E Agora? Mamãe Saiu de Férias!


Esqueçam o cérebro em casa, tragam o coração! Ele será inundado com muito amor, alegria e ternura... num imbróglio italiano que lhe deixará gargalhando, por algumas horas, triste, em outras, pensativo em vários momentos, mas se sentindo muito bem no final.

O diretor Alessandro Genovesi, com sua câmera frenética na mão em duração aproximada de 94 minutos, acompanha a vida de uma família italiana em crise porque a mãe, Giulia (Valentina Lodovini), resolve tirar férias em Cuba e deixar os três filhos sob os cuidados do pai ausente. O pai,Carlo (Fabio De Luigi) tem que aprender a se virar sozinho com Camilla (Angelica Elli), adolescente de 13 anos; Titto (Matteo Castellucci), de 10 anos, e Bianca (Bianca Usai), de 2 anos. Para piorar, as férias de 10 dias de Giulia coincidem com problemas no trabalho de Carlo: concorrência de um colega desleal e abusos de um chefe carrasco. O quarentão vai sobreviver a essa verdadeira maratona? Só assistindo para saber.


E as situações de comédia pastelão vão se sucedendo umas às outras, juntando crianças e adolescentes adoráveis, babás, porteiros e parentes, todos excêntricos, mas cativantes. Tratando de situações familiares e empresariais de maneira leve, o filme aquece o coração com diálogos cômicos e ternos, em cenas que criticam sutilmente as relações no mundo do trabalho e no casamento, apresentando sem profundidade discussões de gênero e poder, nada que atrapalhe a diversão de uma Sessão da Tarde.

Os atores principais Luigi, Lodovini e Diana Del Bufalo representam com a segurança característica de quem está sendo bem dirigido, mas as três crianças, com seus amiguinhos e namorado, brilham com a espontaneidade dos novatos. O cinema italiano já tem essa característica, lembrando de Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica a Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore, os atores infantis encantam.

O roteiro em si não é crível. As situações beiram o nonsense e as coincidências são despropositadas, mas recordem que o cérebro ficou em casa e a alma sai levinha da sessão de cinema. As boas gargalhadas e o coração cheio de amor no final enternecedor compensam largamente o tempo que se gastou no cinema. 
Trailer



Ficha Técnica
Título Original e ano: When Mom Is Away | 10 Giorni Senza Mamma, 2019. Direção: Alessandro Genovesi. Roteiro: Alessandro Genovesi, Giovanni Bognetti. Elenco Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli, Bianca Usai, Matteo Castelluci, Diana Del Bufalo, Niccoló Senni, Antonio Catania. Gênero: Comédia, Familia. Nacionalidade: Itália. Trilha Sonora Original: Andrea Farri. Fotografia: Federico Masiero. Edição: Claudio Di Mauro. Distribuição: A2 Filmes. Duração: 94min. Classificação: 12 anos. 

Avaliação: Três mamadeiras (3/5).

Assistam!

30 de Janeiro nos cinemas

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)