O Rei Leão (2019), de Jon Favreau


Uma das produções mais esperadas do ano, O Rei Leão, retorna renovado. O clássico originalmente lançado em 2D pela Disney é adaptado vinte e cinco anos depois com o auxílio da tecnologia de computação gráfica. É difícil não assemelhar as duas produções, visto que o novo longa se compara o tempo todo com a produção original. E infelizmente, não de uma forma agradável.

 
Dirigido por Jon Favreau (Homem de Ferro e Mogli, O Menino Lobo), o filme realiza uma imersão para a savana africana. São paisagens, luzes, sombras e animais produzidos por realidade virtual. Favreau segue o roteiro, quase que frame por frame. A abertura já ambienta aquele clima de nostalgia bem anos 90’, ao som de Circle of Life (escute aqui a nova versão). Com 30 minutos adicionais, a produção traz mais cenas de apoio do que modificações (o diretor utilizou parte dos encontros com os  atores para improvisar e alguns daqueles diálogos foram mantidos). Com a proposta de seguir à risca o clássico e sempre dialogar com a outra produção, quando isso não acontece é perceptível o incomodo. Pela escolha de fazer uma animação mais realista algumas cenas não funcionam tão bem nessa nova roupagem, tirando muito do aspecto lúdico que havia no filme original.

 
O Rei Leão, não é um clássico à toa, baseado na obra Shakespeariana, Hamlet, o filme reúne todos os ingredientes de sucesso. Com momentos cômicos incríveis, é bonito e emocionante. Ao sair da sala de cinema, a principal percepção que temos é que assistimos ao mesmo filme, por isso é necessário ir assistir com o coração aberto e se impressionar com a tecnologia que dá vida à natureza.



Trailer

Ficha Técnica

Titúlo original e ano: The Lion King, 2019. Direção: Jon Favreau. Roteiro: Jeff Nathanson - baseado nos personagens criados por Irene Mecchi, Jonathan Roberts, Linda Woolverton na história de Brenda Chapman. Vozes originais: Donald Glover, Beyoncé, John Oliver, Seth Rogen, Phil LaMarr, J. Lee, Chance The Rapper, Amy Sedaris, Billy Eichner, Florence Kasumba, Eric André, Keegan-Michael Key, Penny Johnson Jerald, JD McCrary, Alfre Woodard, John Kani, James Earl Jones, Chiwetel Ejiofor. Vozes dubladas: Ícaro Silva, IZA, Graça Cunha, João Acaiabe, Robson Nunes, João Vitor Mafra, Carol Roberto, Saulo Javan, Glauco Marques, Ivan Parente, Rodrigo Miallaret, Marcelo 'Salsicha' Caodaglio, Carol Crespo e Thiago Fagundes. Gênero: Aventura, animação. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Hans Zimmer. Fotografia: Caleb Deschanel. Edição: Adam Gerstel e Mark Livolsi. Design de produção: James Chinlund. Direção de arte: Blad Bina e Helena Holmes. Distribuição: DISNEY/Buena Vista International. Duração: 01h580min.

Notas adicionais da editora

A imprensa carioca assistiu a versão legendada do filme. Ademais, os cinemas de todo o país exibirão este em cópias dubladas e também com o áudio original. Verifique a programação do cinema de escolha. 

O Rei Leão é o sétimo "live-action" dos estúdios Disney e teve lançamento após "Aladdin", outra produção clássica que ganhou readaptação este ano.  Na trama, Simba (voz de Donald Glover) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. No entanto, o ambicioso Scar (voz de Chiwetel Ejiofor), seu tio, traça um plano para o pai de Simba e rei, Mufasa (James Earl Jones) morrer ao tentar salvar o filhote e assim ele subir ao trono quando também se livrar do sobrinho. Se sentindo culpado pela morte do pai, Simba foge e em seu novo lar encontra amigos que o ensinam a viver sem olhar para o passado.

 
 
 


Sobre a direção do filme;
A película marca o vigésimo trabalho de Favreau na direção. E o segundo como uma produção em 'live-action'. Aliás, foi anunciado que ele irá dirigir uma continuação para Mogli nos próximos anos. 

Sobre o elenco;
O único ator a retornar pra o papel foi James Earl Jones, a voz de Mufasa no original de 1994. O original, inclusive, foi imensamente criticado na época por trazer um elenco muito mais caucasiano dublando personagens da cultura africana e entre os atores daquele, apenas Jones, Whoopi Goldberg, Robert Guillaume, Madge Sinclair e Niketa Calame eram o símbolo de representatividade. Nesta nova versão, os produtores colocam em cena um elenco que dribla tais críticas. 

Sobre a trilha sonora
O compositor Hans Zimmer foi o responsável pela música original do filme e retorna aqui para o mesmo posto. Grande parte das canções do filme foram escritas por Elton John e o novo elenco é visto as entoando. A música "Be Prepared", alias, quase não entrou nesta nova repaginada da trama. Isto se deve ao tom "nazista" que ela apresenta, contudo, o estúdio decidiu não corta-la do longa.

A cantora Beyoncé, voz de Nala, lança esta sexta-feira (19) o disco ''The Lion King: The Gift'' (O Rei Leão: O Presente). O álbum é uma carta de amor à Africa, segundo a cantora, e chega as plataformas digitais no mesmo dia em que o filme será lançado nos cinemas norte-americanos. Uma das canções, 'Spirit'', já até ganhou vídeo e também entrou na edição da trilha sonora oficial.



HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Andrei Morais

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)