Abaixo A Gravidade, de Edgar Navarro


Edgar Navarro entrega em seu terceiro longa, 'Abaixo A Gravidade' a história de Bené (Everaldo Pontes). Um idoso que reside na chapada diamantina e é considerado o sábio curandeiro da região. Ali, o senhor leva uma vida tranquila e simples até que conhece Leticia (Rita Carelli), uma jovem que surge em sua vida grávida e solitária. Bené acaba se apaixonando pela mulher, todavia, após o nascimento do bebê que espera, esta resolve voltar para cidade. Com  a justificativa de que necessita cuidar da saúde, o idoso a segue deixando para trás sua vida pacata. Paralelo a tais acontecimentos a passagem de um meteoro pela atmosfera da terra deixa a baia de todos-os-santos momentaneamente sem gravidade.
Trailer

Com um roteiro criativo, a produção é ainda regada a referências cinematográficas. Por exemplo, ao ver um mendigo que passa seus dias catando sucata para a construção de asas lembraremos com facilidade do longa 'Voar É Com Os Pássaros', de Robert Altman, lançado em 1970. Em outra cena, Bené, o protagonista aqui, aparece nu e envolto de flores o que nos leva a pensar sorrateiramente na estética do premiado 'Beleza Americana', do cineasta Sam Mendes (1999). O universo que é construído na narrativa também traz menções a Melancolia (2011) e Doce Vita (1960). Porém, nem só de alusões é feita a obra do 'cinemeiro' (como o próprio se define). Há também muita critica envolvida. E esta se expõe às vezes de forma explicita, como quando os giros da câmera enfatizam anúncios imobiliários onde se lê “seu sonho de moradia” e logo abaixo se encontra um pobre morador de rua dormindo ou também ou pelas metáforas e poesias que encontramos na trama.


Ficha Técnica


Título original e ano: Abaixo A Gravidade, 2017. Direção e roteiro: Edgard Navarro. Elenco: Everaldo Pontes, Rita Carelli, Bertrand Duarte, Fábio Vidal, Ramon Vane. Gênero: drama. Nacionalidade: Brasil. Montagem: Cristina Amaral. Música original e trilha sonora: Tuzé de Abreu. Desenho de Som: Caetano Cotrim De Blasiis. Som: Nicolas Hallet. Figurino: Diana Moreira. Direção de Arte: Moacyr Gramacho. Direção de Fotografia: Hamilton Oliveira. Direção de Produção: Taissa Grisi. Produção Executiva: Sylvia Abreu. Produção: Sylvia Abreu e Edgar Navarro. Distribuição: Fênix Distribuidora de Filmes. Duração: 109min.
Após uma desilusão com o amor de sua vida (conflito que se exibe de forma apressada e um pouco descuidada), Bené passa a circular pela cidade encontrando conhecidos e mostrando uma fotografia suja. Vive assim dias caóticos e estranhos. Quando as cenas vão se encaminhando e nos deparamos com os coadjuvantes da trama, percebemos o quão mais interessantes eles são. Vide o sensacional 'mendigo galego', papel de Ramon Vale. Aliás, sem dúvida, este último traz consistência a história. E agrega muito com seu palavreado chulo e um jeito rebelde de ser que hora revela descrença na humanidade, hora enaltece a beleza de sua alma e sentimentos.

Para contrabalancear o arco de Bené, entra em cena Betrand Duart como um ricaço que assim como o protagonista descobre uma grave doença. A atuação de Duart está longe de ser ruim, contudo, não se encaixa no restante do que é apresentado no enredo.

Em suma, Abaixo A Gravidade entrega sua mensagem e mesmo que este se perca ou tenda ao exagerar no uso das metáforas e simbolismos vem com poesia e todo as confusões que o amor pode trazer.
01 de Agosto nos cinemas.

Escrito por Daiana Maria

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)