A Chance de Fahim


Ano passado, no Torneio de Xadrez, anualmente realizado em Nova York, um garoto de 8 anos ficou em primeiro lugar na sua faixa etária. Não é incomum ver tal acontecimento, mas o que não acontece com normalidade é que o vencedor seja um garoto nigeriano e morador de um abrigo para pessoas em situação de rua. O que torna tal vitória ainda mais tocante e distinta das que vemos por ai sobre um professor que apostou em seu aluno, após notar o talento que ele possuía.

Interessantemente, esta não é também a primeira vez que algo assim acontece. Em 2012, na França, um cenário muito similar ocorreu e é exatamente tal história que A Chance de Fahim escolhe contar.

O filme segue Fahim (Assad Ahmad), um garoto de Bangladesh que é subitamente obrigado pela sua família a abandonar sua mãe e acompanhar seu pai em uma viagem para França, onde eles vão tentar procurar asilo. Sem saber o idioma, sem muito dinheiro, os dois se encontram perdidos em um lugar completamente diferente. Logo depois, Fahim, conhecido em sua cidade natal como um ótimo jogador de Xadrez, acaba entrando em uma escola de Xadrez, onde ele conhece o professor, Sylvain Charpentier (Gérard Depardieu).
Trailer


Ficha Técnica
Título Original e ano: Fahim, 2019. Direção: Pierre François Martin-Laval. Roteiro: Pierre-François Martin-Laval, Thibault Vanhulle, Philippe Elno. Elenco: Gérard Depardieu, Ahmed Assad, Mizanur Rahaman, Isabelle Nanty. Gênero: Drama. Nacionalidade: França. Música: Pascal Lengagne. Fotografia: Régis Blondeau. Figurino: Brigitte Calvet. Edição: Reynald Bertrand. Produção: Patrick Godeau. Distribuição: IMOVISION. Duração: 107 Min. 
Com uma mistura bem feita entre drama e comédia, A Chance de Fahim entrega uma história comovente e divertida. Ao mesmo tempo que a película não têm medo de fazer piadas com o pai de Fahim, e o fato deste não entender francês tão bem, também humaniza muito seus protagonistas, mostrando a vida de um imigrante em um ambiente completamente nova.

Ah, e este não é aquele tipo de filme que o espectador necessita saber ou gostar de xadrez para apreciar já que o grande foco do enredo são as pessoas e os problemas porque elas passam. Mas é recomendável também ver como uma produção que toma o tempo que precisa para mostrar um cadinho a mais sobre o jogo graças principalmente a Sylvain (Depardieu). O professor, que tenta domar o estilo agressivo e arriscado de jogar de Fahim sugere exemplos de jogadores famosos como Garry Kasparov e Bobby Fisher, o mostrando casos práticos de jogos que realmente aconteceram. É algo extremamente pequeno, mas mostra também a paixão pela matemática que o jogo evoca.


Entre atuações maravilhosas e uma trama emocionante, A Chance de Fahim é mais um ótimo drama francês que envolve a gritante situação dos imigrantes e da pessoas que vivem em periferias. E que bom que cada vez mais nós temos visto produções deste nível - Os Miseráveis, que está na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional este ano, também é outro bom exemplo. Filmes que realmente impressionam.

Programação de 06/02 à 12/02:
Brasília: Cine Cultura Liberty Mall
Campinas: Cinépolis Galleria
Niterói: Reserva Cultural Niterói
Porto Alegre: GNC – Moinhos
Ribeirão Preto: Cinépolis Santa Úrsula
Rio de Janeiro: Estação Net Gávea • Estação Net Rio • Cine Star Laura Alvim • Cinecarioca Jóia
Salvador: Espaço Itaú Glauber Rocha • Sala de Arte Cine Daten Paseo • Sala de Arte Cinema do Museu
São Paulo: Reserva Cultural • Cinépolis Pamplona • Espaço Itaú Frei Caneca


Visite também: 
https://imovision.com.br/a-chance-de-fahim/

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)