Atentado ao Hotel Taj Mahal


Há quase 11 anos atrás, um Hotel em Bombaim, na Índia, sofreu um ataque terrorista onde hospedes e a equipe de trabalho do local morreram ou acabaram ficando feridas. Os indianos tem uma cultura incrivelmente rica e o país reconhece diversas religiões e crenças como próprias da sua nação, mas sabemos que a possibilidade de pensamentos radicais brotarem e tais desastres acontecerem tem se tornado cada vez mais comum. 

A notícia do ocorrido, na época, correu o mundo. Mas ainda assim, estão todos tão ligados aos países de primeiro mundo que era sim necessário um filme ou obras que analisassem a tragédia para que pudêssemos recorda-la e não esquecer os que se foram.

Bem, já existem cerca de seis dramatizações baseadas na história real deste atentado como também alguns documentários, facilmente encontrados no youtube. Contudo, agora vemos o ocorrido pelo olhar de Hollywood em uma co-produção entre Austrália, Índia e Estados Unidos que marca a estréia do produtor e roteirista Anthony Maras na direção. Hotel Mumbai, título original do filme, conta com atuações assombrosas de Armie Hammer, Dev Patel e Jason Isaacs.

O calendário de estréia colocaria ''Atentado ao Hotel Taj'' meses atrás em cartaz, mas as alterações entre as distribuidoras fizeram com que ele chegasse só agora as telas nacionais. 


O filme se inicia com recortes específicos sobre os personagens da tragédia para que o espectador entenda a importância de cada um ali. A câmera vira então para a jornada do garçom Arjun (Patel) para cuidar da família e chegar em tempo ao trabalho bem como atender as necessidades do lugar para realizar suas tarefas com qualidade, depois ela foca na chegada da jovem Zahra (Nazanin Boniadi), seu esposo estrangeiro David (Harmmer) e seu filho recém-nascido com a babá (Tilda Cobham-Hervey) ao hotel, e, claro, em outro momento ela mostra como os terroristas conseguem entrar em território indiano e colocar em prática seu plano até invadirem o hotel e iniciarem uma matança sem fim.
  

John Cooler e Anthony Maras entregam um roteiro que se baseia no documentário ''Surviving Mumbai'', lançado um ano após os eventos (2009). Usa também como base os diálogos originais entre os terroristas e a polícia. Além das ligações dos hospedes para seus parentes informando o que ocorria enquanto estavam escondidos pelo hotel. Alguns deles conseguiram proteção com a equipe de trabalho e tiveram mais sorte, mas muitos não e as entradas nos quartos pelos assassinos foram cruéis. Aliás, a tensão que o filme constrói é perfeita. E ele não esquece de relatar como pessoas de classe alta querem ter preferência em urgências do tipo e passarem a frente de qualquer outra. 

O encontro dos terroristas com muitos dos hospedes não é feliz, mas um deles tem um embate de fé em certo momento quando este precisa eliminar alguém da mesma religião que ele e ali assistimos o seu mundo desabar. Já outros agem sem pensar e vão seguindo as ordens que seus líderes vem dando via telefone ou ensinamentos dos treinamentos que tiveram para estar ali. Também começam a duvidar das promessas que receberam e o nervoso da situação os deixa vulneráveis. Confrontos com a polícia ocorrem e os amedronta.

A família de Zahra sofre já que no momento em que tudo está acontecendo seu filho está no colo da babá e está corre pela vida de ambos. A esposa do jovem Arjun vê tudo na tevê e fica preocupada por seu marido, seus filhos pequenos e o que ainda vai nascer, no entanto, o trabalhador está fazendo o possível para ajudar os hospedes e a si mesmo e consegue sair de lá vivo. A equipe da cozinha também é generosa em ajudar a todos e leva o lema 'o hospede é Deus' até o fim.

Trailer



Ficha Técnica

Título original e ano: Hotel Mumbai, 2018. Direção: Anthony Maras. Roteiro: John Cooler e Anthony Maras. Elenco: Dev Patel, Armie Hammer, Jason Isaacs, Amandeep Singh, Manoj Mehta, Suhail Nayyar, Dinesh Kumar, Amriptal Singh, Anupam Kher, Nazanin Boniadi e Tilda Cobham-Hervey.  Gênero: Suspense, histórico, drama. Nacionalidade: Austrália, Índia e Estados Unidos. Edição: Anthony Maras e Peter McNulty. Trilha Sonora: Volker Bertelmann. Fotografia: Nicky Remy Matthews. Figurino: Anna Borghese. Distribuição: Imagem Filmes. Duração: 123min.

Algo importante para os trabalhadores do hotel era manter a qualidade do serviço e o ataque feriu o orgulho de uma nação inteira bem como deixou corações sangrando. Afinal, ele representava qualidade em atendimento, conforto e a melhor escolha para se hospedar ao visitar aquele país. Mas foi sim reconstruído como é mostrado ao fim dos créditos e pôde continuar a servir pessoas de todo o mundo.


Avaliação: Três mil horas de tormento (3/5)

11 de Julho nos cinemas

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)