Depois do Casamento (2019)



Apenas 12 anos depois do filme original (o dinamarquês Efter Brylluppet), esta adaptação de Susanne Bier, realizada por Bart Freundlich, traz as personagens centrais com o gênero feminino, ao invés dos homens vividos por Mads Mikkelsen e Rolf Lassgard. Mas será essa mudança o suficiente para justificar uma nova versão?

Isabel (Michelle Williams) vive em um orfanato na Índia. Aliás, ela vive para o orfanato, doando todo o seu tempo e energia para cuidar das crianças sob sua tutela. A muito contragosto, ela viaja para Nova Iorque para receber uma doação da empresa milionária de Theresa (Julianne Moore). Esta, uma publicitária e empresária de renome, vive uma vida atribulada mas extremamente luxuosa. O choque entre os dois mundos é evidente. Mas o que começa como uma antipatia à personagem de Moore no início da interação entre as duas - já que ela parece alheia à falsa simetria entre seus problemas e os de Isabel - se transforma em uma antipatia à personagem de Michelle e sua constante expressão de quem comeu e não gostou, o que claramente não era a intenção do filme.

Ao rolar dos créditos, é compreensível ver o nome de Julianne Moore creditado também como produtora da obra. Depois de ver sua performance, fica óbvio que este é mais um caso em que um ator compra os direitos de um filme por puro narcisismo de querer viver aquele papel. Julianne entrega uma atuação louvável. Tão grandiosa que engole a da colega e até a própria narrativa como um todo.



Isabel deveria ser a protagonista. Mas Michelle não desperta carisma o bastante para sua personagem. E o roteiro não colabora para que isso aconteça. Vê-se muito mais o cotidiano de Theresa, sua motivação, sua energia. A devoção de Isabel à caridade (ou a redimir seu passado) fica relegada a cenas no início e no fim do longa. Nesse meio tempo, vemos a personagem meditando e usando roupas com estampas indianas como se tais símbolos clichês dessem profundidade às suas questões.

O tempo se arrasta ao longo de duas horas sem ritmo. Funciona como espetáculo para mais uma vez nos embasbacarmos com o trabalho de Julianne Moore - e também para conhecermos um pouco mais o de Abby Quinn, que vive uma Grace doce e cativante. Como cinema, no entanto, está longe de agradar.


Trailer


Ficha Técnica

Título Original e Ano: After The Wedding, 2019. Direção e Roteiro: Bart Freundlich - baseado no roteiro original de Susanne Bier e Anders Thomas Jensen. Elenco: Julianne Moore, Michelle Williams, Billy Crudup, Will Chase, Abby Quinn, Doris McCarthy, Azhy Robertson, Alex Esola. Gênero: Drama. Nacionalidade: Estados Unidos. Trilha Sonora Original: Mychael Danna. Fotografia: Julio Macat. Edição: Joseph Krings. Figurino: Arjun Bhasin. Distribuição: Diamond Films Br. Duração: 01h52min.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)