Retrato do Amor


Como outros filmes indianos, uma característica presente em O Retrato do Amor, de Ritesh Batra (The Lauchbox), é o casamento arranjado. Cansado de ser pressionado a conhecer pretendentes pela sua avó, Rafi (Nawazuddin Siddiqui) está mais preocupado em continuar trabalhando como fotógrafo de rua para continuar enviando dinheiro para a família. Mas para acalmá-la, decide mentir que está noivo de uma garota desconhecida que fotografou uma vez. 

A parte clichê desse romance – e quem não ama clichês? – é quando a avó decide conhecer a tal noiva. Para não ser pego na mentira, Rafir corre atrás da desconhecida, Miloni (Sanya Malhotra), e a pede para manter a mentira. Fingindo estarem noivos, o 'casal de taubaté' acaba desenvolvendo uma bela amizade e, claro, sentimentos um pelo outro.

O longa tem um ótimo enredo, mas Rafi e Milone não tem carisma algum. Enquanto todos os personagens ao redor demonstram ter personalidades marcantes, como a avó de Rafi e os amigos brincalhões, os protagonistas são tímidos e introvertidos, com poucas expressões. Apesar disso, é interessante ver essa dinâmica de duas pessoas fechadas que se conectam e descobrem mais sobre si quando estão juntos.


Com um ritmo lento e silencioso, o filme necessita de boa atenção aos detalhes críticos e as pequenas ações que o impulsionam para não passar como uma produção ruim. Como quando a avó de Rafi pergunta a Miloni que cor ela gosta de vestir. Até então, apenas víamos outras pessoas fazendo as escolhas para ela, sem se preocupar com o que de fato a garota prefere. Por fim, aos poucos os protagonistas se abrem mais, mesmo que não se tornem extremamente cativantes.

No final das contas, Retrato do Amor é um filme que mostra lindas paisagens de Mumbai, tem relações familiares interessantes e bons momentos cômicos. Ainda que seu par romântico venha com pouca expressão, vale a pena vê-los amadurecendo ao longo da história.


Trailer





Ficha Técnica  
Título original e ano: Photograph, 2019. Direção e roteiro: Ritesh Batra. Elenco: Sanya Malhotra, Nawazuddin Siddiqui, Abdul Quadir Ami, Denzil Smith,  Brinda Trivedi, Lubna Salim, Sashim Khedekar. Gênero: Romance. Nacionalidade: Índia, Alemanha, EUA. Trilha Sonora Original: Peter Raeburn. Fotografia: Tim Gillis e Ben Kutchins. Figurino:  Niharikha Bhasin Khan. Edição: Distribuição: Califórnia Filmes.  Duração: 110 min. 


HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Isabela Gadelha

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)