O Melhor Verão das Nossas Vidas, de Adolpho Knauth


A girl group BFF Girls é formado por ex-integrantes do programa The Voice Kids, da Rede Globo, e conquistou um grande espaço na música pop brasileira entre os adolescentes. As três cantoras deste – Giulia Nassa, Laura Castro e Bia Torres – que interpretam a si mesmas, ou pelo menos versões ficcionalizadas delas mesmas, são então protagonistas numa comédia adolescente feita sob demanda para os fãs do grupo musical em O Melhor Verão das Nossas Vidas.

Na produção, as meninas conseguem uma vaga para se apresentarem num festival de música no Guarujá, mas acabam ficando de recuperação na aula do professor de matemática (Marvio Lúcio, o Carioca do Programa Pânico). As três precisam, então, conseguir um modo de fugir das aulas de verão e um lugar para ficar no Guarujá. Para isso, elas pedem a ajuda de Júlio (Enrico Lima), o nerd da sala que tem um tio chamado Dênis, interpretado por Maurício Meirelles. Elas tentam pagar o favor ensinando Júlio a conquistar a crush, a vilã Helô (Giovana Chaves).

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: O Melhor Verão das Nossas Vidas, 2019. Direção: Adolpho Knauth. Roteiro: Cadu Pereiva. Elenco: Bia Torres, Laura Castro, Giulia Nassa, Enrico Lima, Maurício Meirelles, Bela Fernandes, Giovanna Chaves, Marvio Lúcio “Carioca”, Rafael ZulU, Murilo Bispo. Gênero: Comédia, Aventura. Nacionalidade: Brasil. Diretor de fotografia: Daniel Talento. Direção de arte: Ula Schliemann. Figurino: Mariana Baffa e Severo Luzardo. Som direto: Fernando Russo. Trilha sonora e direção musical: Áureo Gandur e La Musique. Montador: PH Farias. Vfx: Luiz Gustavo Czaika e Mistika Post. Produção de finalização e Cor: Çarungaua. Produzido por: Denis Knauth e Adolpho Knauth. Produtores associados Ricardo Costianovsky, Silvia Cruz, Tomás Darcyl, Gabriel Gurman. Produtor executivo: Leonardo Mecchi. Co-Produção: Grupo Telefilms. Co-Produção e Distribuição: Galeria Distribuidora. Produção: Moove House.  
Se a trama parece familiar e repetida, é porque ela é. A partir do trailer já sabemos dos problemas que o grupo enfrentará e como sairá de cada um deles. O filme, então, soa como produto encomendado como product placement da marca BFF Girls. Aliás, tudo no filme parece existir como oportunidade de tela criada pelas próprias cantoras que usam da fama do grupo em troca de financiamento para sua 'logo'. O velho ouroboros capitalista de marcas, produtos, pessoas e artistas que se retroalimentam na criação de valor mercadológico.

Já é de conhecimento geral que a formação de tais grupos musicais, as girl/boy bands, funcionam a partir de um produtor com recursos e expertise para a introdução de novos artistas no mercado. Muitos desses grupos acontecem como início de carreira para carreiras mais longevas, como vemos com Ricky Martin, Negra Li e até a Beyoncé. Esse esquema de produção pode ser visto nas demandas que o grupo passou: inicialmente com Laura Schadek no grupo e clipes com referências norte-americanas (High School, baile de formatura, dinners dos anos 50), as BFF Girls parecem ter entrado num caminho mais inclusivo. A entrada de Laura Castro, jovem cantora negra, não é a única mudança, como podemos ver em músicas como Eu Sou, grito de empoderamento adolescente sobre aceitar-se como se é.



O Melhor Verão das Nossas Vidas trabalha nesse mesmo esquema de produção circulando muito bem quem é seu público-alvo e traçando histórias para esse grupo. Sempre ouvindo as demandas geracionais do mercado. No longa, então, abre-se espaço para uma representatividade com a personagem Carol (Bela Fernandes), deficiente auditiva. 

A perspectiva publicitária do filme (comprovada em um plano que existe apenas para mostrar um pacote de Mentos) acaba ficando com os clichês possíveis para o gênero infanto-juvenil como paqueras e redes sociais. Tudo isso com uma cara e uma ambientação da internet, o que dá ao filme a impressão de ser um episódio de websérie para o YouTube que foi alongada.

Apesar dxs adolescentes protagonistas, o filme decide apontar para a maior parte de sua demografia: as crianças. As BFF Girls são, por exemplo, as responsáveis pela música de Angry Birds 2 (2019) para os cinemas brasileiros. Portanto, os temas propostos pela na narrativa acabam ficando mais rasos e diretos; sem nuances comparados a outros filmes do gênero no cinema brasileiro. Entretanto, O Melhor Verão das Nossas Vidas sabe o público que tem e se foca no que toda essa fatia do mercado espera. É exatamente o filme que poderia ser feito a partir de tais propostas.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marisa Arraes

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)