As invisíveis |Les invisibles|


Baseado no livro Sur la route des invisibles – Femmes dans la rue, de Claire Lajeunie, o longa dirigido e roteirizado por Louis-Julien Petit ''Les invisibles'', As Invisíveis na tradução, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira(20) com distribuição da Supo Mungam Films. 

O filme, construído da mescla de generosas doses de humor e ironia com um drama reflexivo, retrata um recorte da história de mulheres sem teto e imigrantes que viviam no abrigo municipal L’Envol - apesar do regulamento, o qual permitia apenas assistência diurna básica, incluindo banho, comida e orientação para uma possível recolocação no mercado de trabalho. 

Após uma decisão governamental, o abrigo L’Envol recebe o prazo de três meses para recolocar profissionalmente todas as mulheres que frequentavam o local e, após esse período, será fechado. As quatro assistentes sociais responsáveis pelo local, um tanto desesperadas com a situação e com grande desejo de ajudar àquelas mulheres em situação de rua, iniciam um trabalho coletivo admirável. Elas realizam entrevistas, conversam para descobrir quais eram as habilidades daquelas mulheres antes de suas situações atuais, montam currículos, criam workshops para ensiná-las novas habilidades e até tentam ocultar algumas verdades para ajuda-las, como no caso de Chantal (Adolpha Van Meerhaeghe) que aprendeu a consertar diversas coisas na prisão. As “abrigadas”, por sua vez, trabalham em conjunto entre si e com as assistentes sociais e, cada vez mais, mostram-se confiantes e determinadas.

É interessante que o diretor do filme optou por mulheres que realmente moraram nas ruas francesas para interpretarem suas personagens “invisíveis”.


Apesar do filme não enaltecer protagonistas, a personagem Audrey Scapio, interpretada por Audrey Lamy, é uma daquelas que nos “salta aos olhos”. A assistente social demonstra uma empatia singular e, muitas vezes, deixa de viver a própria vida em prol de ajudar às outras mulheres ao seu redor. Não apenas por ser seu trabalho, mas por se importar genuinamente com a situação daquelas mulheres. É profundamente tocante, por exemplo, quando em uma das cenas, Audrey sente-se impotente e, apesar de todos os seus feitos por aquelas mulheres, ela questiona seu próprio valor como pessoa. 

De maneira muito bonita, por vezes intensa, por vezes leve e engraçada, o filme trata questões sociais latentes da contemporaneidade ligadas não apenas às questões de gênero, como também à etnia, velhice e desemprego. Além de, claro, a questão da assistência - humanamente um tanto questionável - dada pelos funcionários de outros abrigos, por exemplo. 

Com certeza é uma produção engajada, com grande valorização da presença feminina, do protagonismo coletivo, do empoderamento e da empatia. Vale a pena sorrir – e refletir – com este longa francês.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Les invisibles, 2019. Direção: Louis-Julien Petit. Roteiro: Louis-Julien Petit e Marion Dussout - baseado no livro de Claire Lajeunie. Elenco: Audrey Lamy, Corinne Masiero, Noémie Lvovsky e Déborah Lukumuena. Nacionalidade:  França. Gênero: Comédia. Trilha Sonora Original: Laurent Perez Del Ma. Fotografia: David Chambille. Edição: Nathan Delannoy Antoine Vareille. Distribuição: Supo Mungam Films. Duração: 102 minutos. 
HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Juliana Cristina

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)