) é um fotógrafo que, em uma viagem para Jerusalém com a amante René (Camila Morgado), presencia e fotografa uma tentativa de atentado terrorista. A foto lhe rende prêmios e também críticas ferrenhas. Atormentado por elas e pela culpa, o protagonista abandona o ofício e se entrega a outras formas de artes visuais e ao desejo de fotografar sonhos.

A partir daí, Albatroz, através do trabalho primoroso do editor Fernando Stutz, passa a ser uma sobreposição de colagens, exatamente como as que Simão passa a fazer. O trailer do filme não antevê a complexidade e as camadas e mais camadas oníricas presentes na história. Memória, sonho, imaginação, desejo e realidade se misturam na mente do protagonista enquanto este tenta lidar com seus sentimentos e é engolido pelos sentimentos e pensamentos das três mulheres que o cercam: Renée (Camila Morgado), sua esposa Cats (Maria Flor) e a ex namorada da juventude Alícia (Andréa Beltrão).

Para compreender o filme a fundo é preciso bagagem. Ele referencia elementos da cultura judaica, o dramaturgo realista Henrik Ibsen (Casa de Bonecas, Hedda Gabler) e tem a todo momento frases em alemão que não impedem de entender a trama, mas certamente adicionam riqueza para quem é conhecedor da língua.

Apesar de contar com um roteirista de renome (Bráulio Mantovani - Cidade de Deus, Tropa de Elite) e um diretor ainda com pouca estrada (Daniel Augusto - Não Pare na Pista), o longa tem uma direção muito mais interessante que seu roteiro. Os atores estão muito bem e a estética criada pelos enquadramentos, iluminação e direção de arte embarca o espectador na atmosfera do filme com esmero calculado. As falhas estão na condução da história, que não é capaz de manter tantos recortes e fragmentos interessantes por muito tempo.

“Não, mas quase”, frase que a personagem de Andréa Beltrão repete a exaustão, abre portas para tudo o que a realidade não é, mas poderia ser. Albatroz é essencialmente um filme que questiona o papel e a estética da arte. A despeito da crítica cliché que compara o botão de uma câmera fotográfica com o gatilho de uma arma, há profundidade para discutir todo o resto. Por meio dos olhos de um artista plástico sinestésico, uma atriz de teatro, uma compositora publicitária e uma escritora que diz escrever para “um público inculto”, vemos uma narrativa sensorial que esbarra na ficção científica e discorre sobre uma fotografia que pode salvar o mundo.


                                                                           Trailer







Ficha técnica:
Titulo original: Albatroz, 2017. Direção: Daniel Augusto. Roteiro: Bráulio Mantovani. Elenco: Alexandre Nero, Andréa Beltrão, Camila Morgado, Maria Flor, Andreia Horta, Gustavo Machado, Marcelo Serrado. Gênero: Suspense. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora: Rica Amabis Fotografia: Jacob Solitrenick Edição: Fernando Stutz. Casting: Alessandra Tosi Direção de Arte: Juliana Lobo Produção: Carolina Kotscho, Globo Filmes, Telecine Distribuição: Paris Filmes, Downtown Filmes Duração: 01h33min.
Hoje Nos Cinemas

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)