Segredos Oficiais, de Gavin Hood


Segredos Oficiais (Official Secrets) é um drama baseado em fatos reais dirigido por Gavin Hood (vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006 com o filme Tsotsi).

O longa retrata o episódio ocorrido no ano de 2003, no qual Katharine Gun (interpretada por Keira Knightley) coloca sob exposição um documento ultrassecreto recebido da NSA (Agência de Segurança Nacional Americana) pela GCHQ (Government Communications Headquarters), serviço de inteligência britânico, onde trabalhava como tradutora.

Inquieta com as informações ali contidas, as quais apontavam claramente para uma manobra com o intuito de conseguir mais votos para legitimar uma invasão americana no Iraque, Katharine entrega uma cópia do documento à uma amiga de confiança e pede para que aquilo seja investigado e chegue até a mídia. As informações acabam sendo publicadas integralmente por um grande veículo de comunicação. E, então, uma série de fatos posteriores ocorrem até que Katharine é levada a julgamento no tribunal.

Trailer

Título original e ano: Official Secrets, 2019. DireçãoGavin HoodRoteiro: Gavin HoodGregory Bernstein e Sara Bernstein— baseado no livro de Marcia MitchellElenco: Keira Knightley, Matt Smith, Matthew Goode, Rhys Ifanse Ralph Fiennes . Gênero: Drama, biografia, romance. Nacionalidade: Reino Unido e Estados Unidos. Trilha SonoraPaul Hepker e Mark Kilian. FotografiaFlorian Hoffmeister. Figurino: Claire Finlay. Edição: Megan Gill. Distribuidora: Diamond Films Brasil. Duração: 01h52min.
Desde o início, a mulher mostra uma imensa integridade e altruísmo admirável quando deixa de pensar nas consequências individuais de seu ato, isto é, sua vida pessoal e sua liberdade, para revelar uma verdade que deveria ser dita, numa tentativa nobre de tentar impedir uma guerra sem precedentes. 


O filme é definitivamente intrigante e, mesmo com o tom um tanto compassado, ele consegue prender o espectador do início ao fim e faz refletir sobre nossos próprios governos - e governantes - sobre quem tem a última palavra e, principalmente, sobre a coragem e humanismo pulsantes da protagonista. E, assim como a excelente obra O Jogo da Imitação, Segredos Oficiais traz questões éticas e morais à tona e é, sem dúvidas, um filme impactante. Tanto pela atuação excepcional de Keira, que transmite toda a agonia e sofrimento vividos pela personagem, quanto pelo roteiro, pelas questões levantadas e pela forma com que a narrativa e a evolução dos fatos são construídas ao longo da trama.

Também no elenco a nata masculina inglesa: Matt Smith, Matthew Goode e Ralph Fiennes. 

A produção foi destaque da última edição do festival de Sundance e também está sendo exibido na 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Juliana Cristina

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)