O Bar Luva Dourada, de Fatih Akin





Hamburgo, dezembro de 1970, a polícia local encontra os restos mortais de Gertraud Baurer, uma prostituta ocasional de 42 anos. Baurer foi a primeira vítima de Fritz Honka, um serial killer medonho responsável pelo assassinato de pelo menos quatro garotas de programa na Alemanha. A história deste terrível ser humano ganha as telas em ''O Bar Luva Dourada'', de Fatih Akin, e a produção não poupa o espectador em nada. Na verdade, o contempla com imagens gráficas e realistas, o que elevou a classificação para a maioridade (18 anos) no Brasil, feito raramente visto por aqui. 

A película está recebendo muita atenção ao redor do mundo pelo realismo brutal apresentado e causou polêmica em sua passagem pelo Festival de Berlin, onde recebeu uma indicação a melhor filme. Logo em suas primeiras cenas, é possível prever o que veremos pela frente, pois é onde a matança de Fritz Honka, papel de Jonas Dessler, começa e de cara  o flagramos se livrando do corpo de uma de suas vitimas, talvez a primeira. 

Este recorte da vida de Honka perdura até 1975, e o que assistimos é uma tentativa já vista antes onde a narrativa tenta construir um vilão que a platéia goste e de algum jeito se importe com ele. E não demora que referências como 'Laranja Mecânica, Psicopata Americano ou Motorista de Táxi' comecem vir a mente; contudo, enquanto os protagonistas destes normalmente têm algum tipo de carisma ou apreço por uma filosofia de vida, Fritz Honka é apenas nojento, problemático e irredimível. Desta forma, o que salva ali é a direção de Fatih e, sem sombras de dúvidas, uma atuação digna de prêmios para Dessler. Afinal, sua construção consegue trazer um homem perturbado por um background familiar - Honka nasceu em uma família insensível, impiedosa e nunca teve dela qualquer tipo de ajuda, o que se confirma com a aparição de seu irmão mais velho, Siggi (Marc Hosemann). E este último, apesar de talvez não ter cometido crimes como o irmão, também mostra ter uma psique completamente abalada.

Trailer


Ficha Técnica


Título original e ano: Der goldene Handschuh, 2019 . Direção: Fatih Akin. Roteiro: Fatih Akin - baseado no livro de Heinz Strunk. Elenco: Jonas Dassler, Margarete Tiesel, Adam Bousdoukos, Marc Hosemann, Katja Studt, Martina Eitner-Acheampong, Hark Boh, Victoria Trauttmansdorff. Gênero: Crime, drama, terror. Nacionalidade: Alemanha. Fotografia: Rainer Klausmann. Edição: Andrew Bird, Franziska Schimidt-Kärner. Design de produção: Tamo Kunz. Direção de arte: Seth Turner. Distribuição: IMOVISION. Duração: 01h55min.


O Bar Luva Dourada, era um dos locais onde o serial killer encontrava suas vítimas, e o espaço se torna o fio conector de alguns dos acontecimentos e conflitos na história. Assim, este é quase um segundo protagonista dentro do enredo e recebe uma personalidade própria. Algo como um pesadelo lynchiano, com frequentadores diários cheios de costumes e vícios amorais. Por lá, uma névoa criada por cigarros ambienta o clima. Músicas alemãs trazem ritmo as danças e as janelas são encontradas sempre fechadas. Escolha que segundo o próprio dono faz as pessoas esquecerem que é manhã e assim podem se embebedar a vontade já que parece noite. Por fim, ele é visto como um lugar para poucos e pode não agradar turistas.





O diretor, Fatih Akin, também assina o roteiro e este é baseado no livro homônimo de Heinz Strunk, lançado em 2016. 

Entre cenas de sexualidade e agressão (ambas sempre explícitas), O Bar Luva Dourada apresenta uma biografia como muito drama e horror sobre uma pessoa impossível de se defender. A imersão dos espectadores é então alcançada já que todos ficam presos não só a intrigante história, mas também as atuações fantásticas do elenco. Cada arco desta história constrói Fritz mais e mais até o ponto de você conseguir sentir compaixão por ele; e qualquer filme que consegue tamanha façanha merece ser assistido.


Visite o site da distribuidora para maiores informações:
https://imovision.com.br/the-golden-glove/

Programação do dia 18/07 a 24/07
Belo Horizonte: Cine Belas Artes 
Brasília: 
Espaço Itaú • Cine Cultura Liberty Mall
Curitiba: Cine Paseo
Goiânia:
 Cinemas Lumière – Banana Shopping
Londrina: Cinemas Lumière – Shopping Royal
Niterói: Reserva Cultural
Porto Alegre: Guion Center
Recife: Cinema da Fundação – Derby
Rio de Janeiro: Estação Net Rio • Cine Santa Teresa • Cine Casal Barra Point • Cine Joia 
Salvador: 
Circuito Saladearte – Cinema UFBA
São Paulo:  Reserva Cultural • Espaço Itaú Augusta

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)