Raiva, de Sérgio Tréfaut



Conhecido majoritariamente por seus documentários, Sérgio Tréfaut se volta para a ficção com “Raiva”, filme baseado no romance “Seara de Vento” escrito pelo português Manuel da Fonseca e publicado em 1958, história que se passa  no sul de Portugal, especificamente na região do Alentejo, onde uma família busca sobreviver em meio a pobreza. 

Trailer
Em um dado momento Palma (Hugo Bentes) assume a narração e diz que seu pai se matou e enquanto vemos o enterro dele o homem justifica que o motivo do suicídio foi vergonha por ser pobre. Depois, diz: “nas terras mortas onde não há pão, os pobres nascem pobres e os ricos nascem ricos. Os pobres morrem pobres e os ricos morrem ricos”. Há um certo tom de resignação na fala de Palma, como se essa situação fosse eterna e imutável. Entretanto, não é uma resignação inteiramente passiva. Se seu pai se matou por vergonha de ser pobre, Palma, fazendo jus ao título do filme, mantém uma raiva silenciosa e brutal durante todo o filme. 



“Raiva” encontra no preto e branco, com o qual o longa é filmado e na ausência de uma trilha sonora que o acompanha, uma forma cruelmente austera de tratar da miséria na qual os personagens vivem: muitas das cenas tem como som de fundo os gemidos e grunhidos do pequeno Bento (Kaio César), filho de Palma e Júlia (Leonor Silveira), e fica do lado de fora da casa o dia todo dentro de um forte que ele mesmo construiu com barro e galhos.


  
As mulheres da família de Palma usam sempre preto, como se estivessem em um velório para elas mesmas e por sua família (como uma permanente lembrança da morte que se aproxima dos pobres que morrem pobres), e reforçando o assassinato com o qual o filme abre seus trabalhos. Essa escolha de começar a película com o seu grande desfecho para depois mostrar os detalhes dos acontecimentos que fez com que o assassinato fosse cometido demonstra uma preocupação não com algum final surpreendente ou para a conclusão dessa história e sim, para todos os detalhes da vida desta família; desde a aparência dolorosa dos personagens que parecem morrer aos poucos diante do público até os objetos que os cercam e que reforçam a miséria na qual eles estão inseridos.


Ficha Técnica
Título original: Raiva, 2018. Direção: Sérgio Tréfaut. Roteiro: Sérgio Tréfaut. Elenco:Isabel Ruth, Leonor Silveira, Hugo Bentes. Gênero: drama. País: Portugal, França, Brasil. Direção de Fotografia: Acácio de Almeida. Edição: Karen Harley. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 100 minutos.



HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Raísa Maris

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)